Apenas os tecidos cancerosos da próstata são afetados
Apenas os tecidos cancerosos da próstata são afetados Os avanços na tecnologia e na saúde também estão mostrando seu impacto no câncer de próstata, um dos cânceres mais comuns da nossa era.
Este método traz um sorriso no estágio inicial do câncer de próstata
O ultra-som focal de alta intensidade (HIFU) pode ser usado para tratar pacientes com câncer de próstata que são diagnosticados precocemente e não se espalharam para outras áreas. O método de HIFU pode igualmente ser aplicado aos pacientes do cancro da próstata que recaíram apesar da radioterapia. Graças a este método, os tecidos saudáveis podem ser preservados enquanto os tecidos cancerosos podem ser tratados. O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer em homens com mais de 50 anos. Ele ocupa o segundo lugar depois do câncer de pulmão em termos de perda de vida relacionada ao câncer. Em suma, é comum e ameaça seriamente a vida de uma pessoa. Como tal, a pesquisa científica para aumentar o diagnóstico precoce e as oportunidades de tratamento continua em um grande ritmo. A boa notícia é que nos últimos anos, é possível detectar o câncer de próstata nos estágios iniciais, em paralelo com o desenvolvimento de possibilidades de diagnóstico precoce e maior conscientização da doença. Graças ao aumento da taxa de diagnóstico em estágio inicial, houve um aumento significativo na taxa de pacientes cujos tumores da próstata não se espalharam para outros órgãos. No entanto, a busca por novos tratamentos para esse grupo de pacientes continua. Neste ponto, o tratamento focal (focado) destaca-se como uma opção entre as abordagens de tratamento em desenvolvimento. Com este método, apenas a área doente da próstata é tratada, enquanto as partes saudáveis do órgão podem ser preservadas.
Matando células de câncer de próstata
Uma imagem de RM é tirada do paciente e a área cancerosa é marcada ou localizada com precisão com uma técnica de biopsia inteligente. As células cancerosas são então mortas pela aplicação de ondas de ultra-som de alta intensidade para a área cancerosa usando o método HIFU, uma tecnologia semi-robótica.
Nenhum dano aos tecidos saudáveis
Hoje, a maneira padrão de tratar o câncer de próstata em estágio inicial é a remoção
cirúrgica de todo o tecido da próstata que desenvolve tumores. No entanto, no caso de remoção do tecido da próstata, os efeitos colaterais podem se desenvolver, embora em uma taxa baixa, mesmo em mãos experientes. Os efeitos secundários mais temidos são a incontinência urinária e disfunção sexual. Portanto, a busca por métodos de tratamento ideais no mundo médico continua inabalável. Um dos desenvolvimentos na busca pelo tratamento ideal para pacientes com câncer de próstata é a terapia focal. Com este método de preservação de órgãos, apenas a parte doente da próstata é tratada, enquanto as partes saudáveis do órgão são preservadas. Este método usa calor para matar células cancerígenas e tem como objetivo destruir as células cancerosas com altas temperaturas.
O tratamento toma 1-2 horas
O tratamento com o método de HIFU é aplicado como um procedimento diário. O tratamento é terminado em aproximadamente 1-2 horas. A área cancerosa, que é vista e marcada na imagem da ressonância magnética ou precisamente localizada com a técnica de biopsia inteligente, é destruída com o uso da tecnologia semirobótica. Com este método, não há necessidade de fazer qualquer incisão no corpo. No final do procedimento, a imagem instantânea pode ser realizada sem terminar o tratamento e pode ser verificado se o tratamento ocorreu na área desejada. A pessoa pode voltar para casa no mesmo dia.Apenas os tecidos cancerosos da próstata são afetados
Quem é apropriado para o tratamento de HIFU para o câncer da próstata?
Um dos critérios para o sucesso do tratamento é que ele seja aplicado nos pacientes certos e bem selecionados. O método de HIFU é preferido geralmente em grupos de pacientes recentemente diagnosticados definidos como grupos de risco baixo e médio. Na seleção do paciente certo, critérios como a agressividade do câncer de próstata, quantos focos e onde na próstata está localizado são levados em consideração e a decisão é tomada após uma avaliação detalhada. Outro grupo de pacientes a quem o método pode ser aplicado consiste naqueles que já receberam radioterapia, mas cujo câncer de próstata voltou.







