Como praticar exercícios de respiração adequada?
Você pode viver uma vida mais saudável e aumentar sua capacidade respiratória aprendendo a respirar diafragmáticamente com os exercícios de respiração corretos.
Respire saudável com exercícios respiratórios
Sabe-se que o uso de máscaras salva vidas em todo o mundo durante o período da pandemia. No entanto, as máscaras que usamos dificultam a respiração saudável. Mas você não está indefeso nessa situação. Com exercícios simples para apoiar a respiração, podemos fortalecer os músculos respiratórios e facilitar o nosso dia-a-dia.
Fortaleça seu diafragma com exercícios de respiração
O músculo mais importante no fortalecimento dos músculos respiratórios é o músculo diafragma. Como o diafragma é uma estrutura muito eficaz na respiração, precisamos fortalecê-lo. Para o exercício de diafragma, colocamos uma mão no peito e a outra no abdômen, três a quatro dedos abaixo do esterno. Ao respirar, focamos na mão no abdômen em movimento e a mão no peito não se movendo. Não tentamos respirar muito fundo. Com uma respiração relaxada, vamos tentar empurrar nossa mão em nossa barriga inflando nossa barriga. Vamos inspirar pelo nariz e expirar pela boca, roncando ligeiramente os lábios. Podemos fortalecer nosso diafragma em uma semana praticando pelo menos três vezes por dia para vinte respirações cada. Como outros músculos do nosso corpo, o músculo diafragma perde a sua força quando não é exercitado, por isso devemos fazer exercícios respiratórios regularmente todos os dias para um diafragma forte e um corpo saudável.
Outro exercício de abertura da respiração
Em outro exercício, colocamos as mãos na cintura logo abaixo do final das costelas. Aplicamos resistência leve de ambos os lados. Ao respirar pelo nariz, inflamos o abdômen empurrando as mãos para os lados. Então, como no outro exercício, expiramos pela boca. A primeira vez que você fizer esses exercícios, você deve fazê-los em uma posição sentada ereta, com os ombros relaxados e o peito aberto. Pode ser difícil no começo, mas você vai se acostumar quando fizer isso várias vezes. Uma vez que você se acostumar com isso, você será capaz de fazê-lo a qualquer momento durante o dia, enquanto você está fazendo alguma coisa, enquanto caminha, sem a necessidade de apoiar-se com as mãos. Se esses exercícios são fáceis para você e você quer fortalecer ainda mais o
músculo diafragma, você pode obter apoio de bandas chamadas faixas de resistência. Colocamos nossa faixa de resistência em nossa cintura e a esticamos segurando-a na diagonal na frente do corpo com as duas mãos. Desta forma, inspiramos através do nariz e da boca. Lembre-se de que a localização da faixa deve estar em nosso abdômen, três a quatro dedos abaixo do esterno. Você pode ajustar a resistência da banda apertando e soltando-a ao seu gosto.
Trabalhe seus músculos intercostais com exercícios respiratórios
Temos músculos da parede torácica que movem as costelas, chamados de músculos intercostais, que ajudam nosso músculo diafragma, que é ativo na respiração. Exercitar esses músculos é tão importante quanto exercitar o diafragma. Para fazer isso, colocamos as mãos mais altas desta vez, sobre nossas costelas. Depois de dar resistência às mãos de ambos os lados, inspiramos através do nariz e expiramos pela boca, franzindo os lábios. Ao inalar, tentamos inflar nossas costelas inflando nosso peito. Novamente, se este exercício for muito leve para você, você pode fazer o mesmo passando a faixa de resistência sob as axilas, comprimindo o peito e inspirando pelo nariz e pela boca. Você pode praticar esses movimentos três vezes ao dia por 10 repetições. Depois disso, antes de terminar o exercício, você também pode fazer um exercício para mobilizar a caixa torácica. Sentado em uma posição vertical, coloque as mãos sobre os joelhos. Ao inspirar, abra o peito jogando a cabeça para trás. Ao expirar, aproxime o queixo do peito abaixando o pescoço e se curvando. Você pode fazer esse exercício três vezes ao dia por 10 repetições depois de treinar o diafragma e os músculos intercostais.
Prepare-se para o exercício respiratório
É muito importante sentar-se confortavelmente e com apoio antes de iniciar os exercícios respiratórios. Se necessário, prepare-se em uma elevação, preservando as curvas naturais da coluna e dê a si mesmo tempo para fazê-lo. Não hesite em mudar de posição se você não estiver confortável em uma pose. Você pode completar sua preparação fechando lentamente os olhos, mas se esse método for difícil para você, você pode começar focando em um ponto ao nível dos olhos.