Efeitos psicológicos do terremoto em crianças
Efeitos psicológicos do terremoto em crianças Além dos adultos, as crianças são outro grupo de pessoas cuja saúde mental foi profundamente afetada pelo terremoto. Então, como devem ser abordadas as vítimas do terremoto e crianças que têm medo de terremotos?
Como é a psicologia do terremoto em crianças?
O significado do terremoto é diferente para crianças de todas as faixas etárias. Como o conceito de morte é diferente para crianças pré-adolescentes, suas emoções também diferem. Enquanto reagem de forma semelhante aos adultos, eles podem experimentar extrema inquietação, sonhos com temas de terremoto, medo extremo e ansiedade sobre a perda de seus pais, e não querem sair do seu lado. Na adolescência, mais emoções conflitantes emergem. Elas podem reagir com ansiedade, medo e raiva.
O que é a Psicologia das Crianças Emergindo dos Escombros?
Eles experimentam medo intenso, ansiedade, tristeza e choque. Podem mostrar características de comportamentos mais adiantados da infância tais como bedwetting e regressão do discurso. Eles podem tender a se apegar demais aos pais ou parentes vivos. Eles podem reagir de maneira repentina e extrema.
Como abordar crianças de vítimas de terremotos?
Normalmente, a abordagem é para confortar as crianças. Mas isso muitas vezes não funciona. Isso faz com que as crianças pensem que elas não são compreendidas. Por esta razão, é muito importante ouvir as crianças em um ambiente seguro, criando espaço para que elas compartilhem seus sentimentos e incentivem-nas a fazer perguntas. Jogar e desenhar podem ser usados.
Como abordar crianças de vítimas de terremotos que perderam seus pais ou parentes?
Perder os pais em um terremoto pode ser descrito como experimentar vários traumas de uma só vez para uma criança. Dependendo da idade, as crianças entendem o conceito de morte
diferentemente. É muito importante abordar a criança que está experimentando grande insegurança, medo e tristeza de uma forma solidária e auditiva, abraçar todas as reações emocionais, garantir sua segurança e informar os cuidadores sobre a abordagem no processo seguinte.
O que pode ser a cura para crianças de vítimas do terremoto?
As crianças se expressam muito bem em brincadeiras e desenhos e tentam reparar seus traumas. Aumentar a comunicação e interação com os colegas, criar ambientes onde se sintam seguros, criar espaços onde possam expressar seus sentimentos e garantir que recebam apoio profissional quando necessário será benéfico para o processo de cura.
As crianças devem ser ensinadas sobre terremotos?
Mesmo que as crianças não tenham sido expostas ao terremoto, elas podem ser traumatizadas pelas conversas entre seus pais e o que veem na televisão e nas mídias sociais. Não seria uma abordagem realista manter as crianças completamente longe das notícias e tentar evitar que sejam expostas a elas. As crianças vão aprender sobre isso na escola, no parque, enquanto conversam com seus amigos ou ouvem no ambiente familiar. Por esta razão, é necessário explicar o terremoto, seus possíveis efeitos, consequências e o que eles podem fazer para se proteger em uma linguagem calma sem assustá-los demais. Será útil explicar às crianças pré-adolescentes através de jogos. É muito normal que as crianças sintam um certo grau de medo em relação a desastres naturais. Neste período, em vez de escondê-los completamente ou expô-los demais, dar informações realistas, falar sobre as precauções que podem ser tomadas e incluí-las em alguns deles (como preparar uma bolsa de terremoto) os ajudará a lidar com seus medos.