8 Maneiras de Superar o Vício em Compras
8 Maneiras de Superar o Vício em Compras Você quer comprar algo toda vez que tiver dinheiro? Você ainda pede um empréstimo e compra, mesmo se não tiver o dinheiro? Cuidado! Você pode ter um vício em compras.
O que é vício em compras?
Pesquisas científicas revelam que fazer compras aumenta o hormônio serotonina, que proporciona felicidade. As mulheres são 80% mais viciadas em compras do que os homens. Enquanto as mulheres, que trabalham em um ritmo intenso na vida metropolitana, são esposas, mães e donas de casa, os grupos de marketing enviam a mensagem “Você pode relaxar e encontrar felicidade fazendo compras quando está infeliz ou perturbado” através de vários canais de maneira planejada. Essas mensagens são dadas especialmente através de revistas e televisão. Como um ser condicionado, os seres humanos podem facilmente ser direcionados para fazer compras.
‘Felicidade’ não pode ser comprada!
A ideia de “comprar felicidade” está no coração do vício em compras. Muitas pessoas tendem a comprar felicidade em vez de se envolver em atividades que as fazem felizes em suas vidas diárias ou passar tempo com seus amigos. Viciados em compras podem pedir dinheiro emprestado e ir às compras, se necessário, gastar mais dinheiro do que o seu orçamento e colocar-se em um gargalo econômico. No entanto, em casa você pode ver muitos sapatos, roupas, maquiagem ou acessórios que nunca foram usados ou até mesmo descompactados.
O vício em compras pode ser tratado com terapia
Os viciados em compras escondem as roupas e itens novos que compram aos seus cônjuges por causa de argumentos financeiros. Depois, vão às compras novamente para relaxar. O vício em compras, que começou no mundo, especialmente nos EUA, também é comum na Turquia. O vício em compras pode ser tratado. As terapias medicamentosas e cognitivo-comportamentais são as formas mais comuns de tratamento. A pessoa deve primeiro desenvolver a capacidade de diferenciar emoções como ansiedade, tristeza e raiva e tentar relaxar expressando essas emoções para si mesma.
O vício em compras pode ser um sinal de problemas psiquiátricos
As pessoas experimentam um desejo e felicidade incríveis antes de fazer compras, culpa e tristeza depois das compras. No entanto, a fim de aliviar sua angústia e tensão, eles encontram a solução nas compras novamente e têm dificuldade em se controlar. O vício em compras também pode ocorrer devido a outros problemas psiquiátricos. Estes podem incluir transtornos de humor (depressão, transtorno bipolar), transtornos de ansiedade (transtorno obsessivo, ataques de pânico, fobias), distúrbios alimentares e outros distúrbios de controle de impulso. A direção do tratamento varia de acordo com os problemas adicionais que o acompanham. Em geral, medicação e psicoterapia são as primeiras opções. Siga estes 8 métodos simples mas eficazes para se livrar do vício em compras:
Não vá às compras quando estiver infeliz: Na terapia, recomenda-se não ir às compras, especialmente quando você está angustiado ou infeliz. Porque é o período mais arriscado.
Faça uma lista: se você for fazer compras sem um alvo, você pode se tornar um alvo para outras pessoas e acabar comprando coisas que não precisa.
Deixe o seu cartão de crédito em casa: leve algum dinheiro consigo e deixe o seu cartão de crédito em casa. Porque com estes pequenos cartões de plástico, você pode gastar dinheiro que não ‘possui’ e com o tempo você pode entrar em uma dívida intransponível.
É necessário?: Só porque algo é barato não basta comprar. Sempre pergunte a si mesmo “Quão necessário é para você?”
Não tome uma decisão rápida: você coloca uma roupa, ela se encaixa bem em você, você gosta muito. Não compre logo. Se desejar, reserve-o, mas antes de pagar, saia da loja e faça um tour. Você verá que pode mudar de ideia e decidir não comprá-lo.
Participe de atividades sociais: em vez de fazer compras para ser feliz, escolha atividades como ir ao cinema, teatro, caminhar ao ar livre ou se reunir com amigos. Isso também irá melhorar seus relacionamentos sociais.
Produzir em vez de consumir: para ser feliz, não é necessário comprar algo, mas sim produzir algo. Especialmente em atividades artísticas, estar sozinho consigo mesmo e produzir produtos artísticos pode ajudá-lo a ser feliz.