3 Períodos da Feminilidade: Puberdade, Gravidez e Menopausa
Há pontos de viragem na saúde da mulher: puberdade, gravidez e menopausa. Estes períodos podem ter aspectos semelhantes e desafiadores.
Períodos de regeneração das mulheres
Puberdade, gravidez e menopausa… 3 momentos incríveis para as mulheres se tornarem suas próprias, abraçarem seus bebês, se tornarem uma família e finalmente se encontrarem. Em termos de saúde, esses períodos podem, por vezes, trazer alguns desafios e processos que precisam ser levados em consideração. A razão mais importante para isso é que todos os 3 períodos mudam significativamente os níveis hormonais. Estas mudanças e processos de ‘regeneração’ são a base para as mulheres serem enérgicas em todos os períodos da vida. Os 3 magníficos períodos de regeneração de uma mulher…
A revolução física em meninas Puberdade A adolescência vem com mudanças fisiológicas
O período da puberdade, em que as meninas entram entre as idades de 9 a 13 anos, traz muitas mudanças fisiológicas. As mais proeminentes entre essas mudanças, que começam com a primeira menstruação, são alterações nos contornos do corpo, aumento da gordura da pele, formação de acne, mudanças de peso e altura. Quando os hormônios são adicionados a essas mudanças que ocorrem com a puberdade, um período desafiador começa para as meninas. As jovens que não se conseguem habituar à revolução na sua aparência, por vezes, têm sérias preocupações e obsessões. As crianças que são conscientizadas por suas famílias podem superar esse período com uma psicologia mais saudável. As crianças que estão conscientes do processo de mudança tendem a aceitar mais rapidamente o seu novo eu sem se alienarem. As famílias têm um dever na adolescência As obsessões físicas, especialmente nas mulheres, começam durante a adolescência e podem durar uma vida inteira se as crianças não aprenderem a estar em paz consigo mesmas durante esse período. As meninas que estão com medo e ansiosas devido às mudanças que experimentam durante a puberdade passam por um período psicologicamente problemático. Além disso, também podem haver sintomas que causam preocupação para as crianças, como ganho de peso excessivo ou acne na pele durante a puberdade. No entanto, deve-se saber que esses sintomas podem
desaparecer completamente até o final da puberdade, se a atenção for dada. Durante este
período, a tarefa das famílias é impedir que seus filhos ganhem peso excessivo ou não comam. É importante que as famílias sejam cuidadosas e controladas sobre as doenças que podem ser causadas por não comer, comer menos ou, ao contrário, ganhar peso rapidamente. Esportes e alimentação saudável são a ‘medicina’ da adolescência A melhor escolha para ser feita durante a adolescência é determinar um programa de nutrição saudável e se familiarizar com o esporte. Adolescentes que se alimentam bem e praticam esportes passam por esse período de forma muito leve e confortável, e seu desenvolvimento e estrutura corporal tornam-se mais saudáveis. Muitas doenças como anemia, pressão arterial elevada e diabetes que podem ocorrer em anos posteriores podem ser prevenidas desta forma. Além disso, os jovens que são introduzidos ao esporte e à vida saudável desenvolvem autoconfiança, podem estar em paz consigo mesmos e se sentir mais felizes e mais energéticos. Para evitar que os efeitos psicológicos da adolescência, que também são alimentados por mudanças hormonais, se tornem permanentes e impeçam o desenvolvimento de uma estrutura de caráter introvertida, uma vida saudável é de grande benefício. As famílias devem ser orientadoras e apoiantes durante este período; devem evitar comportamentos dolorosos, situações excessivamente meticulosas, protetoras e severamente críticas.
