10 segredos para um Ramadão saudável
Durante o Ramadã, você pode comer demais no iftar devido à grande fome que sente enquanto está em jejum. Se você fizer escolhas pouco saudáveis, poderá ter muitos problemas como refluxo, náuseas, indigestão, fadiga e dores de cabeça.
O que comer e o que não comer durante o Ramadã?
Durante o Ramadã, comemos muita comida em vez das quantidades ideais nas mesas iftar onde nos sentamos com a fome do dia inteiro. Especialmente se os alimentos que consumimos são alimentos com alto índice glicêmico, como arroz, pão pita e sobremesas, nosso açúcar no sangue aumenta e cai rapidamente. Isso causa gordura, especialmente na área abdominal. Durante o Ramadã, tentamos lidar com problemas como refluxo, náuseas, indigestão, dores de cabeça, fadiga, perda de concentração, tontura e desejo de dormir. Além disso, essa maneira errada de comer também traz problemas de peso. Ao comer uma dieta regular e equilibrada durante o Ramadã, você pode evitar possíveis problemas de saúde e lidar com a fome prolongada. As 10 regras de alimentação saudável durante o Ramadã…
1. Divida o iftar em dois
De repente, carregar um estômago vazio no iftar pode causar indigestão e refluxo. Para isso, tome cuidado para fazer iftar como 2 refeições. Faça a primeira refeição com sopa e salada. 30 minutos após esta primeira refeição, faça a segunda refeição com uma refeição principal com carne/frango ou peixe, que é uma fonte de proteína, e um prato vegetal. Então, não se esqueça de ter dois lanches 1-1,5 horas de intervalo até Suhoor.
2. Cuidado com os carboidratos
Uma refeição à base de carboidratos (arroz, macarrão, pão pita e doces) provoca um rápido aumento nos níveis de glicose no sangue e um aumento da liberação de insulina, que pode ser causada por longas horas de jejum. O aumento rápido dos níveis de insulina pode levar a flutuações nos níveis de glicose no sangue, que por sua vez podem levar a depósitos de gordura abdominal. Portanto, quando você restringe o consumo de carboidratos, pode evitar a adiposidade e passar o dia em forma e cheia.
3. A água fria provoca gás
Beba 2-2,5 litros de água entre o iftar e o Suhoor para evitar problemas de saúde. Lembre- se que a água deve ser a principal fonte de líquido que você consome. Você também pode consumir sucos de frutas sem açúcar e compotas preparadas sem açúcar. Outro ponto importante que você deve prestar atenção é não quebrar o jejum com água gelada. Caso
contrário, você pode encontrar problemas como gás e indigestão.
4. O pão pita quente aguça o apetite, mas…
O jejum prolongado pode fazer com que você consuma sopa, pão pita e pratos principais muito quentes durante o iftar. Consumir alimentos quentes pode causar sérios problemas no esôfago e estômago, variando de úlceras a câncer.
5. Coma sempre proteína com fruta
Você pode consumir frutas durante lanches ou Suhoor para atender às suas necessidades doces. No entanto, como algumas frutas (como uvas, figos, bananas, melões e frutas secas) podem aumentar e diminuir o açúcar no sangue rapidamente, certifique-se de que elas sejam acompanhadas por uma fonte de proteína ou gordura saudável. Você pode escolher leite, iogurte, kefir, ayran como fonte de proteína e nozes, avelãs cruas ou amêndoas cruas como fonte de gorduras saudáveis.
6. Contra os desejos doces
Evite o consumo de sobremesa imediatamente após o iftar. Porque se você comer uma dieta rica em carboidratos quando o açúcar no sangue cai como resultado de jejum prolongado, sua queda de açúcar no sangue aumentará tão repentinamente e sua liberação de insulina aumentará rapidamente. Isso pode causar ganho de peso durante o Ramadã. Além disso, em vez de sobremesas com xarope, prefira sobremesas de leite como gulla , pudim de arroz, creme, sorvete. As tâmaras não só ajudarão você a atender às suas necessidades de açúcar, mas também ajudarão a prevenir a constipação, que muitas pessoas sofrem durante o Ramadã, graças à fibra neles.
7. Não beba xícaras de chá
Tente não consumir mais de 2-3 xícaras de chá ou café entre o iftar e o Suhoor. O consumo excessivo de chá e café pode levar a um aumento da pressão arterial. Além disso, beba sempre a mesma quantidade de água com chá ou café.
8. Kefir para constipação
Para evitar a constipação que pode ocorrer devido a mudanças na dieta, tome cuidado para consumir regularmente alimentos ricos em fibras, como legumes, grãos integrais e vegetais nas refeições. It
também é útil para preferir frutas frescas e secas, nozes como nozes, avelãs e amêndoas em lanches. Além disso, um copo de kefir por dia também é benéfico para aliviar seus
problemas digestivos.
9. Jejuar sem Suhoor deixa você cansado
Não cometa o erro de pular o Suhoor ou ignorá-lo com apenas um copo de água. Caso contrário, como você vai estar com fome por longas horas, seu açúcar no sangue vai cair nas primeiras horas, o que tornará o resto do dia mais cansado e improdutivo.
10. Proteína no Suhoor mantém você cheio
Durante o Ramadã, é importante comer uma dieta à base de proteínas no Suhoor. Como a taxa metabólica diminui à noite, a digestão dos alimentos torna-se difícil quando você come refeições pesadas no Suhoor e, como resultado, problemas como azia, indigestão e água amarga na boca podem se desenvolver. Além disso, o risco de ganho de peso aumenta. Durante o Ramadã, você deve comer alimentos ricos em proteínas, como ovos, queijo, leite e iogurte, bem como produtos integrais e muitos vegetais. Isso ajudará você a ficar cheio durante todo o dia durante o Ramadã.