Dieta FODMAP para síndrome do intestino irritável
Dieta FODMAP para síndrome do intestino irritável A maneira de se livrar dos problemas causados pela síndrome do intestino irritável é seguir a dieta FODMAP regularmente.
O que é a dieta FODMAP?
A síndrome do intestino irritável (síndrome do intestino irritável) está se tornando cada vez mais comum, especialmente nos países ocidentais. A doença, que também é convidada por hábitos de vida errados, manifesta-se como inchaço abdominal, dor abdominal, dor gasosa e mudanças constantes na defecação. A doença da idade moderna, síndrome do intestino irritável ou síndrome intestinal irrecuperável, manifesta-se com sintomas como distensão abdominal, dor abdominal e alterações na defecação. A síndrome do intestino irritável reduz muito a qualidade de vida da pessoa à sua porta. Por exemplo, na forma diarreia dominante, o estilo de vida da pessoa muda completamente, ele/ ela não pode sair de casa, tem dificuldade em continuidade no trabalho devido à defecação constante, torna-se incapaz de ir ao trabalho e à escola, e as atividades sociais são restritas. Desconforto abdominal constante, inchaço, gases excessivos, ronco no abdômen causam grande dificuldade no trabalho do paciente e na vida privada. No entanto, esses sintomas também podem ser vistos em doenças celíacas, câncer, vesícula biliar e pancreáticas e sensibilidades alimentares. Portanto, além do histórico do paciente, o diagnóstico deve ser confirmado por exames laboratoriais e radiológicos.
O que causa a síndrome do intestino irritável?
Embora as causas da síndrome do intestino irritável, que é comum nos países ocidentais e enfrentada por muitas pessoas em nosso país, não são conhecidas com certeza, hábitos de vida errados e estresse desempenham um papel importante na doença. Um paciente que foi acompanhado por muito tempo disse que quando ele veio para um exame um dia, suas queixas tinham desaparecido, ele tinha se recuperado completamente e acrescentou: “Eu parei meu trabalho, o que era muito estressante há três dias!” Em suma, podemos dizer que se nosso rosto está sorrindo, se estamos felizes, nossos intestinos estão felizes e se estamos mal-humorados, nossos intestinos estão inquietos. Isso mostra que fatores psicológicos, estresse, ansiedade e depressão podem causar sintomas da síndrome do intestino irritável.
Evite estes alimentos contra a síndrome do intestino irritável
A dieta é muito importante no tratamento da síndrome do intestino irritável. É muito importante ter uma dieta rica em fibras e consumir água à temperatura ambiente, evitando álcool, bebidas com cafeína e alimentos gordurosos excessivos. A intolerância à lactose é de 40% em nossa sociedade, portanto o leite e os produtos lácteos devem ser descontinuados e o resultado do tratamento deve ser avaliado. Bebidas excessivamente gordurosas e que contenham lactose devem ser evitadas e o álcool não deve ser consumido. Se a sensibilidade ao glúten estiver presente em alimentos que contenham cevada, aveia, centeio e trigo, deve ser adotada uma dieta sem glúten.
Siga a dieta FODMAP em consulta com um especialista
Recentemente, dietas com baixo FODMAP têm sido usadas com sucesso na síndrome do intestino irritável. No entanto, esta dieta deve ser aplicada em consulta com um especialista. A dieta restringe a frutose (frutas, mel, xarope de milho contendo alta frutose), lactose (leite e produtos lácteos, queijo, iogurte), fructana (trigo, cebola, alho), galactan (lentilhas, feijão seco, soja), poliol (adoçantes, damascos, cerejas, abacates, pêssegos, nectarinas). Estes nutrientes extraem água do intestino, não podem ser digeridos e são fermentados por bactérias. Eles podem causar gases, distensão abdominal, dor, espasmos e irregularidades de defecação. Uma dieta baixa de FODMAP pode, portanto, ser benéfica na síndrome do intestino irritável.
A síndrome do intestino irritável é uma doença com um longo curso
Praticar esportes, fazer hobbies e tirar um tempo para si mesmo também pode aliviar os sintomas da síndrome do intestino irritável. A principal condição para o sucesso no tratamento é que o paciente e o médico estejam em harmonia e que o paciente esteja firmemente convencido de que ele/ ela não tem outra doença orgânica. Deve ser explicado ao paciente que a síndrome do intestino irritável é uma doença com um longo curso e requer paciência.







