Anatomia da articulação do joelho
Anatomia da articulação do joelho A articulação do joelho, a maior e mais complexa articulação do nosso corpo, é composta por ossos, ligamentos, meniscos e músculos. Aqui está a estrutura da articulação do joelho…
Qual é a estrutura da articulação do joelho?
A articulação do joelho é a maior e mais complexa articulação do corpo. Funciona com 3 ossos importantes (fêmur-coxa, tíbia-cavala, patela-joelho), 4 ligamentos importantes (MCL-lateral interno, LCL-lateral externo, PCL-posterior cruzado, ACL-anterior cruzado), muitos músculos (quadríceps, isquiotibiais, popliteus, gastrocnêmio, etc.), tendões e meniscos e menisco. (interno e externo). A estrutura complexa da articulação do joelho também pode ser complicada por lesões e, portanto, a maioria pode ser tratada cirurgicamente. Aqui está a estrutura anatômica da articulação do joelho
Ossos
O joelho tem 3 ossos, fêmur (coxa), tíbia (canela) e patela (rótula). A fíbula (osso lateral externo da panturrilha) não está totalmente inserida na articulação do joelho, mas pode ser considerada como estando dentro dela (por causa dos ligamentos que se prendem a ela). Destes ossos, a coxa está no topo, a canela na parte inferior e a rótula na frente do joelho. Como todas as articulações móveis, estes ossos são revestidos por dentro com cartilagem.
Ligamentos
A principal tarefa dos ligamentos é evitar a sobrecarga de certas partes da articulação, limitando os movimentos excessivos nas articulações. Os lados da articulação do joelho são apoiados pelo ligamento lateral MCL-medial (tibial) e o ligamento lateral LCL-lateral (fibular). No centro estão dois ligamentos cruzados; o LCA – ligamento cruzado anterior e o LCP – ligamento cruzado posterior. Os ligamentos laterais trabalham principalmente para restringir a extensão interna e externa do joelho. Os ligamentos cruzados restringem os movimentos rotacionais.
Menisci
A articulação entre os ossos da coxa e da canela não se sobrepõe completamente em termos de estrutura óssea. Os meniscos entre os dois ossos proporcionam a harmonia entre eles. Por um lado, essas estruturas restringem especialmente a rotação
movimento (incluindo rotação para a frente), enquanto por outro lado, eles absorvem parcialmente a carga que cai sobre eles e transmiti-lo para o outro lado. Em outras palavras, eles têm duas funções principais: absorção de choque e restrição de movimento. Há dois meniscos no joelho, interno e externo. Os internos no meio são baixos e os externos na borda da junta são altos. Esta estrutura restringe o movimento externo das articulações. O suprimento de sangue dos meniscos ocorre apenas nas partes externas, enquanto a nutrição do lado interno é fornecida pelo fluido articular. Portanto, as lágrimas da parte interna do menisco não cicatrizam e geralmente requerem tratamento cirúrgico.
Músculos
A articulação do joelho é apoiada por músculos chamados quadríceps da frente e isquiotibiais das costas. O quadríceps é um músculo de quatro cabeças localizado na parte frontal da coxa. O músculo isquiotibial está localizado na parte de trás da coxa. Os músculos quadríceps e isquiotibiais se ligam aos ossos com seus tendões. Quando estes músculos se contraem, eles se movem puxando os ossos para eles com seus respectivos tendões. A principal função do músculo quadríceps é endireitar a articulação do joelho. O músculo isquiotibial, localizado na parte de trás da coxa, é responsável por dobrar a articulação do joelho. Para movimentos suaves, esses músculos devem ter uma certa força e a força de ambos deve ser equilibrada.