Dicas de verão para quem tem doenças crônicas
O aumento da temperatura, aliado ao aumento das opções de alimentos e bebidas, pode causar dificuldades, principalmente para aqueles com diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares.
O que as pessoas com diabetes e doenças cardíacas devem prestar atenção no calor?
Dias quentes e longos de verão significam horas agradáveis para pessoas saudáveis. Embora o aumento das temperaturas possa ser esmagador às vezes, geralmente não há problemas sérios. No entanto, durante os dias mais quentes do verão, as doenças crônicas podem causar sérios problemas de saúde se não forem tomadas precauções.
Cuidado com as mesas longas e frutas doces!
Em dias longos, as refeições são comidas até tarde da noite. Tanto as refeições prolongadas como os alimentos com alto índice glicêmico, como a melancia e o melão nessas refeições, fazem com que os níveis de açúcar no sangue dos pacientes diabéticos aumentem. A falta de líquido em dias quentes é outro fator que perturba o equilíbrio de açúcar dos pacientes diabéticos. Por todas estas razões, os diabéticos devem prestar mais atenção à sua nutrição nos meses de verão e não devem passar muito tempo sob o sol.
Arteriosclerose e hipertensão pacientes cuidado com o calor!
Nosso corpo usa alguns mecanismos para se adaptar ao calor. Para baixar a temperatura corporal, os vasos da pele se dilatam, a circulação sanguínea da pele aumenta e ocorre sudorese. Este mecanismo, que funciona de forma bastante eficaz para reduzir a temperatura corporal em pessoas saudáveis, pode causar problemas em pacientes com aterosclerose cardiovascular e hipertensão. O coração tem que trabalhar mais rápido para acompanhar essa nova situação. Isto pode levar a problemas de ritmo cardíaco, ataques cardíacos, quedas ou picos de pressão arterial, hemorragias cerebrais e derrames.
Dicas especiais de verão para pessoas com doenças crônicas 1. Lembre-se de
Que problemas como ataques cardíacos e derrames são mais comuns no verão. Por esta razão, você deve prestar atenção às situações que seu corpo avisa e abordar seus potenciais problemas de saúde. 2. Você deve definitivamente passar por um exame cardíaco durante este período, especialmente se tiver queixas como dor no peito relacionada ao esforço, falta de ar ou dor de cabeça. 3. Se você tem doença cardiovascular ou hipertensão, certifique-se de adiar seus planos de férias até depois do check-up de rotina. 4. Não saia ao meio-dia A exposição à luz solar direta, especialmente ao meio-dia, pode causar problemas de pele a longo prazo e pode predispor ao câncer de pele. Evite ficar fora durante essas horas sempre que possível. Se precisar, use chapéus, óculos de filtragem UV, cremes protetores de alto fator e roupas de cor clara. 5. A transpiração excessiva pode levar à desidratação, fadiga do sol e talvez até mesmo queimaduras solares e da pele com desidratação severa. Beba bastante líquido para compensar o déficit de fluido durante esses períodos. Deixe o trabalho que requer esforço para tempos mais frios. 6. Não faça jejum sem consultar o seu médico Se estiver a tomar medicação e quiser jejuar, consulte o seu médico. Dias quentes e longos de verão, desidratação e jejum prolongado podem levar ao coma e morte em pacientes com diabetes e doenças cardíacas.
Observe sua dieta em jejum, mesmo se você estiver saudável
Mesmo que você não tenha nenhum problema de saúde, pode sentir mais dores de cabeça, fraqueza e fadiga devido à sede e fome durante o jejum. Por esta razão, beba muitos líquidos no sahur, consuma alimentos que o manterão satisfeito, evite passar tempo ao ar livre o máximo possível e, especialmente, evite trabalhos que exijam movimento físico.