9 meses de dominância hormonal Gravidez 3 diferentes períodos emocionais durante a gravidez
A característica mais importante que distingue as mudanças hormonais durante a gravidez de outros períodos é que as mudanças começam muito rapidamente e de repente. Hormônios estrogênio, progenterona e hcg rapidamente atingem níveis muito altos. Estes aumentos trazem consigo mudanças fisiológicas e psicológicas. A fraqueza, fadiga e relutância vistas no início da gravidez podem causar problemas. Após o primeiro trimestre, a gestante começa a experimentar mudanças psicologicamente positivas sob a influência de hormônios. Ela se encontra mais enérgica e positiva. No último trimestre e após o nascimento, pode enfrentar um esquecimento crescente. Hormônios conectam mãe ao bebê A maternidade pode ser definida como um estado emocional instintivo. Os hormônios afetam todas as áreas do cérebro e imediatamente após o nascimento a mãe, sob a influência dos hormônios prolactina e ocitocina, fica ligada ao bebê. Isso geralmente começa com o primeiro contato pele a pele. Para garantir esse vínculo forte, a equipe de parto cuida para que o bebê tenha contato com a mãe imediatamente. O apoio do cônjuge é importante contra a depressão na gravidez Alterações hormonais durante a gravidez podem aumentar o risco de depressão. Para que as mulheres tenham um processo psicológico saudável durante este período, é importante
que adquiram uma disciplina de vida saudável a partir antes da gravidez. Exercícios leves regulares e controlados antes e durante a gravidez, uma dieta saudável e equilibrada, atenção ao sono e apoio do ambiente próximo, especialmente do cônjuge, estão entre as medidas que podem ser tomadas contra a depressão. Em particular, a abordagem amorosa, compreensiva e de apoio dos cônjuges impede a depressão ou ajuda-a a passar com mais calma. Também é importante que os cônjuges monitorem e ajudem a dieta, o sono e o regime de exercícios da gestante. Em caso de depressão que ocorre apesar de todas as precauções e não desaparece por muito tempo, pode ser necessário procurar apoio especializado. A gestante deve ser informada antes do nascimento Em alguns casos, o momento do nascimento, que envolve incógnitas para a gestante, pode se tornar uma causa de pânico para as mulheres grávidas mais do que o necessário. É importante que o médico forneça repetidamente à gestante informações precisas e tranquilizadoras, especialmente quando o parto está se aproximando. Com essa abordagem, a gestante torna-se mais conhecedora do parto e sua motivação aumenta. Os pais expectantes, que desempenham um papel muito importante na motivação da gravidez, também devem prestar atenção à sua própria psicologia durante este período. Os pais expectantes podem experimentar muitos estados emocionais diferentes durante a gravidez de suas esposas. O sentimento de se tornar pai, o aumento do senso de responsabilidade e o esforço para se adaptar a um novo modo de vida podem trazer sentimentos de estresse e pânico. Apoiar-se mutuamente durante este período, aumentar o denominador comum e o tempo e unir forças pode ser a fonte de um período de gravidez feliz para ambas as partes.
Um período de transição para a renovação: menopausa O estrogênio diminui durante a menopausa
Muitas mulheres olham para a menopausa como o início do fim, mas é um momento importante na vida de uma mulher, durando pelo menos um terço de sua vida. As alterações fisiológicas podem causar diferentes sintomas e medos. Pode haver muitos sentimentos negativos, como uma sensação de envelhecimento e ansiedade sobre a perda da saúde. Devido à diminuição do estrogênio, pode haver vários graus de ondas de calor, sudorese, sentimentos repentinos de angústia, diminuição do desejo sexual, insônia, diminuição da força óssea. É muito importante obter apoio de um especialista para superar esses sintomas e fazer os ajustes hormonais necessários. A menopausa não é uma doença Não há dúvida de que a menopausa é um momento desafiador para as mulheres, tanto fisicamente quanto psicologicamente. Neste processo, seus maridos também têm suas obrigações. No entanto, a menopausa não é uma doença. Por esta razão, a abordagem
dos homens para com as suas esposas como se fossem pacientes pode fazer com que as mulheres se sintam ainda mais inadequadas e tornar mais difícil para elas aceitarem as mudanças. Ser carinhoso, compassivo, amoroso, solidário e tentar entender suas esposas são passos úteis para este período. Os sintomas da menopausa diminuem com o tempo A menopausa começa após um período de transição chamado perimenopausa. Este período de transição, que às vezes se desenvolve repentinamente e às vezes mais lentamente, traz consigo queixas. Geralmente, as queixas são sentidas intensamente nos primeiros anos e depois começam a diminuir. Durante este período, a terapia hormonal, nutrição saudável e exercício regular proporcionam efeitos positivos.