Encrown Nail O que é uma unha encravada?
Uma unha encravada é uma condição causada pelas bordas ou cantos das unhas de um indivíduo crescendo na pele ao lado da unha. A maioria das unhas encravadas se desenvolve nos dedos dos pés. Embora em muitos casos seja possível tratar as unhas dos pés encravadas em casa, em alguns casos podem ocorrer complicações que podem exigir tratamento médico. O risco de complicações é muito maior em indivíduos com diabetes ou condições médicas que causam má circulação.
Causas Por que uma unha encravada ocorre?
Embora as unhas dos pés encravadas sejam vistas na mesma taxa em homens e mulheres, observou-se que é mais comum em indivíduos com pés suados como resultado de pesquisas. Além disso, os indivíduos mais velhos estão em maior risco, especialmente desde que as unhas dos pés engrossam com a idade. Unhas encravadas podem ser causadas por lesões nas unhas dos pés, como deixar cair algo pesado no pé ou chutar repetidamente uma bola; hábitos impróprios de higiene dos pés, como cortar as unhas dos pés em um ângulo para que cresçam na pele em vez de serem cortados em linha reta como não manter os pés limpos ou secos; o uso de meias muito apertadas ou sapatos apertados ou planos que podem colocar muita pressão no dedão do pé; unhas dos pés que são deixadas irregulares e curvas; mau passo e postura; e predisposição genética. O uso intenso dos pés, especialmente durante o exercício, pode tornar um indivíduo particularmente suscetível a unhas encravadas. Chutar repetidamente um objeto ou atividades que pressionam os pés por longos períodos de tempo pode causar danos à unha do pé do indivíduo e aumentar o risco de unhas encravadas. Essas atividades incluem balé, artes marciais e futebol.
Sintomas Quais são os sintomas e tipos de unhas encravadas?
Uma unha encravada pode ser dolorosa para o indivíduo e muitas vezes piora progressivamente. Os sinais e sintomas de uma unha encravada incluem, nos estágios iniciais, a pele ao lado da unha fica macia, inchada ou endurecida, a dor aumenta quando a
pressão é aplicada no dedo e as bolhas podem aparecer ao redor do dedo. Se o dedo do pé ficar infectado após esse estágio, os sinais e sintomas incluem pele vermelha e inchada, dor, sangramento, secreção de pus e crescimento excessivo da pele ao redor do dedo do pé.
Métodos de diagnóstico Como diagnosticar a unha encravada?
Uma unha encravada é comumente diagnosticada pelos médicos após um exame físico. Se o dedo do pé tiver uma aparência infectada, pode ser necessário fazer um raio-X para determinar a profundidade da unha na pele. Este raio-X também pode revelar se a unha encravada é o resultado de uma lesão.
Métodos de tratamento Como tratar uma unha encravada?
Casos de unhas encravadas não infectadas podem normalmente ser tratados em casa. No entanto, nos casos em que a unha do pé perfura a pele ou mostra sinais de infecção, é aconselhável procurar atendimento médico. Os sinais de infecção incluem vermelhidão, inchaço, calor e pus. Para tratar uma unha encravada, o indivíduo pode tentar mergulhar os pés em água morna e sabão por cerca de 15 a 20 minutos, três a quatro vezes ao dia. Em outras ocasiões, no entanto, os dedos dos pés devem ser mantidos secos. Colocar uma bola de algodão mergulhada em azeite no espaço entre a unha e a pele pode ajudar a abrir o espaço. Especialistas médicos apontam que colocar algodão sob a unha pode aumentar a dor e permitir que bactérias nocivas cresçam. De qualquer forma, desinfetar o algodão ou fio dental antes da aplicação pode ajudar a reduzir esse risco. Em alguns casos, o uso de uma tala ou protetor para os pés também pode ajudar a aliviar as unhas encravadas. Alguns medicamentos usados sob orientação médica podem ser usados contra a dor. O tratamento em casa pode dar resultados dentro de alguns dias ou semanas. Se a unha encravada não responder ao tratamento em casa, a dor piorar ou houver dificuldade para andar ou outras atividades, o médico deve ser consultado. Da mesma forma, se a unha encravada não responder aos tratamentos caseiros ou se uma infecção se desenvolver, a intervenção cirúrgica pode ser
necessário. Especialmente em caso de infecção, todos os tratamentos domésticos devem
