Cálculo do índice de massa corporal O que é Índice de Massa Corporal (IMC)?
O índice de massa corporal (IMC) ou índice peso-altura é um método de cálculo que mostra a proporção estimada de gordura no corpo de uma pessoa. Este método é baseado na relação altura-peso de uma pessoa. De acordo com o resultado do índice, a proximidade e distância do peso atual da pessoa ao seu peso ideal podem ser calculadas.
Como calcular o índice de massa corporal?
O índice de massa corporal é calculado como peso corporal dividido pelo quadrado de altura (kg/m2).
• Resultados abaixo de 18, 5 kg/mp: Peso abaixo do ideal
• Resultados entre 18,5 kg/mp e 24,9 kg/mp: Peso ideal
• Resultados entre 25 kg/mp e 29, 9 kg/mp: Acima do peso ideal
• Resultados entre 30 kg/mp e 39, 9 kg/mp: Acima do peso ideal (obeso)
• Resultados acima de 40 kg/mp: Muito acima do peso ideal (obesos mórbidos)
O que significam os resultados do índice de massa corporal?
O cálculo do índice de massa corporal não inclui fatores como porcentagem de gordura, tipo de corpo, gordura e tecido muscular. Por esse motivo, os especialistas obtêm informações mais detalhadas sobre o problema de peso da pessoa medindo a taxa metabólica e a análise corporal detalhada, além de medir o índice de massa corporal e a circunferência da cintura no cálculo do peso ideal. O fato de a pessoa estar acima ou abaixo do peso ideal deve ser avaliado pelo médico juntamente com outros fatores. Devem ser tomadas medidas em conjunto com o médico para eliminar os problemas de saúde existentes e prevenir possíveis problemas de saúde. Nos homens, se a circunferência da cintura exceder 94 cm, é considerado risco aumentado e, se exceder 102 cm, é considerado alto risco. Nas mulheres, essa proporção é considerada um risco aumentado se exceder 80 cm e alto risco se exceder 88 cm.
Cálculo detalhado da obesidade com índice de massa corporal
No cálculo detalhado do índice de massa corporal e obesidade, pode-se descobrir se o peso, a porcentagem de gordura corporal e a circunferência da cintura estão dentro dos valores normais, levando em consideração a idade e o sexo. Em primeiro lugar, é muito importante para o diagnóstico e tratamento da obesidade saber onde o tecido adiposo se acumula no corpo. A forma como o tecido adiposo se acumula no corpo pode ser dividido em dois como tipo maçã e tipo pêra. Na obesidade tipo maçã, a gordura se acumula ao redor da barriga. Na obesidade tipo pêra, observa-se que se acumula nos quadris e coxas. No entanto, a gordura acumulada ao redor do umbigo é considerada mais perigosa do que a gordura acumulada nos quadris e coxas e tem um risco maior de desenvolver doenças cardíacas.
Fatores a considerar além do índice de massa corporal?
A gordura acumulada no corpo produz hormônios que são prejudiciais para o corpo. Especialmente a gordura na cintura pode levar a muitos problemas de saúde. Além do valor do índice de massa corporal, o valor da circunferência da cintura fornece informações sobre o grau de obesidade. A proporção de tecido muscular saudável para o tecido adiposo prejudicial também é importante no cálculo da obesidade. Um homem adulto é esperado ter 12-18% de gordura corporal e uma mulher é esperada para ter 20-28% de gordura corporal. Quando a proporção de gordura corporal excede 25% nos homens e 30% nas mulheres, está associada à obesidade.
Calculando o índice de peso da altura nas crianças
O índice de massa corporal em crianças e jovens pode variar dependendo da idade e sexo. Níveis elevados de gordura corporal, especialmente em crianças, podem levar a doenças relacionadas ao peso e sérios problemas de saúde. Da mesma forma, uma criança que é muito magra também pode causar problemas de saúde. A altura e o peso das crianças são monitorados por pediatras (Saúde e Doenças da Criança) utilizando curvas de percentil.