Cólera O que é cólera?
Cólera O que é cólera? A cólera é uma doença transmitida quando uma bactéria chamada Vibrio cholerae contamina alimentos e bebidas. A cólera é uma das doenças mais perigosas que causa diarreia grave, desidratação e pode ser fatal se não tratada. A cólera é geralmente transmitida através de frutos do mar, alimentos e água potável contaminados com as bactérias. Embora a cólera não seja comum em nosso país, ela ainda é vista como um problema mais sério em outros países. Esta doença, que era bastante comum nos anos 1800 e causou muitas mortes, é menos comum graças aos sistemas de tratamento construídos em canais de água. A Organização Mundial da Saúde relata 1,3 milhão a 4 milhões de casos por ano. A cólera é mais comum em lugares onde há guerra, fome, superlotação e saneamento básico precário. É mais comum na África, no sul da Ásia e em alguns estados da América Latina. Se você quiser viajar para essas áreas, deve tomar precauções.
Causas Causas da cólera A cólera é causada por bactérias chamadas “Vibrio cholerae”
. A doença é fatal porque uma toxina poderosa produzida por estas bactérias, conhecida como Choleragen (CTX), une ao intestino delgado. O coleeragênio, CTX, interfere no sódio e no cloreto quando se liga às paredes intestinais. Quando as bactérias se ligam às paredes do intestino delgado, o corpo começa a secretar muita água, resultando em perda rápida de líquidos e sal com diarreia. As fontes de água contaminada, em particular, são uma das causas mais importantes da infecção por cólera. Além disso, frutas mal lavadas, legumes crus e outros alimentos também podem conter as bactérias que causam cólera. A cólera não é transmitida de pessoa para pessoa através do contato direto, mas pode ser transmitida de pessoa para pessoa através do contato com as fezes de uma pessoa infectada com infecção por cólera em alimentos ou água.
• Poluição dos recursos hídricos consumidos • Animais caçados em águas poluídas • Frutas e legumes cultivados em águas contaminadas com resíduos humanos • Marisco cru, como ostras ou caranguejos
• Isso é visto em países onde o uso de sifões não é generalizado.
Sintomas Sinais e sintomas de cólera
Os sintomas da cólera podem variar de pessoa para pessoa. Os sintomas podem começar dentro de algumas horas após a infecção ou podem começar depois de uma semana. Os sintomas da cólera são geralmente leves, mas em algumas pessoas podem ser graves. As bactérias da cólera são observadas às vezes como sintomas suaves, quando às vezes não causarem nenhuns sintomas. Desempenha um papel importante na propagação da doença, mesmo que muitas pessoas infectadas não apresentem sintomas.
• Aceleração do batimento cardíaco • Cãibras musculares • Perda de elasticidade da pele • Rápida perda de peso • Pressão arterial baixa • Desidratação • Tontura
A desidratação devido à cólera pode levar ao choque e à morte em poucas horas, se não for tratada.
Métodos de diagnóstico Diagnóstico de cólera
O diagnóstico preciso da cólera é muito importante para que o paciente inicie o tratamento o mais rápido possível. A cólera tem o potencial de causar morte devido à desidratação grave. O médico pode pedir o histórico médico do paciente, se ele esteve recentemente em locais onde a cólera está presente e uma lista de alimentos que o paciente comeu nos últimos dias. Se o médico suspeitar de cólera, o paciente pode ser solicitado para alguns testes. Se o paciente tiver diarreia e vômitos graves, o médico definitivamente pedirá uma amostra de fezes. A amostra de fezes colhida do paciente pode ser vista usando um microscópio especial.
Métodos de tratamento Tratamento de cólera
Uma vez que a cólera é diagnosticada, o tratamento deve ser iniciado imediatamente. A razão mais importante pela qual a cólera é fatal é que causa desidratação no corpo. Por esta razão, uma vez que a doença é diagnosticada, o tratamento deve ser iniciado imediatamente conforme prescrito pelo médico. No tratamento da cólera, a prioridade é restaurar o líquido perdido do paciente para o corpo. Fluidos contendo uma mistura de açúcar e sal são dados ao paciente como soro. Além da terapia com soro, vários antibióticos também são usados no tratamento da cólera.