ser interrompidos e um médico deve ser consultado. Existem diferentes tipos de tratamento cirúrgico para unhas encravadas. Por exemplo, a remoção parcial da unha do pé envolve remover apenas a parte da unha que está incorporada na pele do indivíduo. Neste processo, o médico entorpece o dedo do pé do indivíduo e reduz a largura da unha. Estudos têm mostrado que este tipo de intervenção é 98 por cento eficaz na prevenção de futuras unhas encravadas. Durante a cirurgia de remoção parcial das unhas, as bordas da unha são cortadas para que a unha fique completamente reta. Para evitar que a unha encravada se repita, um pedaço de algodão é colocado sob a parte livre da unha cortada. O médico também pode tratar o dedo do indivíduo com um composto chamado fenol, que impede que a unha cresça novamente. Se a unha encravada for causada por um espessamento da unha, pode ser necessária uma cirurgia para remover toda a unha. Neste processo, o médico injeta no indivíduo um anestésico local e depois remove toda a unha em um procedimento chamado matricidectomia. Após a cirurgia de remoção da unha do pé, o médico normalmente enviará o indivíduo para casa com o dedo do pé enfaixado. Por um dia ou dois depois de voltar para casa, o indivíduo pode precisar manter o pé elevado e usar sapatos especiais para permitir que o dedo do pé se cure adequadamente. Durante esse período, o indivíduo deve evitar movimentos tanto quanto possível. A bandagem é geralmente removida dois dias após a cirurgia. Até que o dedo do pé esteja completamente curado, pode ser aconselhável usar sapatos de dedos abertos e tomar banhos diários de água salgada. Analgésicos e antibióticos também podem ser prescritos para prevenir a dor e infecção. Enquanto a unha cresce de volta dentro de alguns meses após a cirurgia parcial de remoção das unhas , pode levar mais de um ano para que a unha cresça novamente se toda a unha for removida até a matriz da unha sob a pele.
Quais são as complicações que podem ocorrer com unhas encravadas?
Se uma unha encravada não for tratada, a infecção da unha encravada pode se expandir para causar infecção dos ossos dos dedos do indivíduo. A infecção encravada das unhas dos pés também pode causar úlceras nos pés, feridas abertas e uma interrupção do fluxo sanguíneo fresco para a área infectada. Após esta fase, é possível observar a deterioração do tecido e morte do tecido no local da infecção. Em pessoas com diabetes, até mesmo uma simples infecção do pé pode levar a problemas muito mais sérios. Um pequeno corte, arranhão ou unha encravada pode rapidamente se infectar devido à falta de fluxo sanguíneo e sensibilidade nervosa. As pessoas com diabetes devem consultar um médico imediatamente se estiverem preocupadas com uma infecção nas unhas dos pés.
Em indivíduos com uma predisposição genética para unhas encravadas, a condição pode ocorrer com frequência ou unhas encravadas podem ocorrer em mais de um dedo ao mesmo tempo. A qualidade de vida de um indivíduo pode ser afetada pela dor das unhas dos pés encravadas, infecção e outros problemas dolorosos nos pés que requerem tratamento ou cirurgia. Nesses casos, os médicos podem recomendar uma matricectomia parcial ou completa para remover as unhas dos pés causando dor crônica.
Como prevenir as unhas encravadas?
É possível evitar unhas encravadas fazendo algumas mudanças simples no estilo de vida. Em primeiro lugar, as unhas dos pés e suas bordas devem ser cortadas em linha reta, sem dar forma. Cuidado deve ser tomado especialmente para não quebrar as bordas. É importante evitar cortar as unhas dos pés muito curtas. Sapatos, meias e calças de tamanho adequado devem ser usados e, se exigido pelas condições de trabalho, sapatos com uma biqueira de aço devem ser usados. Indivíduos com unhas dos pés anormalmente curvas ou grossas devido a razões hereditárias podem precisar de cirurgia para evitar unhas encravadas.
Como tratar as unhas encravadas em bebês?
Quando os bebês têm unhas encravadas, os pés do bebê devem ser encharcados em água morna e sabão duas a três vezes ao dia. Depois disso, os pés são secos e uma fina camada de creme antibiótico ou pomada pode ser aplicada. Colocar um pedaço de gaze estéril ou fio dental esterilizado sob a unha várias vezes ao dia e levantar a unha acima da pele pode ser eficaz. Em qualquer caso, se houver sinais de infecção com vermelhidão, inchaço ou aumento do pus, um médico deve ser consultado.