Condições que requerem cirurgia de mioma
Condições que requerem cirurgia de mioma Os miomas, definidos como tumores benignos originários do tecido muscular do útero, são bastante comuns. Tanto que os miomas são detectados em aproximadamente uma em cada quatro mulheres no nosso país.
Curiosidades sobre os miomas
Os miomas são mais comuns em mulheres na faixa etária reprodutiva de 25-45 anos. A razão para isso é o hormônio estrogênio secretado durante a idade reprodutiva. Com a retirada do estrogênio do corpo com a menopausa, o crescimento dos miomas pára. Se os miomas só causarem problemas como aumento do sangramento menstrual e dor, o tratamento para estes é suficiente. No entanto, há alguns casos em que é muito importante remover miomas cirurgicamente, porque se for tarde demais, o tipo de cirurgia muda e o útero pode ter que ser removido.
Miomas são menos comuns em mulheres atléticas
Estudos atuais ainda não conseguem explicar as causas dos miomas. No entanto, o fato de os miomas serem mais comuns em mulheres sedentárias e obesas, mas menos comuns em mulheres atléticas, sugere que a atividade muscular é importante na prevenção dos miomas. Aproximadamente 25 em cada 100 mulheres têm miomas, pequenos ou grandes em diâmetro, poucos ou muitos. O tamanho e a taxa de crescimento dos miomas diferem em todas as mulheres. Tanto que os miomas podem atingir tamanhos que variam de 1 a 2 cm para cobrir todo o útero e preencher o abdômen. Eles também podem aumentar o útero como uma única peça ou aparecer como vários pedaços. É considerado normal que os miomas cresçam 1-2 cm por ano, mas se crescerem 1,5-2 vezes ao ano, isso pode ser um sinal de um problema importante como o câncer (sarcoma).
Pequena chance de miomas se transformarem em câncer
A presença de miomas nem sempre é motivo para cirurgia. Isto é porque a probabilidade de miomas se desenvolverem em câncer é muito baixa em 1-1,5 por cento. Além disso, miomas que são removidos cirurgicamente em mulheres em idade reprodutiva têm risco de se desenvolver novamente até a menopausa. Por esta razão, a remoção cirúrgica de miomas não é preferida, especialmente em mulheres em idade reprodutiva, se não causarem desconforto ou outros efeitos negativos. Em vez de cirurgia imediata, é melhor seguir os miomas regularmente e eliminá-los com medicação ou outros métodos se causarem problemas como sangramento e irregularidades menstruais.
A presença de miomas não é motivo para tratamento. Os miomas só podem ser removidos cirurgicamente em alguns casos. Estes são;
Se previne a gravidez:
Se os miomas estiverem presentes, apesar de não haver outro motivo e a pessoa não conseguir engravidar, a cirurgia é decidida.
Se causar aborto espontâneo: Deve ser tomado se ocorrer aborto espontâneo ou abortos espontâneos, mesmo que a pessoa esteja grávida.
Se crescer rapidamente: Se os miomas crescerem a uma taxa de 1,5 -2 vezes por ano, há um alto risco de se transformar em câncer (sarcoma). Portanto, a cirurgia é decidida considerando esse risco.
Se causar um aumento sério no sangramento menstrual: Se interromper o sangramento menstrual de uma forma que reduza a qualidade de vida ou cause anemia, a pessoa precisa ser operada.
Se comprimir os órgãos circundantes: Dependendo do tamanho e localização do mioma, ele dá sintomas por compressão dos órgãos circundantes. Causa micção frequente devido à pressão na bexiga, incapacidade de esvaziar a bexiga comprimindo a uretra, constipação por compressão do intestino grosso e dor por compressão dos nervos circundantes. Nestes casos, a cirurgia é decidida.
Sintomas de miomas
Os miomas são geralmente assintomáticos e são frequentemente detectados por acaso durante exames ginecológicos. No entanto, podem também causar vários sintomas em paralelo com o seu crescimento. Estes incluem;
• Aumento do sangramento menstrual, • Sangramento intermenstrual entre a menstruação, • Sangramento após a relação sexual, • Micção frequente ou dificuldade em urinar, • Aumento ou inchaço abdominal, • Dor no cóccix durante a menstruação ou durante a relação sexual, • Anemia devido ao aumento do sangramento durante a menstruação, • Constipação devido à compressão da última parte do intestino grosso.
Não é necessário remover o útero em cirurgia de miomas!
Se os miomas não são muito grandes, a operação é realizada fechada com laparoscopia. Isso ocorre porque a laparoscopia oferece vantagens ao paciente. As vantagens de A laparoscopia não inclui grandes incisões na pele, menos dor, menos sangramento e menor risco de infecção, bem como alta precoce do hospital e retomada precoce do trabalho. Além disso, a laparoscopia não afeta a gravidez, pois há menos adesão. Não há necessidade de remover o útero em cirurgias com miomas. Hoje em dia, os médicos não removem mais órgãos que não são problemáticos. Por exemplo, no câncer de mama, apenas a área cancerosa é removida, não toda a mama como no passado. Neste contexto, independentemente da idade da pessoa, é suficiente remover apenas miomas, não o útero.







