Cuidado com o aneurisma da aorta abdominal!
Cuidado com o aneurisma da aorta abdominal! O aneurisma da aorta abdominal, que é uma condição insidiosa porque geralmente não apresenta sintomas, é uma condição perigosa que pode levar vidas.
O que é um aneurisma?
Para definir um aneurisma, precisamos olhar para a estrutura vascular do corpo. A aorta, a artéria principal que vem do coração, se curva através do peito e desce pelo lado esquerdo da medula espinhal. No abdômen, ao nível do umbigo, a aorta se divide em dois ramos e vai para as pernas direita e esquerda. Assim, ele entrega o sangue bombeado pelo coração para o corpo e os tecidos. Dependendo de onde passa, a aorta, que tem cerca de 2,5-3 cm de diâmetro, pode ser ampliada. Quando o diâmetro do vaso aórtico aumenta em mais de 50%, ele é chamado de aneurisma. Em geral, o aneurisma é definido como um aumento no diâmetro do vaso acima de 4 cm, enquanto larguras de 5 cm e acima chamam a atenção como situações que exigem intervenção.
O que é um aneurisma da aorta abdominal?
A principal causa de um aneurisma é a aterosclerose (endurecimento das artérias) e pressão arterial alta descontrolada. A parede do vaso perde sua estrutura flexível, integridade e resistência devido a esses dois fatores. Aneurismas ocorrem frequentemente na aorta abdominal, i.e. a região abdominal e na região do coração conhecida como aorta ascendente. Um aneurisma geralmente não causa queixas. Se o diâmetro do vaso aumenta para 5 cm ou mais, a parede do vaso começa a se afinar e perde sua força. O aneurisma pode estourar devido à pressão da pressão sanguínea ou uma ruptura pode ocorrer ao longo da parede interna do vaso. Cuidado com o aneurisma
O aneurisma da aorta abdominal é mais comum em homens
O aneurisma da aorta abdominal, popularmente conhecido como “balonismo”, é visto em uma alta taxa de 5-10% em homens com mais de 65 anos. Desconhece-se a razão pela qual o aneurisma é mais comum nos homens. Os factores de risco para o aneurisma da aorta abdominal podem ser enumerados do seguinte modo: História anterior desta doença na família da pessoa,
• Idade avançada,
• Pressão arterial elevada, • Cigarro, • Tecido conjuntivo ou doença pulmonar crônica (DPOC), • Colesterol alto, • Constipação persistente.
Sintomas de aneurisma da aorta abdominal
Aneurismas da aorta abdominal são frequentemente detectados durante testes para outras doenças. As pessoas com excesso de peso, em particular, não sabem que estão carregando uma “bomba” porque não podem sentir o sintoma abdominal “estalando”. Para o diagnóstico precoce, pessoas com fatores de risco, especialmente homens com mais de 60 anos, devem consultar um cirurgião cardiovascular para um exame e, se necessário, USG, TC ou IRM. Como um aneurisma é fatal, se a dor abdominal se desenvolver repentina e severamente, é sinal de ruptura e a pessoa deve ser levada ao hospital o mais rápido possível.
Tratamento passo a passo do aneurisma
Se os métodos ultrassonográficos indicarem a presença de um aneurisma, a imagem tomográfica é realizada para obter informações mais detalhadas. São acompanhados aneurismas com diâmetro de cerca de 4 cm. A medicação é prescrita para controlar a pressão arterial elevada. Se o diâmetro do vaso for superior a 5 cm, é realizada uma intervenção.
Cirurgia de aneurisma da aorta abdominal
Se o balonismo for superior a 5 cm, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica, pois existe um risco elevado de ruptura. A intervenção pode ser feita de duas formas: Cirurgia aberta e fechada. No método aberto, o abdômen é aberto e a parte balonada é removida e substituída por um recipiente artificial. No método fechado, o abdômen não é aberto, mas um stent-enxerto é inserido na parte inchada através da virilha, assim como um procedimento de angioplastia. Assim, a parte balonada é reparada. Comparado ao método aberto, o fechado pode reduzir o tempo de permanência em terapia intensiva e hospitalização. A pessoa pode retornar à sua/ sua vida diária mais rapidamente. Cuidado com o aneurisma