Aumente a sua nutrição no tratamento do câncer
Aumente a sua nutrição no tratamento do câncer O longo processo de tratamento que começa em pessoas diagnosticadas com câncer pode trazer uma série de outros problemas. Um desses problemas é a nutrição.
Bons conselhos nutricionais para pacientes com câncer
A nutrição adequada é de grande importância para pacientes com câncer que estão passando por um período de luta física e psicológica e afeta o curso da doença. No entanto, uma vez que os efeitos colaterais que ocorrem durante o tratamento podem dificultar a nutrição, pode haver alguns problemas na nutrição adequada. São recomendados os seguintes efeitos secundários relacionados com o sistema digestivo e a nutrição que ocorrem em doentes com cancro:
Diminuição do apetite
Durante o tratamento do câncer, o apetite das pessoas pode diminuir devido a efeitos como náuseas, vômitos e um cheiro ou sabor diferente dos alimentos. Neste caso, quando há um desejo de comer, é importante preferir alimentos altamente calóricos contendo proteína suficiente.
Perda de peso
Muitos pacientes com câncer perdem peso antes e durante o tratamento. Portanto, o que precisa ser feito é calcular a quantidade de proteína e calorias que a pessoa precisa diariamente e aumentar o consumo de alimentos.
Ganho de peso
Pelo contrário, alguns pacientes com câncer podem ganhar peso devido ao tratamento. Em caso de ganho excessivo de peso durante o tratamento, um plano de nutrição saudável deve ser criado consultando um médico e nutricionista.
Mudanças de cheiro e sabor
Um dos efeitos secundários mais importantes que ocorrem durante o tratamento é uma mudança no sentido do olfato e do paladar… Alimentos, especialmente carne e alimentos ricos em proteínas, podem começar a
amargo ou metálico. Muitos alimentos tornam-se insípidos ou insípidos. Estas alterações podem ser causadas pelo próprio cancro, radioterapia ou quimioterapia. Às vezes, problemas de dentes e gengivas também podem causar isso. Este efeito colateral geralmente desaparece após o tratamento. As pessoas que têm problemas nutricionais com sabor e cheiro podem dar sabor aos alimentos preparados para elas com ervas aromáticas e uma pequena quantidade de especiarias. Consumir refeições mornas em vez de muito quentes e uma limonada leve de menta para beber com elas pode fornecer refresco. As nozes secas e inodoras podem aumentar a ingestão de nutrientes. Por esse motivo, alimentos como sementes de óleo não torradas e grão-de-bico podem ser incluídos no plano de dieta. Quando você notar uma mudança no sabor da boca, as gomas de mascar com hortelã ajudarão.
Náuseas e vômitos
Às vezes, o vômito pode ocorrer devido a náuseas e às vezes sem náusea. Os odores de comida, o cheiro da casa e os cheiros do hospital também podem causar vômitos. Quando o vômito é grave e contínuo, não se recomenda forçar-se a comer algo. Recomenda-se comer pouco e com frequência, para evitar alimentos oleosos e torrados, não consumir alimentos muito picantes e preferir alimentos mais secos e inodoros. Adicionar bolachas, grão de bico, macarrão com queijo, arroz pilaf e batatas à sua dieta é outra opção… Não consumir muito líquido com as refeições também ajuda a consumir alimentos mais facilmente. As bebidas devem ser consumidas lentamente e à temperatura ambiente. Aumente a sua nutrição
Diarreia/constipação
Durante a diarreia, os alimentos, juntamente com as vitaminas, minerais e água, são rapidamente passados pelos intestinos sem serem absorvidos pelo sangue, causando deficiência de vitaminas e minerais e desidratação no corpo. Para evitar isso, deve-se tomar cuidado para não consumir grandes quantidades de água e líquidos e não beber chá e café fortes. Porque o consumo excessivo de chá e café pode causar um efeito diurético e aumentar ainda mais a necessidade de água do corpo. Suco de maçã, pêssego e cenoura espremidos na hora podem ser uma boa escolha de líquido em casos de diarreia. Batatas cozidas, peito de frango, mingau de arroz, iogurte, leite com manteiga, biscoitos levemente salgados e queijos com baixo teor de gordura estão entre os alimentos que são bons para diarreia. Para aumentar a ingestão de líquidos e atender à necessidade de proteínas e cálcio, recomenda-se consumir hortelã suave e sopa tarhana. Também é importante incluir frutas frescas, como bananas, maçãs e pêssegos na lista de dieta para atender à crescente necessidade de vitaminas e minerais neste processo. Como alguns medicamentos contra o câncer geralmente usados para tratamento causam constipação, pode ser benéfico consumir alimentos aquosos e fibrosos.
Dores de boca e garganta
Os tratamentos de radioterapia e quimioterapia, especialmente no tratamento de cânceres de cabeça e pescoço, podem causar feridas na boca e garganta. Estas feridas causam dificuldade no consumo de alimentos e uma diminuição do sistema imunológico. Se houver dificuldade em engolir alimentos, recomenda-se preferir alimentos com consistência macia, forma em purê e alto teor de líquido. Neste processo, deve-se enfatizar o cuidado bucal, devem ser consumidos muitos líquidos e a ingestão de proteínas. Especialmente alimentos líquidos e macios, como sobremesas leves de leite, sorvetes, ovos moles, queijos, pudim, sopas de iogurte e iogurte, sopas com carne aceleram o processo de cicatrização. Nesse processo, alimentos azedos como laranjas, limões e tangerinas devem ser evitados, assim como alimentos duros que podem aumentar a irritação. Como os alimentos líquidos podem ser mais fáceis de consumir, as sementes oleosas que suportam o processo de cura, como nozes, amêndoas e avelãs, podem ser esmagadas e adicionadas aos alimentos líquidos a serem consumidos. Também é importante evitar o consumo de alimentos muito quentes ou muito frios. Recomenda-se vivamente consultar um especialista em nutrição e dieta para necessidades diárias de energia e planejamento dietético relacionado à doença. Aumente a sua nutrição