Cuidado com tumores cerebrais em crianças!
Os casos de tumores cerebrais ocorrem principalmente na infância. A maioria dos tumores do tronco cerebral, hipotálamo e tálamo ocorre na infância.
Cirurgia de tumor cerebral
Noventa por cento dos tumores do tronco cerebral, 85 por cento dos tumores hipotálamo e 50 por cento dos tumores do tálamo ocorrem neste período. Os tumores do tálamo são maioritariamente benignos em crianças e malignos em adultos. O tratamento é o seguinte: O “sistema de monitorização intraoperatória”, que ajuda a evitar danos nos tecidos na área a ser atravessada, é implementado por Neurofisiologistas. Durante a cirurgia, as vias que passam entre os vasos do cérebro têm funções. Por exemplo, ao passar pelo centro que move o braço, é importante não danificá-lo. Mais uma vez, os Neurofisiologistas determinam se algum dano foi feito. Esses especialistas colocam eletrodos no couro cabeludo do paciente e nos músculos dos braços e pernas. Durante a cirurgia, eles são sinalizados de cima e medidos de baixo. Portanto, se a área for pressionada um pouco demais, a situação é imediatamente reconhecida e a pressão é reduzida. Isso elimina o risco de paralisia após a operação. Dentro do tronco cerebral está o núcleo dos músculos que movem o rosto. Como pode ser danificado a qualquer momento, os cirurgiões usam um estimulador especial “caneta estimuladora”. O núcleo está localizado tocando-o com esta caneta. Teoricamente, a localização deste núcleo é conhecida, mas pode ser empurrada para a direita ou esquerda quando há um tumor. No ponto onde a localização é certa, o tumor pode ser operado sem tocar o núcleo. Com este método, quase não há possibilidade de paralisia facial no paciente após a cirurgia.
Tumores profundos
As fronteiras de 70 por cento de todos os tumores profundamente assentados não são muito bem definidas. Em outras palavras, a fronteira entre o tecido normal e o tumor é difícil de desenhar. Uma ressonância magnética é realizada na mesa de cirurgia com o crânio aberto. Isso permite que os cirurgiões vejam dentro do cérebro. Pequenas peças que são negligenciadas também podem ser detectadas dessa maneira. Isto fornece a vantagem de verificar a pessoa enquanto ele/ ela ainda está na mesa de operação e continuar a operação, se necessário. O uso de ultra-som durante a cirurgia também contribui para um resultado bem sucedido. Ser capaz de ver quais tecidos são empurrados diretamente acima do tecido cerebral ajuda a
médico.
O cérebro pode ser endoscópico?
A cirurgia endoscópica é usada na cirurgia do cérebro-espinal medula-nervo para tumores difíceis de alcançar localizados no cérebro, acumulações fluidas espinais na medula espinal e na cirurgia da pescoço-cintura-para trás. Na cirurgia endoscópica, uma pequena incisão é feita e a área é claramente e amplamente visualizada usando um sistema de imagem de fonte de luz e fibra óptica. A patologia na área é removida com instrumentos enviados através de uma haste fina de 10-15 cm de comprimento chamada endoscópio.
Vamos conhecer o nosso cérebro
Nosso cérebro é composto de diferentes partes. Algumas das partes que fornecem algumas de nossas funções estão localizadas na superfície do cérebro, enquanto outras estão localizadas no meio e abaixo do cérebro. O mais importante dessas estruturas é o “tronco cerebral”. Todos os núcleos de respiração, deglutição, deglutição, movimentos oculares, sensações e movimentos dos músculos em nosso rosto estão localizados aqui. Em outras palavras, o controle principal está localizado no tronco cerebral. A segunda região profundamente localizada é o “tálamo”. Esta estrutura está localizada ligeiramente acima do tronco cerebral e novamente no centro do cérebro. As informações são recolhidas e interpretadas nesta região. Toda a informação proveniente das superfícies do cérebro também é avaliada aqui, feita apropriada e as ordens são dadas ao alvo necessário. A última região profunda é chamada de “hipotálamo”. Esta estrutura controla todos os hormônios em nosso corpo e os sentimentos de comer, beber, sede e fome. Ele atua como um laboratório onde o fluido e o sal em nosso corpo são constantemente analisados. Cada célula do nosso corpo contém uma certa quantidade de íons de sal. Como o nosso sangue circula através do nosso corpo, ele também passa pelo hipotálamo e usa-lo como um laboratório. As amostras de sangue são constantemente colhidas e analisadas. Se o teor de sal aumentar, é necessária água para diluí-lo e a pessoa sentir sede.
Se uma criança se queixa de dor de cabeça
Se uma criança se queixa de dor de cabeça persistente, este é um achado que não deve ser negligenciado. “O exame deve procurar sinais de aumento da pressão na parte inferior do olho. Se a criança acorda de manhã e vomita sem comer nada e com o estômago vazio, também deve ser enfatizada. As famílias podem interpretar isso como a criança não querendo ir à escola ou ter ciúmes de seu/ sua irmã. No entanto, se vomitar
ocorre todas as manhãs quando a criança acorda, é necessário consultar um especialista na primeira oportunidade. Ao mesmo tempo, se a criança tiver problemas de equilíbrio
durante a caminhada, começar a andar com uma base larga ou mostrar inépcia em movimentos motores finos (habilidades da mão), esses também são considerados achados importantes. Recomenda-se procurar aconselhamento de um especialista sobre esses sintomas.