Atenção à higiene contra a gripe aviária
A gripe aviária é transmitida de aves de capoeira para seres humanos através do contato desprotegido com animais infectados ou mortos.
Como a gripe aviária é transmitida?
O vírus H5N1 reapareceu em nosso país depois de anos. Esta doença, conhecida como gripe aviária, é causada principalmente por vírus que causam doenças em aves de capoeira, como galinhas, perus e patos. A Organização Mundial de Saúde afirmou que o vírus da gripe aviária foi detectado em mais de 100 espécies de aves selvagens em todo o mundo. Na grande maioria destes, o vírus tem uma baixa incidência de causar doenças, mas o vírus H5N1, que veio à tona nos últimos anos, se espalha muito rapidamente em bandos de aves.
Evitar o contato com animais
O vírus da gripe aviária é difícil de controlar e é transportado de um país para outro por aves migratórias. Aves de capoeira, como gaivotas, andorinhas-do-mar, patos, gansos e cisnes são reservatórios para o vírus da gripe aviária. É incurável nas aves de capoeira e é fatal. Embora não seja facilmente transmitido aos seres humanos, isso não significa que nunca seja transmitido. A gripe aviária, que matou muitas pessoas em todo o mundo nos últimos anos, pode ser transmitida pelo contato com as excreções corporais de animais doentes por um longo tempo.
Formas de transmissão da gripe aviária
Os seres humanos ainda não foram infectados por carne ou ovos de um animal com gripe aviária. A gripe aviária é transmitida de aves de capoeira para seres humanos através do contato desprotegido com animais infectados ou mortos. A transmissão do ambiente para o ser humano ocorre através do contato com lágrimas, saliva, secreção nasal e garganta ou fezes de animais infectados, contato com superfícies e objetos contaminados com secreções e fezes infectadas e inalação de poeira infectada. O vírus também pode ser transmitido aos seres humanos através da inalação, espalhando-se com o vento após as fezes secarem e se misturarem com a poeira. Não há casos comprovados de transmissão humano-humano da gripe aviária. Existe a possibilidade de que o vírus possa sofrer uma transformação que pode ser passada de pessoa para pessoa. A higiene é de grande importância na proteção contra o vírus da gripe aviária. É muito importante evitar situações de risco e lavar as mãos com frequência com água e sabão.
Cuidado com a febre alta e dores musculares!
A gripe aviária não apresenta sintomas muito diferentes da gripe sazonal. No entanto, febre alta, especialmente acima de 38 graus Celsius, dor muscular intensa, tosse e dor de garganta se destacam. Um amplo espectro de sintomas que vão desde sintomas leves até insuficiência grave de órgãos que requerem hospitalização também pode ser visto em casos de gripe aviária. Nestes casos, dor abdominal, diarreia e sintomas neurológicos também podem ser observados. Pneumonia, insuficiência respiratória e outros órgãos podem ser afetados devido ao trato respiratório inferior e envolvimento pulmonar. O período de incubação após a infecção varia entre 3-10 dias em humanos.
Quando em dúvida, não perca tempo
Os medicamentos antivirais, que são eficazes nos estágios iniciais da infecção humana e são usados sob a supervisão de um médico, são usados para tratar a gripe aviária. Estudos mostram que o vírus é mais suscetível a esses medicamentos, mas às vezes vírus resistentes podem ser encontrados. Além disso, outros tratamentos podem ser administrados em unidades de saúde para aliviar e apoiar os sintomas da doença. Portanto, em casos suspeitos, é extremamente importante entrar em contato com um profissional de saúde o mais rápido possível após os sintomas aparecerem.







