9 dicas úteis contra tiques em crianças
Tiques estão em ascensão devido às condições de vida impostas pela vida moderna. Por esta razão, muitas famílias são agora obrigadas a visitar especialistas com mais frequência quando encontram esse problema em seus filhos.
A síndrome de Tourette deve ser controlada
O que causa muitos comportamentos involuntários, desde piscar os olhos e ranger de dentes até roer as unhas e balançar a cabeça? Quais erros dos pais podem aumentar esses problemas? Aqui está o que você precisa saber sobre comportamentos involuntários e precauções que podem ser tomadas. Tiques são definidos como movimentos involuntários súbitos, rápidos e repetitivos de grupos musculares ou som. O rosto, pescoço, ombros, peito e mãos são os mais comumente envolvidos. Movimentos musculares simples ou complexos podem ser vistos. Também pode haver comportamentos como chiado, limpeza da garganta, fala inadequada. Movimentos involuntários que vão desde sucção de dedos até ranger os dentes, desde puxar a pele e o cabelo até sacudir a cabeça podem ser vistos em crianças de tempos em tempos. Enquanto movimentos involuntários simples não requerem tratamento, a duração do tic é importante.
Causas de transtorno do tique
Fatores como o caos da vida diária, competição feroz na escola, problemas de adaptação escolar, estresse no exame, ansiedade de fracasso, abordagens perfeccionistas das famílias e esperar que a criança seja perfeita, métodos autoritários de educação infantil ou completa falta de disciplina, falta de limites, ter um irmão em casa, discórdia doméstica, problemas de saúde, conflitos entre pares e irmãos, divórcio, abuso, negligência criam pressão sobre a criança e causam um aumento nos distúrbios involuntários do movimento. Sabemos que pelo menos 60% das crianças experimentam pelo menos um desses tipos de movimentos involuntários.”
Quando é necessário o tratamento do tique?
Os pais não devem intervir ou expressar suas preocupações sobre tiques em seus filhos. Condições motoras simples, como piscar, limpar a garganta, acenar com a cabeça e mover a cabeça não requerem tratamento. Basta que os pais não intervenham nessa situação e criem atividades motoras e mentais às quais a criança prestará atenção. Se houver condições como disfunção neuropsicológica, problemas acadêmicos, baixa auto-suficiência
Se isso causar desajuste em sala de aula ou social, o tratamento é necessário. Especialmente se for acompanhado por transtorno obsessivo-compulsivo e déficit de atenção, deve ser tratado. Além dos tratamentos medicamentosos, o tratamento com botox também pode ser benéfico em tiques motores simples se a idade da criança for apropriada. Enquanto movimentos involuntários com duração superior a um ano são chamados de ‘tic persistente’, a complexa doença chamada síndrome de Tourette, que está entre as ‘doenças raras’ hoje e vai com tiques, também deve ser considerada. A síndrome de Tourette é uma síndrome especial com uma taxa de 0,5 por mil, que aumenta na idade de 10-12 e acredita-se ter uma base genética. Ele é acompanhado por palavras inapropriadas em 10% das pessoas. É 3-4 vezes mais comum em meninos. Se houver movimentos involuntários com duração superior a um ano, se a pessoa tiver menos de 18 anos e não houver nenhum problema médico associado, deve ser considerado. Fatores genéticos, neurobiológicos, psicológicos e ambientais são discutidos neste problema. O estresse também é um fator importante. Principalmente, é necessário apoio médico. Embora ataques recorrentes possam ocorrer, espera-se a recuperação de 2/3 em casos adolescentes e adultos.
Recomendações eficazes contra o tique
• Crie um ambiente familiar carinhoso e amoroso para seu filho. • Seja equilibrado entre irmãos. • Quando um novo irmão chegar em casa, evite dizer coisas como “Você é um irmão
ou irmã mais velha, você cresceu ou queria um irmão!” Não sobrecarregue o seu filho com um fardo que ele/ ela não pode suportar.
• Certifique-se de que o nível de realização que você espera do seu filho é compatível com o nível cognitivo e desenvolvimento dele/dela.
• Certifique-se de que as horas de sono são regulares e limitar o uso de computadores, telefones celulares e tablets.
• Certifique-se de que seu filho participe de atividades ao ar livre e passe tempo com os colegas.
• Passe tempo em família dentro e fora de casa. • Incentive o esporte a partir dos seis anos. • Reconsidere sua abordagem ao seu filho.