A diabetes apodrece os dentes!
A diabetes apodrece os dentes! O diabetes predispõe à reabsorção óssea a longo prazo e afeta negativamente a saúde bucal e dental.
Diabetes traz doença de gengiva
O diabetes, cuja incidência está aumentando mesmo em uma idade jovem, afeta negativamente os órgãos. Os diabetes tipo 1 e tipo 2 podem levar a problemas como distúrbios circulatórios, infecções recorrentes e não-curativas e atraso na cicatrização de feridas. A longo prazo, leva à reabsorção óssea e afeta negativamente a saúde bucal e dental.
A saliva apodrece os dentes
Quando o açúcar no sangue não é controlado, a saliva contém altos níveis de açúcar, o que leva à cárie dentária. Isso leva à inflamação das gengivas e pode ser difícil controlar o diabetes com gengivas inflamadas. Ao mesmo tempo, as pessoas com diabetes que têm doença gengival são mais propensas a ter complicações cardíacas e renais da doença. Por estas razões, a higiene oral, os cuidados dentários e os check-ups regulares são ainda mais importantes para as pessoas com diabetes. O açúcar no sangue elevado, especialmente se não for bem controlado, tem um impacto negativo na saúde bucal e pode levar à doença gengival. Algumas bactérias crescem mais rapidamente onde o açúcar está presente. Condições inflamatórias como doença gengival simples (gengivite) e doença gengival avançada (periodontite) são comuns em indivíduos com baixos níveis de açúcar no sangue e cuidados bucais. Ao mesmo tempo, a infecção da gengiva pode dificultar o controle do diabetes. Especialmente se as pessoas com diabetes com 45 anos e mais fumam, a probabilidade de problemas dentários e gengivais aumenta. No diabetes, os mecanismos de defesa do corpo e os sistemas de reparação de tecidos deterioram-se. Bactérias e microorganismos reproduzem-se mais facilmente. Quando os distúrbios da circulação do tecido são adicionados, a inflamação que ocorre no tecido mole nas gengivas progride gradualmente e pode destruir a superfície da raiz do dente, o osso que envolve a raiz do dente e o tecido conjuntivo entre esses dois tecidos.
A diabetes é um obstáculo para o tratamento com implantes?
Não há nenhum obstáculo para o tratamento do dente e da goma nos povos cujo o açúcar no sangue está sob o controle. Embora o tratamento com implantes seja arriscado para pessoas cujo nível de açúcar no sangue não está sob controle, os implantes podem ser
realizados para pacientes cujo nível de açúcar é inferior a
controle. Enquanto a cicatrização do tecido ocorre lentamente em pessoas com diabetes, o risco de infecção pode aumentar. Por esta razão, é muito importante garantir a higiene oral após o término do tratamento com implante.
O açúcar deve ser medido antes do tratamento
Pessoas com diabetes são aconselhadas a medir o nível de glicose no sangue em jejum no dia anterior à consulta com o dentista. Como a cicatrização de feridas é retardada em diabetes descontrolado, a inflamação pode aumentar e causar dor. Por esta razão, essas pessoas devem ir para check-ups dentários com mais freqüência do que as pessoas saudáveis. Recomenda-se também que as pessoas estejam cheias para evitar uma queda no açúcar no sangue no controle e pequenas intervenções no tratamento. As pessoas não devem interromper sua dieta e horas de medicação. É importante que as pessoas com açúcar no sangue alto ou em constante mudança consultem um médico para controle do diabetes antes do tratamento dentário.