7 chaves para fortalecer o sistema imunológico
7 chaves para fortalecer o sistema imunológico Sistema imunológico forte… Está nos lábios de todos para proteger contra o coronavírus… Mas o que é o sistema imunológico e como fortalecê-lo? Aqui estão 7 regras para fortalecer seu sistema imunológico contra o Covid-19…
Como fortalecer a imunidade?
Manter a imunidade forte tem um lugar importante entre as medidas que podem ser tomadas para proteger contra o novo tipo de coronavírus, que se tornou uma epidemia no mundo. Porque quando o sistema imunológico está enfraquecido, torna-se mais fácil para o coronavírus atacar e seu corpo sucumbe à doença Covid-19. Quando o sistema imunológico é forte, a Covid-19, como outras infecções, pode ser sobrevivida. O sistema imunológico funciona em harmonia com substâncias como anticorpos, hormônios, vitaminas, glóbulos brancos, órgãos como baço, timo e medula óssea e o sistema linfático. Para garantir essa harmonia, existem algumas regras que devemos prestar atenção em nossas vidas diárias. Aqui estão essas regras…
1. Equilibrar a placa
A nutrição adequada e equilibrada é a regra mais importante para proteção contra o Covid- 19. Portanto, consumir alimentos suficientes e equilibrados ricos em vitaminas e minerais como selênio, potássio, zinco e ferro, bem como vitaminas A, C, D e E que protegem o sistema imunológico. Encha metade das suas refeições principais com frutas e legumes. Coma vegetais em suas sopas e refeições principais. Metade do seu prato deve consistir de vegetais e metade de alimentos ricos em proteínas (carne vermelha, frango, peixe, feijão, lentilhas, ovos, bulgur). Coma a fruta inteira com polpa e fibra, não o suco/concentrado.
2. Exercite-se regularmente, não uma vez por semana
Tente se exercitar regularmente por pelo menos 150 minutos por semana. No entanto, exercícios irregulares uma vez por semana são fonte de estresse para o corpo e fazem mais mal do que bem. Este tipo de exercício faz com que a produção de hormônios da ansiedade chamados glicocorticóides e catecolaminas e o sistema nervoso simpático trabalhem horas extras. Como resultado, a distribuição das células inflamatórias entre circulação e alterações teciduais e a função dos glóbulos brancos é prejudicada. Para fortalecer o sistema imunológico em casa, você pode levantar pesos, trabalhar com faixas de exercícios e
pneus resistentes. Há também muitos exercícios que você pode fazer usando apenas o seu peso corporal. Estes exercícios não só melhoram a circulação sanguínea, reduzem a ansiedade e aumentam a felicidade, mas também protegem você do ganho de peso.
3. Pare não apenas cigarros, mas também cigarros semelhantes
Não há dúvida de que todos os produtos do tabaco, especialmente os cigarros, aumentam a incidência de doenças cardiovasculares e cânceres. Os produtos do tabaco prejudicam a imunidade natural e a imunidade adquirida. A estrutura mucosa que protege nosso corpo de infecções e as células sob essa mucosa são nossas defesas naturais, e sua função é definitivamente prejudicada nos usuários de tabaco. As células de memória, que lembram nossas respostas a infecções passadas e produzem anticorpos produzidos por vacinas, são menos em número e disfuncionais nos fumantes. O consumo excessivo de álcool também aumenta a frequência da infecção através de mecanismos inexplicáveis. Portanto, limitar o consumo de álcool também é muito importante para um sistema imunológico forte. 7 chaves para fortalecer
4. Você dorme o suficiente e bem?
Manter o ritmo de sono-vigília durante o dia também fortalece a imunidade. A produção de hormônios que suprimem o sistema imunológico diminui à noite. Em pessoas que dormem de 7 a 8 horas por dia, os níveis sanguíneos desses hormônios diminuem e a produção de substâncias úteis no combate às infecções aumenta.
5. A água não lava os vírus na boca!
Nas últimas semanas, tem havido muita conversa sobre beber um copo de água a cada 20 minutos e, assim, enviar vírus da boca para o trato digestivo. Mas as infecções por gotículas são absorvidas com a respiração: mesmo que apenas uma pequena quantidade permaneça na boca e no nariz, as micropartículas atingem os pulmões em segundos. Portanto, é irrealista supor que a água na boca irá lavar os vírus. É muito importante beber muita água. Porque beber água suficiente desempenha um papel fundamental na limpeza do corpo de toxinas e metabolismo revitalizante. Portanto, beba pelo menos 2 litros de água todos os dias para evitar doenças.
6. Excesso de peso convida a infecção
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, uma em cada quatro pessoas no mundo sofre de obesidade, enquanto esta taxa sobe para uma em cada três pessoas na Turquia. A obesidade e o stress podem levar a muitas doenças crónicas, pois
taxa metabólica, aumentar os níveis de açúcar no sangue e colesterol e causar danos ao
sistema circulatório. Além destes, problemas agudos (transitórios), como infecções em adultos também são graves em pessoas com obesidade. Porque nessas pessoas, a distribuição do tecido linfático e os estágios de maturação dos glóbulos brancos são interrompidos, e as funções do sistema imunológico são interrompidas à medida que a quantidade de tecido adiposo e os hormônios liberados nessas áreas aumentam. Tanto os mecanismos imunológicos naturais quanto a imunidade adquirida através de infecções e vacinas funcionam inadequadamente em pessoas com obesidade.
7. Você pode adotar um animal de estimação
Quando o corpo está sob pressão, o bom funcionamento dos órgãos depende da adaptação do coração e dos vasos sanguíneos, o que é assegurado por vários hormônios. Quando esses hormônios, que salvam vidas a curto prazo, são produzidos continuamente e em quantidades muito altas em pessoas sob estresse extremo ou com ansiedade, causam problemas na produção, maturação e entrega de células que combatem infecções aos tecidos que precisam deles. A melhor coisa que você pode fazer em casa para aliviar o máximo de estresse e ansiedade possível é adotar um animal de estimação. Há muitos estudos que comprovam que os donos de animais têm melhor saúde física, bem como social e emocional do que os proprietários de animais. Além disso, expandir sua rede social chamando amigos e familiares regularmente e conversar com amigos na internet é importante para um humor saudável.
Suplementos vitamínicos podem ser perigosos!
Na esteira da pandemia do coronavírus, muitas pessoas tomaram o caminho mais fácil e começaram a tomar vitaminas ou suplementos nutricionais para melhorar seu sistema imunológico. No entanto, vitaminas ou suplementos nutricionais podem dar uma sensação de ‘eu estou no controle’, o que pode criar um risco de negligenciar as medidas necessárias para proteger contra coronavírus. Além disso, o produto que você decidir usar pode interagir negativamente com seus medicamentos regulares, se houver. Por exemplo, um suplemento vitamínico ou à base de plantas pode fazer com que medicamentos vitais sejam rapidamente excretados do corpo antes que possam ter efeito. Ou, pelo contrário, pode ocupar os rins e o fígado e atrasar a remoção dos medicamentos por esses órgãos, fazendo com que eles mostrem efeitos intensos e indesejáveis. Portanto, sempre consulte seu médico antes de decidir sobre suplementos. Além disso, embora vitaminas e minerais sejam essenciais para o bom funcionamento do nosso sistema imunológico, não há evidências de que tomar muito deles aumentará a força do sistema imunológico. Além disso, um sistema imunológico sobrecarregado pode levar a alergias ou doenças autoimunes, nas quais o corpo se prejudica. 7 chaves para fortalecer