Câncer renal O que é câncer de rim?
Câncer renal O que é câncer de rim? A principal função do rim é produzir urina a partir de resíduos após a filtragem do sangue e manter o equilíbrio de certos minerais no sangue. O câncer de rim é um crescimento anormal e proliferação descontrolada de células que desempenham suas funções normais, perdendo sua função e forma. Sabe-se que o tabagismo e a obesidade aumentam o risco de câncer renal, embora não haja informações definitivas sobre as causas de sua ocorrência. Além disso, aqueles com parentes de primeiro grau com câncer renal e pessoas com pressão arterial elevada também são considerados no grupo de risco para câncer renal. Nos estágios iniciais, o câncer pode progredir silenciosamente sem quaisquer sintomas. Alguns cânceres renais ainda não são sintomáticos em um estágio inicial, mas são detectados durante exames de saúde e testes regulares por diferentes razões relacionadas a essa área. Por conseguinte, os controlos de saúde regulares são extremamente importantes. Graças a estes exames, o cancro renal detectado numa fase precoce pode ser tratado com uma taxa de sucesso muito elevada.
Causas O que causa câncer de rim?
Embora o aumento dos tumores renais, que constituem aproximadamente 4% de todos os cânceres, tenha atraído a atenção nos últimos anos, capturar esses cânceres em um estágio inicial e o tratamento cirúrgico ajuda a alcançar resultados bem-sucedidos. O tabagismo é o principal fator de risco para câncer renal. Obesidade, hipertensão arterial, história familiar de câncer renal, fatores ambientais e exposição a vários produtos químicos e algumas síndromes genéticas também são considerados entre os fatores de risco para o câncer renal.
Sintomas Quais são os sintomas do câncer de rim?
A maioria das pessoas com câncer renal não apresenta nenhum sintoma até que o câncer esteja avançado, e quase todos os cânceres renais em estágio inicial são detectados por uma TC, ultrassonografia ou ressonância magnética realizada por outro motivo. No entanto, tumores avançados podem causar alguns
Sintomas. Estes sintomas incluem: • Sangue na urina (hematúria) • Perda de peso não planejada e perda de apetite • Fadiga, fadiga rápida • Dor nas costas e dor lateral sem motivo aparente • Massa palpável nos flancos ou abdómen • Dor abdominal intensa • Febre alta que não vai embora
Em estágios avançados do câncer renal, os sintomas relacionados aos órgãos afetados podem ocorrer como resultado da metástase de tecidos tumorais. A metástase em órgãos distantes pode resultar em dificuldade respiratória, expectoração sanguinolenta e dor em outras partes do corpo.
Métodos de diagnóstico Como é diagnosticado o câncer renal?
Os cânceres renais são assintomáticos em seus estágios iniciais. Hoje, graças ao desenvolvimento de métodos de imagem e exames regulares de saúde, a maioria dos pequenos tumores é detectada por acaso. Em indivíduos que negligenciam os exames de saúde regulares, o câncer renal muitas vezes não é detectado e pode progredir despercebido por muitos anos. Portanto, se condições suspeitas forem detectadas após um exame de ultrassonografia por qualquer motivo, a tomografia computadorizada (TC) é usada para confirmar o diagnóstico. Os exames de RM podem ser usados em pacientes sensíveis ao agente de contraste que pode ser administrado em tomografias computadorizadas, mas também podem ser usados para angiografia virtual para visualizar os vasos. Além disso, exames ultrassonográficos também podem ser usados para visualizar tumores císticos, embora tenham pouco papel na avaliação do câncer renal. Para confirmar e elaborar o diagnóstico de câncer renal, seu médico também pode usar vários exames de sangue e urina após o histórico médico e exame. Além disso, uma biopsia com uma agulha fina pode ser recomendada pelo seu médico em alguns casos onde o tratamento será decidido.
Estágios do câncer Estágios do câncer de rim
O estágio do câncer renal é importante em seu diagnóstico e tratamento. Por esta razão, o médico primeiro realiza o estadiamento para determinar o estágio da doença. Os métodos de tratamento são avaliados de acordo com o estágio do câncer.
Estágio 1: No primeiro estágio do câncer renal, o tecido tumoral é limitado ao rim. Seu tamanho não é superior a 7 cm.
Estágio 2: No segundo estágio do câncer renal, o tumor ainda está confinado ao rim. Não há disseminação para órgãos ou linfonodos próximos. No entanto, o tamanho dos tecidos tumorais é maior que 7 cm.
Estágio 3: No terceiro estágio do câncer renal, os tecidos tumorais começaram a se espalhar ao redor do rim, em grandes vasos como a veia renal (veia renal) ou a veia principal (veia cava) bem como o rim ou nas estruturas que cercam o rim (fáscia de Gerota)mas não há metástase de órgãos distantes. Pode haver disseminação de linfonodos.
Estágio 4: Nesta fase, o câncer está crescendo fora das estruturas que cercam o rim sem metástase de órgãos distantes, independentemente da metástase linfonodal, ou tem metástase para órgãos distantes.
Métodos de tratamento Como o câncer de rim é tratado?
O tratamento do cancro renal pode variar de pessoa para pessoa, de acordo com a fase da doença e as características médicas do paciente; é planeado de acordo com critérios diferentes que variam de paciente para paciente, tais como a posição do tumor no rim, seu tamanho, grau e se ele se espalhou para outros órgãos. Entretanto, a cirurgia, que visa remover o tumor, é o primeiro passo no protocolo de tratamento. Especialmente em tumores pequenos, a cirurgia chamada nefrectomia parcial, na qual o rim é preservado e apenas o tumor é removido, é aceita como padrão-ouro. Este procedimento pode ser realizado por laparoscopia ou robótico. Para tumores maiores, a cirurgia é planejada de acordo com a localização do tumor no rim. Se o tumor estiver localizado na área central onde a vascularização está presente, pode ser preferível remover todo o rim. No entanto, se o tumor estiver localizado perto das bordas do rim, o rim pode ser preferido pela realização de nefrectomia parcial.
Em alguns pacientes que não são adequados para cirurgia, também é possível destruir o tumor com métodos como radiofrequência, ablação, crioterapia. Em pacientes com metástases, certas drogas e quimioterapias que visam tecidos cancerosos podem ser usadas. Em doenças mais avançadas, procedimentos chamados de radioterapia e embolização da artéria renal podem ser realizados para melhorar a qualidade de vida do paciente e aliviar os sintomas.