Escarlatina O que é a Escarlatina?
A escarlatina é uma doença causada por certas bactérias chamadas estreptococos do grupo A e pode ser caracterizada por dor de garganta, febre, cefaleia e erupção cutânea. A escarlatina é caracterizada por uma erupção vermelha brilhante que cobre a maior parte do corpo. Quase todos os casos de escarlatina também são acompanhados por dor de garganta e febre alta. A escarlatina é mais comum em crianças entre 5 e 15 anos. No passado, a escarlatina era considerada uma doença grave e severa na infância, mas graças aos modernos tratamentos com antibióticos, agora é uma doença menos ameaçadora. No entanto, se não for tratada adequadamente e regularmente, a escarlatina pode levar a doenças mais graves.
Causas O que causa a escarlatina?
A escarlatina é causada pelo mesmo tipo de bactéria que normalmente causa dor de garganta e é contagiosa. Durante a escarlatina, as bactérias que irritam a garganta liberam um tipo de toxina que causa vermelhidão na pele e na língua. A infecção por escarlatina é transmitida de pessoa para pessoa por bactérias transportadas por gotículas que são expelidas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. O período de incubação para a escarlatina, o tempo entre a primeira exposição às bactérias causadoras da doença e o início dos sintomas, geralmente é de dois a quatro dias. Estudos médicos descobriram que crianças de 5 a 15 anos têm mais probabilidade de contrair escarlatina do que pessoas em outras faixas etárias. Os germes da escarlatina se espalham mais facilmente entre as pessoas que têm contato próximo frequente, como membros da mesma família ou colegas de classe.
Quais são as complicações da escarlatina?
A escarlatina deve ser tratada com os antibióticos certos. Bactérias não tratadas podem se espalhar da garganta para outras partes do corpo. Outras partes do corpo que as bactérias que causam a escarlatina podem se espalhar e infectar são comumente os pulmões, amígdalas, rins, pele, sistema circulatório e ouvido médio. A febre reumática é uma condição grave e pode afetar a pele, as articulações, o coração e o sistema nervoso.
Como prevenir a escarlatina?
Não há vacina conhecida para prevenir a escarlatina. Portanto, as estratégias e métodos para prevenir a escarlatina são os mesmos que as precauções padrão contra
infecções em geral. As crianças, em particular, devem ser mostradas como lavar as mãos com água morna e sabão e devem aprender esse hábito de higiene. Comer utensílios ou alimentos não deve ser compartilhado. Isso deve ser ensinado como regra e as crianças não devem compartilhar copos ou utensílios de comer com os amigos. Esta regra de higiene também se aplica à partilha de alimentos. Para evitar a possível propagação de germes, os indivíduos devem cobrir as bocas e narizes ao tossir e espirrar. Este hábito também deve ser ensinado às crianças. Lenços usados durante espirros e tosse devem ser cuidadosamente descartados após o uso, e se não for possível usar um lenço, tussa no cotovelo para minimizar a propagação de germes que podem causar doenças. Copos, utensílios e utensílios do dia a dia e objetos usados por pessoas com escarlatina, bem como brinquedos infantis, devem ser lavados em água quente ou na máquina de lavar louça, se possível.
Sintomas Quais são os sintomas e tipos de escarlatina? O sintoma mais comum
Da escarlatina é a erupção cutânea na pele que dá nome à doença. Esta erupção parece uma queimadura solar na pele e se sente como lixa em contato. Normalmente começa no rosto ou pescoço e se espalha para o tronco, braços e pernas. A vermelhidão desaparece temporariamente quando a pressão é aplicada nas áreas avermelhadas. As dobras e linhas da pele ao redor da virilha, axilas, cotovelos, joelhos e pescoço geralmente têm um tom mais escuro de vermelho do que a vermelhidão circundante. O rosto fica vermelho e um anel pálido pode aparecer ao redor da boca. A língua parece vermelha e inchada, semelhante a um morango, mas em muitos casos geralmente é coberta com uma camada branca no início da doença. A vermelhidão do rosto e da língua dura cerca de uma semana na maioria dos casos. Depois que os sinais e sintomas começam a diminuir, as camadas de pele comumente afetadas pela erupção cutânea da escarlatina geralmente descascam. Há outros sinais e sintomas de escarlatina além da rubor. Outros sinais e sintomas associados à escarlatina incluem:- Febre acima de 38 graus Celsius
• Tremor • Dor de cabeça • Sensibilidade na garganta • Garganta vermelha com manchas brancas e amarelas • Dificuldade em engolir • Aumento dos gânglios linfáticos no pescoço e sensibilidade ao toque, sensação de
náusea ou vômito.
Métodos de diagnóstico Como a escarlatina é diagnosticada?
Para diagnosticar a escarlatina, o médico primeiro ouvirá os sintomas do paciente e realizará um exame físico. Durante este exame físico, o médico examinará a condição da garganta, amígdalas e língua. Ele ou ela irá então examinar o pescoço do indivíduo para determinar se os gânglios linfáticos ao redor da garganta estão aumentados. Se o médico suspeitar de infecção estreptocócica como a causa dos sinais e sintomas que indicam a doença do indivíduo, ele ou ela vai pegar um cotonete na garganta com um cotonete da parte de trás da garganta e amígdalas. Esta amostra de esfregaço da garganta será então enviada para o laboratório para exame.