Doenças renais O que é um rim?
Os rins são dois pequenos órgãos em forma de feijão marrom. Eles estão localizados em ambos os lados da medula espinhal ao nível da cintura, um de cada lado do corpo sob a caixa torácica, mais perto das costas. Eles são semelhantes em tamanho entre si. Os rins estão conectados a órgãos como a bexiga e o ureter, onde a urina é transportada e armazenada. Os rins têm funções vitais e muito importantes no corpo. Eles limpam e filtram água, ácidos e resíduos do sangue de um indivíduo. Eles então formam urina para transportar esses resíduos para fora do corpo. No entanto, se os rins ficarem doentes, danificados ou cobertos com tecido cicatricial, eles não podem realizar adequadamente seu trabalho normal de manter um equilíbrio saudável entre sais e minerais, como cálcio e água no sangue. Os rins também produzem hormônios que ajudam a controlar a pressão arterial de um indivíduo, manter os ossos fortes e criar glóbulos vermelhos, que são responsáveis por transportar oxigênio no sangue. Com funções tão importantes e vitais, é importante prestar atenção especial a quaisquer sinais de doença ou danos aos rins, como dor.
Localização do rim
Os rins estão localizados abaixo das costelas, em ambos os lados da coluna vertebral. Sua forma pode ser comparada a um feijão, e seu tamanho normal em um adulto saudável é de cerca de 12x6x3 cm. Algumas pessoas nascem com apenas um rim, que geralmente é ligeiramente maior do que o normal. Uma pessoa pode levar uma vida normal com apenas um rim saudável.
Função do rim
Os rins são dois dos órgãos mais importantes do corpo. Eles são responsáveis por filtrar e remover os resíduos do sangue e excretar o excesso de líquido na forma de urina. Os rins também ajudam a regular a pressão arterial, fazer novos glóbulos vermelhos e manter os ossos saudáveis.
Quais são os sintomas da doença renal?
• Fadiga rápida, náuseas, vômitos • Mudança na aparência da urina (sangrenta, cor de chá, espumosa) • Mudança nos hábitos de micção (aumento ou diminuição da quantidade, urgência
urinária, queimação durante a micção, micção noturna) • Inchaço dos tornozelos, mãos e rosto
• Pressão arterial elevada • Falta de ar, dificuldade em respirar • Sabor prejudicado, mau hálito
Riscos Diabetes
A doença renal pode ocorrer como uma complicação do diabetes. O açúcar no sangue mal controlado danifica os vasos sanguíneos nos rins; a diabetes é uma das causas mais importantes de doença renal.
Hipertensão (pressão alta de sangue)
A hipertensão descontrolada perturba as estruturas capilares nos rins. Como resultado, os rins ficam doentes e não podem funcionar normalmente.
Doença da pedra
Os cálculos que se formam no rim e no trato urinário podem causar danos permanentes, diretamente ou bloqueando o fluxo de urina, dependendo da localização deles no tecido renal.
Nefrite
A glomerulonefrite causa inflamação dos vasos renais por várias razões, o que danifica o tecido renal saudável, causando vazamento de proteínas na urina, sangue na urina e doença renal progressiva. A pielonefrite ocorre quando infecções recorrentes do trato urinário se espalham para cima em direção aos rins
Distúrbios estruturais
Na doença renal policística, existem muitos sacos cheios de líquido chamados cistos nos rins. O tecido renal normal é substituído por esses cistos.
Medicamentos/ toxinas
Muitos medicamentos, especialmente aqueles que são excretados pelos rins, podem ter efeitos colaterais que afetam negativamente a função renal. Anti-inflamatórios e analgésicos usados em doenças reumáticas estão entre os medicamentos que devem ser considerados em termos de efeitos colaterais nos rins. O uso de qualquer medicamento deve estar sob a
supervisão de um médico. Algumas toxinas e metais pesados também podem danificar o
rim.
Outras doenças
Lúpus e outras doenças do tecido conjuntivo Qual é a prevalência de doença renal na Turquia?
• A taxa de doença renal crônica na população adulta geral é de 15,7%, o que significa que uma em cada 6 pessoas tem doença renal.
• A doença renal em estágio avançado é vista em 5,1 de cada 100 pessoas, i.e. uma de cada 20 pessoas.
• 10,1 em cada 100 pessoas, ou seja, uma em cada 10 pessoas, tem vazamento de proteína (albumina) na urina, que é considerada um precursor da doença renal.
• A taxa é de 18,4% nas mulheres e 12,8% nos homens. • A taxa de incidência aumenta com a idade. • 8-10 por cento em pessoas com mais de 40 anos • 33% para pessoas com mais de 60 anos • 42% para pessoas com mais de 70 anos • 55% em pessoas com mais de 80 anos
Pesquisa de prevalência da doença renal crônica na Turquia – CREDIT
O que é insuficiência renal em estágio terminal?
A insuficiência renal em estágio terminal é uma condição na qual a função renal é permanentemente prejudicada. Esta condição pode progredir para um estágio chamado “insuficiência renal em estágio final”, onde a função renal é completamente prejudicada e tratamentos de diálise e transplante renal são necessários para sustentar a vida. Todo paciente diagnosticado com insuficiência renal em estágio final deve ser considerado para transplante renal!
Transplante de rim
O transplante renal é definido como a inserção de um rim de outra pessoa no corpo do paciente. O rim a ser usado para transplante vem de duas fontes: doadores vivos ou pessoas com morte cerebral.