De queimaduras a cortes; como dar primeiros socorros?
Com a chegada dos meses de verão, nossos filhos muitas vezes têm acidentes. Você pode ler nossas sugestões de primeiros socorros contra acidentes simples neste artigo.
Dicas de primeiros socorros para acidentes de verão
Os meses de verão são indispensáveis para as crianças… No inverno, muitas vezes não conseguem sair de casa, por isso, no verão, querem sair para as ruas, parques ou mar. Assim que conseguem a liberdade, correm e liberam suas energias. É claro que, em um ambiente como esse, acidentes menores se tornam inevitáveis. Muitos problemas como quedas, cortes, queimaduras, insolação podem vir batendo à porta das famílias durante o período de verão. Mas, como pais, você tem o conhecimento para fornecer primeiros socorros para esses problemas? Os 6 acidentes de verão mais comuns de crianças e avisos importantes…
1- QUEIMADURAS
Mantenha os cilindros de piquenique longe das crianças, especialmente quando usá-los, para que um piquenique não acabe no hospital. Mantenha as alças dos recipientes de água quente voltados para dentro, fora do alcance das crianças. Primeiros socorros Mantenha a área queimada sob água fria por cerca de 10 minutos – se nenhuma bolha tiver se formado e a pele estiver levemente avermelhada. Para primeiros socorros, cubra a área queimada com um pano limpo. Acalme a pessoa que foi queimada, pois ela ficará muito animada. Se você precisar remover as roupas da pessoa queimada, corte-as ao redor da queimadura. Chame uma ambulância e leve-a para um centro de saúde imediatamente. Não estoure as bolhas de queimadura. Nunca aplique iogurte, pasta de dentes, azeite, etc. na queimadura!
2- INSOLAÇÃO
A insolação é comum em crianças no calor do verão. sintomas como tonturas, vômitos, náuseas, perda de consciência e pulso rápido ocorrem em insolação, que ocorre devido à incapacidade de regular a temperatura corporal como resultado de calor e umidade elevados.
Primeiros socorros
Imediatamente leve a pessoa para um lugar fresco, retire suas roupas, coloque-as de costas e levante os braços e as pernas. Se houver desmaio e perda de consciência no momento em que a ambulância chega, afrouxe a roupa apertada e coloque a pessoa na chamada ‘posição de coma’, i.e. propensa para os lados. Se houver vômito, impedir que o vômito entre nos pulmões, mantendo-os de lado. Se ele/ela estiver consciente, dê a ele/ela bastante água. Beber muita água é um fator que acelera a recuperação.
3- CORTES
Objetos afiados ao ar livre também convidam a acidentes. Lesões como resultado da penetração de vidro ou queda de uma bicicleta ou de um lugar alto, sangramento em várias partes do corpo estão entre os perigos que aguardam as crianças. Sem falar nos acidentes causados por ferramentas de corte e perfuração, como facas e tesouras. Primeiros socorros A primeira coisa a fazer em cortes e lesões é parar o sangramento lavando as feridas contaminadas com água limpa e, em seguida, pressionando um pano limpo sobre a área de sangramento. Enquanto isso, chame uma ambulância e leve a criança para a instituição de saúde mais próxima. Não tente parar o sangramento colocando substâncias estranhas, como tabaco e cinzas de cigarro no sangue. Aplique pressão no ponto de sangramento com o dedo. Um curativo de pressão pode ser aplicado, mas certifique-se de que a área sangrada seja mantida no nível do coração ou acima dele.
4- ENVENENAMENTO
Infelizmente, a curiosidade e paixão das crianças pelo aprendizado, e seu desejo de colocar o que encontrarem em suas bocas podem levar ao envenenamento. No verão, especialmente os alimentos que não foram armazenados em condições adequadas não devem ser consumidos. Primeiros socorros Não faça a criança vomitar. Não dê nada por via oral. Lave e limpe a boca e a área circundante. Chegue à instituição de saúde mais próxima com os primeiros socorros.
5- QUEDAS E SOLAVANCOS
Em quedas e solavancos, que estão entre os acidentes mais comuns no verão, os acidentes devem ser bem monitorados e os acidentes não devem ser decididos como insignificantes sem consultar um médico. Em particular, certifique-se de que as barras da varanda
As crianças estão numa altura em que não podem ficar penduradas e são largas o
suficiente para passarem entre elas e suas cabeças. Não faça seu filho usar sapatos ou chinelos que sejam muito pequenos ou grandes demais para os pés. Primeiros socorros Se a criança não chorar, estiver consciente e mover as mãos e braços dele/dela normalmente, não intervenha, mas observe os movimentos dele/dela por 24 horas. Dentro deste período de 24 horas, se houver sintomas como vômitos, falta de atenção, sonolência constante, desconforto respiratório, dor abdominal, cor pálida ou convulsões na primeira meia hora ou mais de 3 vezes em 1 hora, leve a criança a uma instituição de saúde. Em caso de queda de altura, mesmo que esses sintomas não estejam presentes, leve a criança para a instituição de saúde mais próxima, pois há possibilidade de deslocamento da fratura ou sangramento interno. Se houver inchaço ou hematomas no corpo como resultado do acidente, evite mais inchaços colocando gelo ou um pano embebido em água fria sobre ele.
6- AFOGAMENTO
Entre os acidentes de verão, afogamentos em piscinas e no mar estão em ascensão. Aqueles que não podem nadar, bem como aqueles que podem nadar enfrentam esse perigo. Você nunca deve permitir que a pessoa que você salva de se afogar te abrace no mar ou na piscina, você deve ficar atrás dela e carregá-la. Primeiros socorros Mesmo aqueles que sabem nadar podem enfrentar o perigo de afogamento. Até a ambulância chegar, você precisa verificar se eles estão inconscientes e fornecer suporte básico de vida se não estiverem respirando.