Doenças da tireóide que requerem cirurgia
Doenças da tireóide que requerem cirurgia O hormônio da tireóide secretado pela glândula tireoidea mantém importantes equilíbrios no corpo. As doenças da tireóide às vezes não podem ser tratadas apenas com medicação e requerem tratamento cirúrgico.
A glândula tireóide foi removida?
A tireóide, uma estrutura em forma de borboleta na garganta, segrega hormônios vitais. O método cirúrgico é de grande importância no tratamento de doenças da tireóide. O ponto importante na cirurgia de tireóide é realizar a intervenção cirúrgica correta na pessoa apropriada. Dependendo da causa da doença, parte ou toda a glândula tireóide é removida. Especialmente com a contribuição da tecnologia desenvolvida nos últimos anos, uma pessoa pode retornar à sua/ sua vida diária em um curto espaço de tempo após uma cirurgia bem sucedida. Nos casos em que toda a glândula tireóide tem de ser removida (tireoidectomia total), as pessoas precisam usar hormônios da tireóide. É importante avaliar os distúrbios hormonais e estruturais que podem ocorrer na glândula tireóide. Problemas que requerem tratamento cirúrgico na tireoidite estão listados como segue…
O tratamento cirúrgico é preferido para câncer de tireóide
Embora a prevalência de nódulos tireoidianos no mundo seja conhecida por ser de aproximadamente 4-7%, os nódulos podem ser vistos em metade das pessoas submetidas à ultrassonografia na Turquia. O ponto importante aqui é determinar quais nódulos requerem cirurgia. O exame e a ultrassonografia fornecem as informações mais importantes sobre a estrutura do nódulo. O procedimento diagnóstico mais importante que afeta a decisão é a biopsia aspirativa por agulha fina do nódulo. Nódulos com suspeita de câncer como resultado da biopsia devem ser operados. Nódulos definidos como benignos podem ser acompanhados sem cirurgia. O câncer de tireóide é um dos cânceres com melhores resultados com tratamento cirúrgico.
Se a glândula tireóide estiver trabalhando muito Doença de Graves
(bócio tóxico): A doença de Graves pode ocorrer em uma grande proporção das pessoas cuja glândula tireóide segrega hormônios em excesso. Nesta doença, que se pensa ser auto-imune (causada pelo corpo contra si mesmo), quantidades excessivas de hormônio da tireóide são secretadas. Como resultado, o metabolismo acelera, a taxa de pulso aumenta e a pessoa se torna incapaz de ganhar peso. Um dos sintomas mais característicos da doença de Graves é ‘Exophthalmos’, uma ampliação do olhos para a frente. doença de Graves é tratada principalmente com medicação anti- hormônio da tireóide e iodo radioativo. Pessoas com menos de 40 anos que não podem ser controladas com medicação, pessoas com nódulos e pacientes de Graves com Exophthalmos são tratadas com cirurgia. Com tratamento cirúrgico, toda a glândula tireóide pode ser removida.
Adenoma tóxico (nódulo único): É definido como uma condição na qual um único nódulo que surge na glândula tireóide causa secreção excessiva, aumento da taxa metabólica e funções orgânicas prejudicadas. Nesta doença, que também pode ser tratada com outros métodos, o método mais eficaz é o tratamento cirúrgico. A taxa de sucesso é alta na cirurgia em que o lobo da tireóide onde o nódulo está localizado é removido.
Bócio multinodular tóxico (nódulos múltiplos): Um ou mais dos nódulos na glândula mudam ao longo dos anos e começam a secretar hormônios por conta própria, causando um aumento na taxa metabólica e comprometimento das funções orgânicas. Novamente, o tratamento cirúrgico é o método de tratamento mais eficaz nesta doença. Na cirurgia, a secreção excessiva é eliminada e o câncer de tireóide, que pode ocorrer incidentalmente entre os nódulos, também é tratado.
Se a glândula tireóide ou nódulo estiver pressionando
A glândula tireóide pode aumentar como resultado de problemas na secreção ou síntese hormonal ou pode colocar pressão sobre os órgãos circundantes devido a grandes nódulos. Pressionando a traqueia, o esôfago e o nervo que nos permite falar, podem ocorrer dificuldades respiratórias, problemas de deglutição e rouquidão. Ao crescer na cavidade torácica, pode causar dificuldades respiratórias graves e inchaço do pescoço e do rosto como resultado da pressão nas grandes veias da traqueia. Neste caso, a glândula tireóide aumentada é removida cirurgicamente e essas queixas são eliminadas com sucesso.
Se é esteticamente perturbador
A presença de nódulos na glândula tireóide é definida como ‘bócio nodular’. O fator mais importante no surgimento do problema é a deficiência de iodo. Além disso, alguns fatores ambientais e predisposição genética também podem causar isso. Neste caso, a aparência resultante pode perturbar pacientes e especialmente mulheres. A aparência resultante também pode ser motivo de cirurgia. Após a cirurgia, a aparência desconfortável desaparece. A incisão feita para a cirurgia torna-se desconfortável depois de alguns meses.