Deficiência de ferro e anemia em Crianças O que é deficiência de ferro e anemia em crianças?
Deficiência de ferro e anemia em Crianças O que é deficiência de ferro e anemia em crianças? A deficiência de ferro é um problema que pode ser visto em crianças de todas as idades desde a infância. A deficiência de ferro pode ser causada por não ingerir leite suficiente, comer alimentos com deficiência de ferro aos 2 anos e na adolescência quando o crescimento é rápido, medicamentos ou infecções frequentes. A anemia por deficiência de ferro é a causa mais comum de anemia em crianças.
Anemia
Ocorre quando o número de glóbulos vermelhos e hemoglobina caem abaixo dos valores adequados à idade normal, em conjunto ou separadamente. Como resultado desta diminuição, a capacidade de transporte de oxigênio do sangue e a quantidade de oxigênio que atinge as células diminuem. No entanto, não ocorrem alterações fisiológicas significativas a menos que o nível de hemoglobina caia abaixo de 7- 8 gr/dl. A palidez da pele e áreas como os olhos e o interior das bochechas só se torna aparente quando cai abaixo deste nível. O corpo precisa de ferro para produzir hemoglobina. Devido à deficiência de ferro, o corpo não pode produzir hemoglobina suficiente para os glóbulos vermelhos.
Anemia por deficiência de ferro
Afeta negativamente o desenvolvimento físico e intelectual das crianças, especialmente durante o período de desenvolvimento. Por estas razões, a deficiência de ferro em crianças é uma condição que deve ser levada a sério e os sintomas devem ser monitorados.
Causas Quais são as causas da deficiência de ferro em crianças?
A causa mais importante da deficiência de ferro em bebês e crianças é a desnutrição do leite materno e alimentos contendo ferro.
Os bebês amamentados não têm deficiência de ferro nos primeiros 6 meses. Como o ferro no leite materno pode ser absorvido com muita facilidade, é suficiente em quantidade para o bebê em crescimento. Bebês que recebem ferro insuficiente após seis meses de idade são candidatos à
deficiência de ferro. Para evitar a deficiência de ferro em bebês; é necessário continuar amamentando até os 2 anos, incluir alimentos contendo ferro em alimentos adicionais, ter cuidado com a alergia ao leite de vaca e beber muito leite de vaca, e usar preparações de ferro sob o controle de um médico, se necessário. A causa mais importante da anemia ferropriva em crianças é a ingestão insuficiente de ferro devido à desnutrição ou desnutrição. Doenças que prejudicam a absorção de nutrientes, como a doença celíaca, podem causar ingestão inadequada de ferro.
Outras causas possíveis
• Hemorragias nasais intensas, • Pólipos intestinais e alguns parasitas intestinais, • Perda de sangue nas fezes e urina (devido a úlceras pépticas, infecções do trato
urinário e alergia ao leite de vaca), • Rachaduras no ânus, e • Sangramento menstrual irregular e excessivo durante a puberdade.
Deve-se ter em mente que alguns medicamentos podem causar anemia em crianças. Medicamentos que suprimem ou interrompem a produção de glóbulos vermelhos podem causar anemia. Medicamentos que impedem a absorção de nutrientes também podem causar anemia. Infecções frequentes e doenças crônicas também podem desencadear anemia. A talassemia, também conhecida como anemia mediterrânea, geralmente ocorre quando o bebê tem 4-6 meses de idade e é uma causa de anemia profunda, exigindo tratamento intensivo.
Sintomas Quais são os sintomas da deficiência de ferro em crianças?
O sintoma mais comum de anemia é palidez. Esta palidez é melhor reconhecida olhando para dentro das pálpebras, para dentro das bochechas e boca, palmas das mãos e camas de unhas. Nos seguintes casos, deve consultar imediatamente um médico:
• Palidez • Inquietação • Perda de apetite • Chorar muito (pode ser na forma de birras) • Impotência • Palpitações
Em deficiências severas de ferro, sintomas como lamber itens não alimentares, como gelo, solo ou paredes e metal também são vistos. A desatenção e a dificuldade de concentração em uma criança podem ser causadas pela deficiência de ferro. Quando a deficiência de ferro é diagnosticada e tratada precocemente, a maioria dessas queixas melhora.
Métodos de diagnóstico Quais são os métodos de diagnóstico para deficiência de ferro em crianças?
A presença de deficiência de ferro é investigada com exame de sangue em bebês e crianças. Em crianças com anemia ferropriva, também pode ser necessário investigar se há perda de sangue com fezes e urina. Para a perda de sangue devido a úlceras pépticas e alergia ao leite de vaca, o exame de sangue oculto fecal pode ser repetido várias vezes, pois o sangramento pode ser intermitente. A causa mais comum de perda de sangue urinário é infecções do trato urinário.
Métodos de tratamento Quais são os métodos de tratamento para deficiência de ferro em crianças?
A deficiência de ferro é tratada principalmente com preparações orais de ferro. O tratamento continua por uma média de 3 meses. Os primeiros 2 meses visam aumentar a hemoglobina e o terceiro mês visa encher as lojas de ferro. Preparações preventivas de ferro podem ser necessárias para bebês nascidos prematuramente e com baixo peso ao nascer. Deficiência de ferro
O que fazer para prevenir a deficiência de ferro
A deficiência de ferro deve ser tratada imediatamente, levando em conta as sérias conseqüências para o desenvolvimento da criança.
• Amamentar bebês por seis meses • Prestar atenção à dieta para evitar anemia devido à deficiência de ferro,
• A introdução de alimentos complementares ricos em ferro deve ser iniciada no tempo e adequadamente.
O ferro é mais abundante em carne vermelha, gemas de ovos, vegetais verdes e cereais. A carne branca não é tão rica em ferro quanto a carne vermelha. Uma ingestão equilibrada de ferro de carne e legumes é necessária para evitar a deficiência de ferro. Deficiência de ferro