Conjuntivite em crianças O que é conjuntivite em crianças?
Conjuntivite em crianças O que é conjuntivite em crianças? A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva do olho. A conjuntiva é a membrana que cobre o interior das pálpebras e do globo ocular. A conjuntivite também é conhecida como “doença dos olhos rosados” porque um olho com conjuntivite parece rosa ou vermelho. Em crianças, a condição é frequentemente classificada como conjuntivite neonatal ou conjuntivite infantil. Existem diferentes causas e tratamentos para cada grupo.
Variedades Quais são os tipos de conjuntivite em crianças? Conjuntivite química
É uma condição causada pela irritação dos colírios administrados aos recém-nascidos que ajudam a prevenir infecções bacterianas nos olhos. Os olhos são geralmente vermelhos e inflamados, começando algumas horas depois que as gotas são colocadas no olho. Os sintomas geralmente começam nas primeiras 24 horas e terminam dentro de 48 horas. Este tipo de conjuntivite geralmente desaparece por conta própria e nenhum tratamento é necessário.
Conjuntivite gonocócica
É uma condição causada por bactérias chamadas Neisseria gonorrhoeae. O bebê pode ser exposto a esse tipo de bactéria durante o parto vaginal. A conjuntivite gonocócica causa olhos muito vermelhos com inchaço das pálpebras e uma descarga espessa de líquido viscoso. Os sintomas geralmente começam cerca de 24-48 horas após o nascimento. Este tipo de conjuntivite pode ser prevenido com colírios aplicados ao bebê após o nascimento.
Inclusão Conjuntivite
É causada por bactérias chamadas Chlamydia trachomatis. Os sintomas incluem olhos vermelhos, pálpebras inchadas e líquido de cor clara escorrendo das pálpebras. Os sintomas geralmente começam 5 a 14 dias após o nascimento.
Outras infecções bacterianas
Após a primeira semana de vida, outras bactérias também podem causar conjuntivite em recém-nascidos. Nestas infecções bacterianas, a vermelhidão dos olhos é geralmente acompanhada de corrimento. O tratamento depende do tipo de bactéria que causa a infecção. O tratamento pode incluir frequentemente compressas com gotas ou pomadas antibióticas no olho.
Conjuntivite infantil
A conjuntivite, que pode ser definida como inflamação da conjuntiva e também pode ser um sinal de infecção, é um problema comum na infância. Alguns tipos de conjuntivite também podem ser vistos em surtos em locais públicos, como playgroups e escolas.
As causas mais comuns de conjuntivite infantil
• Bactéria
Staphylococcus aureus, gripe de Haemophilus, Streptococcus pneumoniae etc.
• Vírus
Adenovírus, herpesvírus etc.
• Alergias
Sintomas Quais são os sintomas da conjuntivite em crianças?
Embora possa ser diferente para cada criança, os sintomas mais comuns da conjuntivite são os seguintes:
• Olhos irritados e com comichão • Inchaço das pálpebras • Vermelhidão da conjuntiva • Dor ao olhar para a luz, evitando a luz • Queimando nos olhos • Pálpebras presas juntas pela manhã • Secreção clara ou esverdeada dos olhos • Espirros e corrimento nasal causados por alergias • Secreção fibrosa dos olhos causada por alergias
Métodos de diagnóstico Quais são os métodos diagnósticos para conjuntivite em crianças?
Se houver suspeita de conjuntivite, o médico pode diagnosticá-la por exame físico após obter informações sobre o histórico de saúde do seu filho. Em alguns casos, uma amostra da descarga pode ser tomada e testada para investigar a causa da infecção.
Métodos de tratamento Quais são os métodos de tratamento para conjuntivite em crianças?
Dependendo dos sintomas da criança, idade, estado geral de saúde e condição da doença, o tratamento do paciente é iniciado com o método considerado apropriado pelo médico. Estes são;
Infecção Bacteriana
Pode ser tratado com colírios antibióticos.
Geralmente não é necessário tratamento, mas em alguns casos podem ser usados colírios antivirais. Em alguns casos, colírios antibióticos podem ser usados para ajudar a prevenir uma infecção bacteriana secundária.
Reação Alérgica
As alergias podem ser tratadas com medicamentos orais ou colírios.
Infecção por herpes
Seu filho pode precisar ser avaliado por um oftalmologista. Ele pode receber medicamentos orais e colírios. Se a condição for causada por uma infecção, a infecção pode ser transferida de um olho para outro espontaneamente ou tocando a secreção do olho. Também pode ser transmitida a outras pessoas em casos de infecção. Mesmo que o tratamento seja iniciado, a secreção ocular ainda pode ser contagiosa por 24 a 48 horas. Para evitar a propagação da infecção, lave as mãos com frequência ao cuidar do seu filho. Certifique-se de que ele não toque nos olhos. Certifique-se de que seu filho lave a mãos muitas vezes.