7 maneiras de proteger a saúde dos rins no verão
No verão, você precisa cuidar ainda melhor dos seus rins. Porque se a água perdida nos rins, que são muito afetados pela desidratação, não for substituída, situações perigosas podem ocorrer.
Sugestões para proteger os rins no verão
Uma das regras mais importantes a serem consideradas para os rins, especialmente nos dias quentes de verão, é o consumo de líquidos. Os rins, um dos órgãos mais trabalhosos do nosso corpo, são muito afetados pela desidratação. Quando o corpo está desidratado devido ao calor e à desnutrição, podem ocorrer condições que podem levar à insuficiência renal. Maneiras de proteger a saúde dos rins no calor do verão…
1. Beba mais água no verão do que no inverno
Beba cerca de 1 litro a mais de água do que você bebe no inverno. Beba 2,5-3 litros de água por dia, especialmente em clima quente. Em casos de desidratação, os rins retêm água para manter a circulação saudável do sangue no corpo e evitar a pressão arterial baixa, de modo que a quantidade de urina diminui e se torna mais densa e concentrada. Embora este seja um mecanismo de proteção quando estamos desidratados, se a perda de líquido não for substituída e se persistir, prepara o terreno para pedras nos rins e infecções frequentes do trato urinário. De fato, se não consumirmos líquido e água suficientes em casos de desidratação súbita e grave causada por diarreia nos meses de verão, a quantidade de urina pode diminuir e parar. A insuficiência renal aguda pode até se desenvolver.
2. Sal causa edema
Torne um hábito usar uma pequena quantidade de sal, provar antes de adicionar sal aos alimentos e consumir alimentos preparados e produtos delicados com moderação. Tenha em mente que uma dieta rica em sal pode levar a pressão arterial elevada, edema e doença renal no futuro. Enquanto a quantidade de sal que deve ser tomada por dia é de 2- 3 gramas, o consumo diário de sal em nosso país é de cerca de 18 gramas. Muitos alimentos contêm sal, cru ou cozido. Portanto, usar sal além dos alimentos pode causar problemas de saúde. Mas, infelizmente, nossas papilas gustativas estão acostumadas ao sal desde a infância, o que nos faz continuar nossos hábitos, como adicionar muito sal enquanto cozinha ou adicionar sal à mesa sem prová-lo.
3. Proteja os rins com exercício
Exercite-se regularmente. A sua saúde cardiovascular é positivamente afetada pelas atividades que você faz. Assim, a nossa saúde renal será afetada positivamente a longo prazo.
4. Aproveite o verão para aproveitar
Tenha uma dieta equilibrada e saudável. Coma muitos legumes e frutas, que são as bênçãos do verão e da primavera. Você pode comer muitos vegetais em vez de aditivos, alimentos prontos e processados e, de preferência, frutas em vez de sucos. Quanto mais saudável você comer e mais próximo estiver do seu peso alvo, mais equilibrado será o açúcar no sangue e mais você contribuirá para a saúde dos rins em longo prazo.
5. Faça do fumo e do álcool seu inimigo
Não fume. Tenha cuidado com o consumo de álcool, especialmente no verão. Se você consumir álcool, aumente a quantidade de água que bebe.
6. Ser seletivo na nutrição
Ao escolher carboidratos, prefira alimentos de baixo índice glicêmico, como pão integral, bulgur, macarrão integral, aveia em vez de alimentos de alto índice glicêmico, como pão branco, arroz, macarrão, batatas, que aumentam o açúcar no sangue rapidamente.
7. Não sobrecarregue os seus rins com medicamentos
Use medicamentos de forma responsável. Não use analgésicos e antibióticos sem consultar seu médico. Lembre-se de que especialmente os analgésicos têm mais efeitos negativos nos rins em dias como o verão, quando você perde líquidos com calor.