10 maneiras de passar o Ramadã com boa saúde
Se você está em jejum durante o Ramadã, ouça estas dicas para passar este mês, que pode ser um teste para o seu estômago, com boa saúde e conforto.
O que comer no Suhoor e iftar durante o Ramadã?
Como o Ramadã coincide com os dias quentes de verão e os dias são longos, aqueles que jejuam devem prestar mais atenção à sua saúde. Especialmente evitar alimentos gordurosos e açucarados e beber muitos líquidos são importantes para um Ramadã confortável. Mudar alguns maus hábitos durante o iftar, Suhoor e lanches pode tornar o jejum muito mais fácil.
1. Quebre seu jejum com água
Abra o jejum com um copo de água e duas tâmaras para que seja mais fácil equilibrar os níveis de açúcar que caem ao longo do dia. Depois, a primeira refeição escolhida deve ser uma tigela de sopa. Tome cuidado para comer lentamente. Depois de beber a sopa, espere cerca de 20 minutos e, em seguida, consumir sua refeição principal. Tente consumir bastante salada e produtos lácteos, como iogurte, tzatziki ou compota. Quanto ao pão, prefira pães marrons e, se quiser pão pita, tente consumir um pedaço pequeno.
2. Adicione o limão à água
Não coma sobremesa imediatamente após a refeição, mas prefira uma sobremesa leitosa, sorvete ou pudim de rosa uma ou duas horas depois que a mesa for limpa. Tome cuidado para consumir uma média de 2,5-3 litros de água entre o iftar e o Suhoor. Você pode adicionar uma fatia de limão à sua água para saciar a sede. Desta forma, esta preferência de refeição irá ajudá-lo a substituir os líquidos perdidos durante o dia e mantê-lo satisfeito por mais tempo. Exemplo de menu iftar
• 1 tigela de sopa • Faça uma pausa de 20 minutos. • 6-7 colheres de sopa de carne prato principal • Tzatziki, iogurte ou compota • Salada • 2-3 fatias de uma das variedades de pão integral
Junto com os tipos de comida que você come, a velocidade com que você come também é
importante. Certifique-se de mastigar muito.
3. Beba 10 copos de água entre o iftar e o Suhoor
O principal problema que causa sede durante o Ramadã é não beber água suficiente após o iftar. O fato de que o Ramadã coincide com o período de verão também dificulta o atendimento do fluido necessário. Por esta razão, você deve beber pelo menos 10 copos de água por dia intermitentemente durante o Suhoor e após o iftar. Além disso, comer alimentos muito salgados no Suhoor e consumir produtos processados como salame, salsicha, salsicha aumenta a sede. Portanto, definitivamente não os preferem.
4. Coma melancia e melão no Suhoor
Para evitar a sede durante o Ramadã, você pode adicionar frutas como melancia e melão com alto teor de água à refeição do Suhoor se estiverem na estação.
5. Evitar fritar
Para tornar o Ramadã um mês confortável, você precisa prestar atenção à técnica de cozimento. Para isso, não prefira técnicas de cozimento que aumentem o teor de gordura, como fritar. Caso contrário, sua necessidade de água aumentará e você criará um fator de risco para muitas doenças metabólicas.
6. Coma alimentos ricos em fibras no Suhoor
Suhoor é uma preparação para um longo período de jejum. Por esta razão, as refeições Suhoor devem ser ricas em energia e proteína e fáceis de digerir. Para ter um dia melhor durante o Ramadã e controlar melhor sua fome e sede, tente comer uma dieta com baixo teor de gordura e sal com muita fibra. Tente preferir refeições como o café da manhã. Leite integral (se você é intolerante à lactose, escolha leite sem lactose), ovos, tomates, salsa, rúcula, agrião, verduras semelhantes a pimenta ajudarão você a ficar mais cheio e saciar sua sede. Coma variedades de queijo, 1-2 fatias de pão integral, 1 punhado de amêndoas sem sal, nozes e avelãs e 1 porção de frutas.
7. Não coma alimentos gordurosos e açucarados no Suhoor
Evite frituras, doces, comidas gordurosas e sobremesas pesadas no Suhoor. Esses alimentos são difíceis de digerir. Muitas pessoas podem sofrer de azia e refluxo ácido. Se você comer Refeições pesadas gordurosas e açucaradas no Suhoor, a taxa de conversão de alimentos em gordura aumenta à medida que a taxa metabólica diminui à noite e o aumento na
quantidade de gordura corporal causa ganho de peso.
8. Não jejue sem ter Suhoor
É extremamente prejudicial comer antes de ir para a cama à noite, nunca acordar para o Suhoor ou beber apenas água. Isso significa que você vai prolongar ainda mais o longo período de jejum. Como resultado, o açúcar no sangue vai cair no início do dia e você pode experimentar sintomas como fadiga, distração, sonolência e irritabilidade ao longo do dia.
9. Você pode ter sobremesa de frutas ou leite para lanches
Sempre consuma frutas nas últimas horas após o iftar. Dessa forma, você terá um lanche e obterá os nutrientes de que precisa. Você pode consumir 1 copo de leite ou 1 tigela de iogurte ou 1 tigela de sobremesa de leite cerca de meia hora antes de ir para a cama à noite.
10. Não pense que você vai perder peso enquanto estiver em jejum
Não é possível perder peso em jejum. O jejum durante todo o dia diminui o seu metabolismo. Menos movimento durante o jejum também reduz seu gasto de energia. Durante a primeira metade do Ramadã, o corpo se acostuma com a fome e prefere usar pouca energia de forma mais eficiente. Isso diminui a taxa metabólica. Se você continuar a comer alimentos excessivamente gordurosos e açucarados durante o Ramadã, começará a ganhar peso. Por esta razão, você deve definitivamente aumentar sua taxa metabólica tomando muitos lanches durante o Ramadã.