A deficiência de ferro pode causar retardo mental
A deficiência de ferro pode causar retardo mental Se o cérebro não recebe ferro suficiente quando precisa, ocorrem efeitos de retardo mental.
Três períodos importantes de deficiência de ferro
A deficiência de ferro causa muitos problemas em nosso corpo. Esse efeito começa mesmo no útero. No início da gravidez, o ferro desempenha principalmente um papel na produção de glóbulos vermelhos. No cérebro, o ferro desempenha papéis extremamente importantes, como a produção de mielina, que acelera a transmissão de sinais cobrindo os neurônios, o crescimento e diferenciação das células nervosas e a síntese de neurotransmissores e receptores que medeiam a transmissão dos neurônios. Portanto, se o cérebro não recebe ferro suficiente quando precisa dele, todos esses mecanismos são afetados negativamente. O ponto mais importante são os problemas relacionados à deficiência de ferro durante os períodos de desenvolvimento. Mesmo que a deficiência de ferro seja corrigida mais tarde, no futuro, a pessoa pode ficar para trás do nível de inteligência que ele/ ela pode alcançar com sua/ sua capacidade genética. Também pode causar problemas permanentes, como diminuição da capacidade de percepção, resolução de problemas, adaptação e compreensão.
Cuidado com esses três períodos de deficiência de ferro!
Três períodos da infância e da infância estão em alto risco de consequências da deficiência de ferro. O primeiro é o período fetal e neonatal, o segundo entre 6 meses e 2,5 anos de idade e o terceiro é a adolescência, especialmente para as meninas. Em todos os três períodos, a deficiência de ferro desempenha um papel no desenvolvimento de uma ampla gama de problemas motores e cognitivos. Em contraste com a adolescência, aqueles expostos à deficiência de ferro em uma idade precoce podem desenvolver alterações permanentes do sistema nervoso que não melhoram mesmo se a deficiência for corrigida mais tarde.
O que causa a deficiência de ferro?
Causas como diabetes, pressão arterial elevada ou tabagismo durante a gravidez fazem com que o bebê nasça com estoque de ferro baixo. Após o nascimento, o problema surge devido à ingestão inadequada de ferro, perda de sangue, alimentação com deficiência de ferro, transição precoce para o leite de vaca, infecções parasitárias e problemas do sistema
digestivo.
Tratamento da deficiência de ferro
A fim de proteger o desenvolvimento motor e mental das crianças dos efeitos negativos da deficiência de ferro, devem ser tomadas medidas oportunas. Em primeiro lugar, a deficiência de ferro deve ser eliminada nas mães durante a gravidez. Com esta primeira medida, os bebês devem receber ingestão de ferro suficiente no último trimestre da gravidez, quando o desenvolvimento do sistema nervoso está em seu pico. A adequação do ferro no corpo deve ser monitorada a partir do 4º mês de gravidez. Aqueles que têm estoques de ferro suficientes e comem uma dieta rica em ferro não precisam tomar ferro adicional. As mulheres grávidas com deficiência de ferro devem ser suplementadas com 50-60 mg de ferro diariamente com pílulas orais. A suplementação com ferro deve continuar por dois meses após o parto.
Se você tiver um parto prematuro
A necessidade de ferro no período após o nascimento é influenciada pelo momento do início da produção sanguínea e pela taxa de crescimento corporal. Em condições normais, a ingestão de ferro durante a gravidez e a ingestão dietética são suficientes para atender à necessidade. No entanto, a produção irregular ou ineficaz de sangue que ocorre em bebês prematuros, bebês com baixo peso ao nascer ou bebês com perda de sangue ao nascimento podem causar uma diminuição nos níveis de hemoglobina. Portanto, a suplementação de ferro é necessária mais cedo em bebês prematuros. Em bebês nascidos a tempo, considera-se apropriado apoiar a suplementação de ferro após o 6º mês, pois o ferro armazenado pode atender à necessidade de até 4-6 meses.A deficiência de ferro pode causar retardo mental
Deficiência de ferro na velhice
As deficiências no pensamento, processamento de informações e habilidades de resolução de problemas que podem ser causadas por deficiências de ferro que podem ocorrer por várias razões mais tarde na vida não são permanentes. Nestes casos, é possível que o cérebro retorne às funções normais à medida que o problema é corrigido eliminando a deficiência.







