Como fazer um teste para apneia do sono?
Como fazer um teste para apneia do sono? Se você não pode controlar seu diabetes, se sua pressão arterial não cai mesmo que você tome sua medicação, se você se queixa de fadiga durante todo o dia, você deve ter a sua qualidade do sono medida. Porque a síndrome da apneia do sono pode ser responsável por suas queixas.
O que é apneia do sono?
Se você não pode controlar seu diabetes, se sua pressão arterial não cai mesmo que você tome sua medicação, se você se queixa de fadiga durante todo o dia, você deve ter a sua qualidade do sono medida. Porque a síndrome da apneia do sono pode ser responsável por suas queixas. A síndrome da apneia do sono, que é definida como parada respiratória por mais de 10 segundos durante o sono, pode causar uma série de problemas graves, desde diabetes descontrolada até pressão arterial, desde acidente vascular cerebral durante o sono até a morte. A apneia do sono é mais comum com o aumento da idade e peso. A síndrome da apneia do sono é mais comum em homens e pessoas com uma circunferência grande do pescoço, mandíbulas pequenas ou recuadas, pessoas obesas e pessoas com uma língua pequena ou grandes amígdalas.
Sintomas de apneia do sono
Sintomas clássicos da síndrome da apneia do sono:
• Ronco e sono parada respiratória, • Sonolência diurna, • Sentindo que você dorme, mas não descansa o suficiente, • Suor da cabeça e pescoço à noite, • Acordar com uma dor de cabeça, • Viagens frequentes ao banheiro à noite, • Pressão arterial elevada, • Palpitações à noite, por exemplo.
Como fazer um teste para apneia do sono? :Como a apneia do sono é diagnosticada passo a passo?
Quando uma pessoa com problemas de sono visita um médico, uma avaliação é realizada primeiro. Um exame do trato respiratório superior é realizado. Após a avaliação, a pessoa é levada para um laboratório do sono. Aqui, os testes de sono chamados “polissonografia” são realizado. O sono do paciente é monitorado com eletrodos ligados a várias partes do corpo. Os dispositivos ajudam a medir a pressão arterial, monitorar a função erétil e determinar se os problemas do sono estão relacionados à posição do sono. Os eletrodos precisam ser conectados 1 hora antes do sono. O tempo de gravação é geralmente de 6 a 7 horas. Até 4 horas de sono de qualidade são suficientes para obter resultados. Os números de apneia e hipopneia são importantes no diagnóstico da doença. Parar de respirar durante o sono é definido como apneia e desacelerar como hipopneia. Se houver mais de cinco paradas respiratórias dentro de 1 hora, a pessoa é diagnosticada com apneia do sono.
Como a apneia do sono é diagnosticada?
O exame, que pode ser realizado em um centro de sono ou em casa com dispositivos portáteis, monitora a atividade cerebral conectando vários eletrodos para medir a qualidade do sono. Estudos mostram que em pessoas com síndrome da apneia do sono, o sistema nervoso central não estimula suficientemente os músculos que mantêm o palato mole aberto durante a noite. Como resultado, os músculos relaxam e as vias aéreas se estreitam. Assim, ocorre a síndrome da apneia do sono. A síndrome da apneia do sono pode ser leve, moderada e grave. Isto é determinado dividindo o número de paragens respiratórias pelo número de horas de sono. Se o número de apnéias for inferior a cinco, é classificado como normal, acima de 15 como moderado e acima de 30 como severo. O segundo fator que determina a gravidade é uma diminuição na quantidade de oxigênio no sangue.
Como fazer um teste para apneia do sono? :Coisas a considerar antes de um teste de sono
Eis o que precisa de ser feito antes de um teste do sono:
• Um jantar leve deve ser comido, mas a pessoa não deve morrer de fome. • Muito chá e café não devem ser consumidos. • Nenhum medicamento deve ser usado para interromper o sono e o especialista em sono deve ser informado sobre os medicamentos usados continuamente. • A pele deve estar limpa. Os homens devem se barbear tarde. Porque as barbas que crescem de manhã podem desalojar os eletrodos. • Os asmáticos devem informar o especialista sobre sua condição. Porque o odor da cola usada para prender os eletrodos ao corpo pode perturbá-los. Neste caso, outro adesivo é preferido.
Teste de apneia do sono
A doença é classificada de acordo com o número de apnéias vistas no teste do sono. No teste do sono, o número de apnéias que ocorrem em 1 hora é examinado. A parada respiratória entre 5-15 é considerada leve, 15-30 é considerada moderada e mais de 30 é
Apneia do sono considerada grave. A apneia do sono leve e moderada pode se beneficiar da cirurgia. No entanto, na apneia grave, a pessoa não pode se beneficiar muito da cirurgia. Essas pessoas precisam usar dispositivos de pressão contínua chamados CPAP (pressão positiva contínua das vias aéreas) ou BPAP (pressão bi-nível). Se os resultados do teste de sono e exame físico mostrarem que a síndrome da apneia pode ser tratada com métodos cirúrgicos, os otorrinolaringologistas entram em ação. Durante o exame, o otorrinolaringologista detecta achados nas áreas do nariz, nasal e garganta que podem causar ronco. Então, com um dispositivo endoscópico macio chamado endoscópio flexível, que é avançado através do nariz, as regiões nasal e nasal e a região do palato mole, garganta, raiz da língua, laringe, que é a entrada para a traqueia, e as regiões onde as cordas vocais estão localizadas são examinadas. São identificados locais que podem causar colapso nessas áreas.
Como fazer um teste para apneia do sono? :Tratamento da apneia do sono com máscaras
Nos casos que requerem tratamento médico, as pessoas usam uma máscara antes de dormir à noite. Essas máscaras têm vários nomes de acordo com suas funções. O CPAP mantém a via aérea aberta, fornecendo pressão contínua. O BPAP previne a apneia com sua pressão de dois níveis, levando em consideração a diferença de pressão entre inalação e expiração. A máscara APAP ajusta automaticamente a pressão de acordo com a mudança na respiração da pessoa. Graças a essas máscaras, as pessoas se livram da síndrome da apneia do sono e do desconforto que ela causa. Eles não sentem fadiga e fraqueza ao longo do dia porque dormem com qualidade.
O que é uma máscara de CPAP e como ela é aplicada?
Este dispositivo, chamado de pressão positiva contínua das vias aéreas, impede que a via aérea superior se feche com ar comprimido. Previne o colapso das vias aéreas e melhora a qualidade do sono. Assim, as queixas como pressão arterial, palpitações e sonolência são eliminadas. As pessoas que recebem CPAP são controladas por até 6 meses. 3-4 meses após a cirurgia, um teste de sono é realizado novamente para determinar a melhora. CPAP é preferido se o índice de hipopneia apneica estiver acima de 30. Se esse número estiver acima de 30 e as narinas estiverem bloqueadas, o uso da CPAP proporciona resultados mais efetivos após intervenção cirúrgica nesses pacientes.