Fortaleça o coração do seu filho com esportes
O esporte é um fator importante na proteção da saúde cardíaca das crianças. Para isso, as crianças, incluindo os adolescentes, devem se envolver em 1 hora de atividade física todos os dias.
Faça um exame ao coração dos seus filhos antes de iniciá-los no esporte
Quão desportivo é o seu filho? Independentemente da idade, uma das condições mais importantes para ter um corpo saudável é fazer esportes. Por esta razão, as crianças devem ser direcionadas para esportes a partir dos 4 anos de idade, em média, embora não seja especificada uma idade exata. Quanto mais cedo as crianças começam a praticar esportes, mais fácil é para que se torne um hábito ao longo da vida. Desta forma, pode contribuir positivamente para o desenvolvimento físico, social, espiritual e até mesmo de identidade.
Risco de doenças cardiovasculares diminui
Viver uma vida ativa desde a infância aumenta a expectativa de vida e reduz o risco de doenças cardiovasculares. Crianças sedentárias continuam o mesmo estilo de vida até a idade adulta. As crianças devem ser direcionadas para a prática regular de atividade física, a fim de controlar o peso, reduzir o risco de diabetes e alguns tipos de câncer, aumentar o colesterol bom e desenvolver autoconfiança.
Um check-up é uma obrigação antes de iniciar o esporte!
Todas as crianças devem ser submetidas a um exame físico completo e testes apropriados antes de iniciar o esporte, mesmo que nunca tenham mostrado sinais e sintomas antes. Desta forma, algumas doenças cardíacas anteriormente desconhecidas podem ser detectadas. As mais importantes dessas doenças são anomalias e/ou dilatações das artérias coronárias chamadas aneurismas, distúrbios do ritmo e doenças musculares cardíacas. Por esse motivo, é importante questionar se há uma morte súbita na família antes de se envolver em atividades esportivas e realizar um exame físico normal, especialmente uma avaliação cardiológica. Desta forma, podem ser eliminadas condições indesejáveis que se possam desenvolver durante a prática desportiva e até mesmo o risco de morte súbita. As crianças que participaram de atividades esportivas não devem negligenciar os exames cardiológicos regulares. Em casos de palpitações, dor no
peito e desmaios durante o esporte, é absolutamente necessário visitar um cardiologista.
As crianças com doenças cardíacas podem praticar esportes?
A maioria das crianças com doenças cardíacas é capaz de praticar esportes de maneira controlada e no nível permitido. Pessoas com cardiopatia congênita e/ou adquirida que não apresentam pressão pulmonar elevada podem realizar atividades esportivas adequadas, pois sua capacidade de exercício é normal. No entanto, essas crianças devem evitar esportes como tênis, basquete, vôlei, basquete, voleibol e corrida, que aumentam de repente a frequência cardíaca e exigem alto esforço.
Caminhar reduz o estresse!
As atividades mais adequadas para crianças com doenças cardíacas são caminhar e nadar. Caminhar não só ajuda a perder peso, mas também a reduzir o estresse no corpo, enquanto caminhar reduz as gorduras do sangue, aumenta o HDL, o colesterol benéfico e até controla a pressão arterial com caminhadas regulares.
Cuidado com essas doenças!
As situações que podem representar um risco para a saúde são as seguintes:
• Estenose severa das válvulas cardíacas, • Doenças cardíacas associadas ao espessamento do músculo cardíaco, • Inflamação do músculo cardíaco devido a infecção e/ou outros fatores, • Doenças cardíacas associadas ao aumento da pressão pulmonar, • Alguns distúrbios do ritmo (especialmente síndrome QT longa e síndrome de
Brugada).







