Como a obesidade ameaça a saúde do seu filho
A obesidade em crianças causa muitos problemas de saúde, desde doenças cardíacas até problemas respiratórios. Leia este artigo para obter informações sobre o impacto da obesidade em crianças e o que você precisa saber sobre o tratamento.
Consequências da obesidade em crianças
Seu filho pode ter uma dieta pouco saudável e ganhar peso rapidamente. Alimentos açucarados especialmente prontos e processados são uma das razões pelas quais seu filho ganha peso. Por exemplo, se o seu filho está constantemente comendo doces e chocolate, você deve parar ele/ ela. Porque a obesidade pode bater à porta depois de um curto período de tempo. A obesidade tem muitos danos para crianças, bem como adultos. Na obesidade, ocorrem algumas alterações hormonais devido ao aumento da massa gorda corporal. Estas alterações hormonais são as seguintes:
Função reprodutiva prejudicada
A puberdade pode se desenvolver mais cedo do que o normal em crianças com obesidade. Além da puberdade precoce em meninas obesas, o crescimento do cabelo e irregularidades menstruais também podem ocorrer. O excesso de peso também pode levar ao atraso da puberdade.
Secreção excessiva de insulina
O aumento da secreção de insulina faz com que a diabetes se desenvolva em crianças. Se houver diabetes na família, a probabilidade dessa condição aumenta ainda mais. O aumento da cor marrom é visto nas áreas dobradas da pele, como axilas e pescoço, devido ao aumento da secreção de insulina. Esta imagem pode ser corrigida com perda de peso.
Problemas de saúde causados pela obesidade em crianças
• Podem ocorrer hipertensão arterial, hiperlipidemia (níveis elevados de gordura no sangue), distúrbios respiratórios, diabetes, distúrbios ortopédicos e transtornos psicossociais.
• A obesidade afeta vários órgãos e sistemas em crianças e adolescentes. 10-30 por cento das crianças obesas têm hipertensão. Crianças obesas têm um aumento no colesterol ruim (LDL-colesterol) e uma diminuição no colesterol bom (HDL-colesterol).
Devido ao aumento das gorduras; um aumento na incidência de
doenças cardiovasculares, fígado gordo e doenças da vesícula biliar podem ocorrer. • Em meninas com obesidade, a menstruação precoce pode ocorrer devido ao
desenvolvimento ósseo precoce. Além disso, períodos perdidos e vários distúrbios menstruais estão entre as queixas comuns.
• Em crianças obesas e jovens, vários distúrbios ortopédicos também podem ocorrer devido à carga excessiva nas articulações devido ao ganho de peso.
• O excesso de peso reduz a mobilidade em crianças, prejudicando as funções respiratórias e aumentando a carga no coração. A inatividade resultante dessa diminuição reduz ainda mais o consumo de energia e cria um ciclo vicioso.
• O ganho de peso rápido é um fator de risco importante para o desenvolvimento de doenças respiratórias frequentes. Em pessoas com obesidade grave, a parada respiratória durante o sono pode ocorrer e levar a problemas sérios.
• A obesidade também causa alguns distúrbios psicológicos. Essas crianças podem se tornar mais retraídas em ambientes sociais e sua abordagem ao sexo oposto pode se deteriorar.
Como as crianças com sobrepeso perdem peso?
O tratamento da obesidade deve ser realizado em cooperação com o nutricionista, médico e indivíduo. O objetivo mais importante do tratamento é garantir o controle de peso ao longo da vida e tornar a nutrição adequada e os esportes um modo de vida. Isso requer restrição de energia suficiente para garantir o crescimento normal. Estabelecer uma dieta e mudar o estilo de vida deve envolver toda a família.
Perder e ganhar peso também é inconveniente
O ganho e a perda de peso contínuos igualmente têm efeitos prejudiciais na forma e no metabolismo do corpo. Consequentemente, o ganho e a perda de peso devem ser evitados. O ganho de peso após a perda de peso reduz a massa muscular no corpo. Peso recuperado retorna ao corpo como gordura. Como o ganho de peso e a perda de peso são inconvenientes, deve-se estar pronto para um programa contínuo e lento de perda de peso.
O papel do médico no tratamento da obesidade
Uma criança com excesso de peso deve estar sob supervisão médica. Inicialmente, deve- se realizar histórico nutricional, história familiar, exames do sistema, histórico de atividade física, avaliação dos registros de crescimento e algumas investigações laboratoriais. O histórico nutricional da criança é importante. Porque algumas crianças ganham peso mesmo que não comam uma grande quantidade de comida, porque a comida que eles tomam contém altos níveis de carboidratos e gorduras. O seu médico irá perguntar sobre
os hábitos alimentares da família, a
presença de outra pessoa obesa na família, história familiar de doença cardiovascular e diabetes e avaliar a atividade física e o estado mental do seu filho.
Recorde de crescimento deve ser conhecido
O registro de crescimento do seu filho deve ser revisto. Crianças com obesidade geralmente crescem mais rápido que seus pares da mesma idade e sexo. No entanto, a sua altura adulta está geralmente dentro dos limites normais. Alguns exames laboratoriais devem ser realizados em crianças obesas para avaliar se a obesidade é devida a um distúrbio hormonal ou se algum distúrbio hormonal se desenvolve como resultado da obesidade.