Antes e depois do transplante renal
Antes e depois do transplante renal O transplante renal é um tratamento eficaz para insuficiência renal em estágio final. No entanto, há obrigações a serem seguidas após a cirurgia de transplante. Os receptores de transplante renal são colocados em um programa especial de acompanhamento após a cirurgia e após a alta.• Como os receptores de transplante renal possuem um órgão parcialmente diferente com um grupo de tecidos diferente em seu corpo, eles precisam seguir o programa e a medicação prescritos. Caso contrário, o funcionamento saudável do rim transplantado em seu corpo será afetado negativamente.
• Os receptores de transplante renal, especialmente nos primeiros 6 meses, devem ficar longe de multidões e pessoas doentes, pois são suscetíveis a infecções. Eles devem prestar a máxima atenção à sua higiene física.
• Os receptores de transplante renal devem cumprir com o seu regime alimentar, bem como os medicamentos prescritos. Eles devem seguir cuidadosamente as recomendações dietéticas.
• Os receptores de transplante renal devem fazer preparações especiais em casa após a alta, manter um caderno para seus medicamentos e, de preferência, medir sua pressão arterial.
• O uso da medicação dada não deve ser interrompido e, se eles não puderem usar a medicação por qualquer motivo, devem entrar em contato com o centro imediatamente.
• Os receptores de transplante renal podem retornar à sua vida de produção em pouco tempo. Não há danos no trabalho, exceto por condições fisicamente pesadas. Eles devem ser capazes de ficar longe das multidões no trabalho. Eles devem ficar longe de pessoas com doenças contagiosas, como a gripe.
Requisitos para transplante de rim, testes para transplante renal
Os requisitos para a transplantação renal podem ser classificados como legais e médicos. Os requisitos legais para a transplantação renal são os seguintes;
• Para transplante de doador vivo, até o 4º grau de parentesco, cônjuge ou amigo próximo (este último exigindo aprovação do comitê de ética).
• Os menores de 18 anos não podem ser doadores vivos. • Aqueles que são mentalmente incompetentes não podem ser doadores vivos. • A cidadania turca é necessária para o transplante de dadores cadavéricos.
Requisitos médicos para transplante renal
• Não ter uma doença infecciosa, não ser diagnosticado com câncer, estar em forma
cardiológica, não ter uma doença comorbitária que restringe a vida.
• Aqueles que foram tratados para o câncer no passado podem receber um transplante 2 ou 5 anos após a recuperação, dependendo do tipo de câncer.
• Aqueles que preenchem as condições necessárias para o transplante renal podem iniciar os testes para o transplante renal. Antes e depois do
Os testes para transplante renal são diferentes para o doador e o receptor.
A questão mais importante que determina o tempo de vida do rim transplantado é a similaridade tecidual e os níveis de anticorpos (células de rejeição). Primeiramente, os testes do tecido dos candidatos do doador e do receptor e o nível de anticorpo do receptor são testados. Se o nível de anticorpos for alto, um único antígeno (teste de grânulo único) é realizado. É essencial um teste de correspondência cruzada entre dador e receptor. O transplante renal não é realizado na presença de uma correspondência cruzada positiva. Outro doador candidato deve ser encontrado. Após o controle da infecção, os testes de função renal, exames de tumor e testes gerais são realizados no doador, os rins são examinados detalhadamente radiologicamente e o lado a ser removido é determinado. Outros testes a serem realizados no receptor de transplante renal incluem exames de infecção e tumor, verificações do sistema cardíaco, respiratório e gastrointestinal.
Antes e depois do transplante renal
Há um período de preparação antes do transplante renal. Quando a insuficiência renal atinge o estágio final, é necessário tratamento para substituir o rim doente por um rim saudável. O transplante renal cria uma melhora completa na função renal em comparação com os tratamentos de diálise. Se os pacientes que serão submetidos a cirurgia de transplante renal tiverem candidatos a doadores vivos, os candidatos a doadores também são examinados antes da cirurgia de transplante renal. Detalhes como diabetes, hipertensão, infecção são examinados no candidato doador. A compatibilidade tecidual entre doador e receptor é avaliada e o teste de comparação imunológica (correspondência cruzada) é realizado. A cirurgia de transplante renal não é realizada se o candidato doador tiver um problema médico ou se a combinação cruzada não for adequada. Se não houver obstáculos médicos, TC, São realizadas angiografia e cintilografia renal para avaliação dos rins. No transplante de dador vivo, o rim esquerdo é escolhido primeiro se for adequado, se o rim esquerdo não for adequado, o rim direito é tomado. O rim com melhor função deve
permanecer no doador. Pacientes que não são candidatos a doadores vivos e são colocados na lista de falecidos requerem a mesma preparação pré-transplante como em pacientes que recebem um rim vivo. Os níveis de imunização-anticorpos (PRA), cardiológicos, gastrointestinais e respiratórios do paciente são revisados em detalhes. Angiografia coronária e gastroscopia são realizadas, se necessário. Pacientes com bypass coronário podem receber um transplante de rim 2-3 anos após a cirurgia cardíaca. Enquanto se espera por um rim na lista de cadáveres, os exames médicos são realizados a cada 6 meses. Na lista de espera de rins falecidos, não há um tempo certo em que o rim estará disponível, então você tem que estar pronto em todos os momentos. Após o transplante vivo e falecido, o paciente permanece no hospital por uma média de 5-6 dias para o transplante de doador vivo e 8-9 dias para o transplante de doador cadavérico. No dia da alta, o paciente é educado sobre seu/ seu estilo de vida em casa e os medicamentos que ele/ ela vai tomar. Há acompanhamento em um determinado programa após a cirurgia de transplante renal. Embora haja acompanhamento frequente no período inicial após o transplante renal, os intervalos de acompanhamento se tornam mais longos ao longo do tempo. Exames detalhados de sangue e urina são realizados durante o acompanhamento. Se um problema for detectado, o paciente é novamente levado sob observação e tratado no hospital. Se o paciente vive longe do centro onde ele/ ela foi submetido a cirurgia após o transplante renal, ele/ ela é seguido pelo médico nefrologista mais próximo. Se ocorrer um problema grave durante o período de acompanhamento após o transplante renal, o paciente é encaminhado de volta ao centro onde foi realizada a cirurgia de transplante renal. A suscetibilidade às infecções é aumentada nos primeiros seis meses após o transplante renal. Portanto, locais lotados e com risco de infecção devem ser evitados. O contato próximo com outras pessoas ou animais de estimação é indesejável. A nutrição deve ser como recomendado no treinamento de alta. Os trabalhadores podem retomar seus empregos. Não há necessidade de mudar de emprego após o transplante renal, exceto para aqueles que trabalham em condições severas.
Crises de rejeição podem ocorrer após transplante renal
As crises de rejeição podem ser reversíveis com intervenções precoces. Anos depois, a rejeição crônica pode começar e, apesar de todos os tratamentos, o rim pode eventualmente parar de funcionar, semelhante à primeira doença renal, e o paciente retorna a um programa de hemodiálise e se prepara para um segundo transplante renal. Antes e depois do







