Gengiva sangrando O que é gengiva?
Gengiva sangrando O que é gengiva? O sangramento gengival é principalmente a doença mais comum da gengiva, mas também pode indicar outros problemas de saúde. A causa mais comum de sangramento gengival é a falta de bons hábitos de saúde bucal. Bons hábitos de saúde bucal, como escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, usar fio dental diariamente e fazer check-ups regulares, podem ajudar a prevenir e, em alguns casos, reverter o sangramento das gengivas e a inflamação da gengiva. Gengivas com sangramento ocasional também podem ser causadas por escovação muito vigorosa ou por próteses mal ajustadas. Gengivas com sangramento mais frequente também podem indicar a presença de condições mais graves, como periodontite, deficiência de vitaminas, falta de plaquetas, i.e. células coagulantes e leucemia, i.e. câncer no sangue.
Quais são os sintomas e tipos de sangramento gengival?
Sangramento gengival, como o nome sugere, é sangramento da área entre os dentes e gengivas por várias razões e é um sinal de outros problemas médicos. Esse sangramento pode ser causado geralmente pela gengiva interagindo com um fator externo, como mastigar uma comida ou fruta dura, escovar os dentes ou, em alguns casos raros e mais graves, pode ocorrer espontaneamente. Indivíduos com sangramento gengival grave ou prolongado, i.e. crônico e indivíduos que observam a presença de outros sintomas inexplicáveis com sangramento devem consultar o dentista o mais rápido possível.
Causas Por que sangramento gengival ocorre?
A causa mais comum de sangramento das gengivas é o acúmulo de placa na linha da gengiva. A presença de placa nos dentes pode levar a uma condição chamada gengivite. Placa que não é limpa e removida regularmente endurece em tártaro. Este tártaro pode levar a um aumento do sangramento no início e, à medida que progride, a uma doença mais avançada da gengiva e da mandíbula conhecida como periodontite. Outras causas comuns de sangramento nas gengivas incluem qualquer distúrbio hemorrágico que o indivíduo possa ter, hábitos de escovação muito duros, escovas de dentes muito duras, infecção nos dentes ou gengivas, alterações hormonais durante a gravidez, escorbuto, i.e. deficiência avançada de vitamina C, deficiência de vitamina K, uso de diluentes sanguíneos, leucemia, uso de próteses ou outras próteses dentárias que não ajuste o indivíduo, e o fio dental impróprio.
Quais são as complicações de sangramento gengival?
O sangramento das gengivas pode ser causado pela formação de placa dentária e, mais raramente, por uma série de complicações médicas diferentes.
Inflamação das gengivas
Gengivas sangrando são geralmente um sinal de gengivite. Este é o tipo mais comum e leve de doença gengival e é causada por placa bacteriana que se acumula sob as gengivas. As gengivas dos indivíduos com gengivite podem ficar irritadas, vermelhas e inchadas. O sangramento pode ocorrer ao escovar os dentes. Você pode se livrar desse problema cuidando bem dos dentes. Escove os dentes duas vezes ao dia, use fio dental todos os dias, enxague com um enxaguante bucal antibacteriano todos os dias e consulte seu dentista regularmente.
Periodontite
Nos casos em que a gengivite não é tratada, é possível que a condição progrida para periodontite, ou doença periodontal, uma condição de gengiva a longo prazo que danifica o tecido e o osso que sustentam os dentes do indivíduo. Em pessoas com periodontite, as gengivas podem ficar mais inflamadas e se afastar das raízes dos dentes. Dentes que sangram facilmente, dentes soltos ou separados, mau hálito, mau gosto na boca, uma mudança na forma como os dentes se encaixam quando mordem e gengivas vermelhas, inchadas ou sensíveis também podem ser sinais de doença periodontal. Nos casos em que a doença periodontal é deixada sem tratamento, os indivíduos podem perder alguns de seus dentes.
Diabetes
Sangramento ou gengivas inchadas podem ser um sinal de alerta para diabetes tipo 1 ou tipo 2. O sistema imunológico das pessoas com esta doença não é tão eficaz no combate aos germes na boca, por isso são mais propensos a desenvolver infecções como a doença gengival. Além disso, níveis elevados de açúcar no sangue com diabetes tornam mais difícil para o corpo curar, o que pode piorar a doença gengival.
Leucemia
Sangramento gengival pode ser um sinal de leucemia, um tipo de câncer. Normalmente, as plaquetas no sangue ajudam o corpo a parar o sangramento. Pessoas com leucemia têm baixas contagens de plaquetas. Isso dificulta a parada do sangramento em diferentes partes do corpo, incluindo as gengivas.
Trombocitopenia
Nos casos em que as gengivas sangrando não param por conta própria ao escovar os dentes, as gengivas do indivíduo podem estar irritadas ou isso pode indicar a presença de trombocitopenia. As pessoas com trombocitopenia não têm plaquetas suficientes em seu corpo para formar coágulos sanguíneos. Isso pode levar a sangramento excessivo em diferentes partes do corpo, incluindo as gengivas.
Doença de Von Willebrand ou hemofilia
Indivíduos com sangramento gengival muito intenso ou sangramento intenso do menor corte ou tratamento dentário podem ter um distúrbio como hemofilia ou doença de von Willebrand. Nesta condição, o sangue do indivíduo não pode coagular adequadamente e em uma taxa normal, o que pode levar a sangramento das gengivas.
Deficiência de vitamina C
A vitamina C ajuda o corpo a crescer e reparar tecidos, cura feridas, fortalece ossos e dentes. Indivíduos que não têm vitamina C suficiente em seu corpo podem se sentir fracos e inquietos. Com o tempo, o indivíduo também pode ter gengivas inchadas e sangrando. O consumo regular de alimentos ricos em vitamina C, como brócolis, morangos, pimentões, tomates, batatas e frutas cítricas na dieta diária normal pode prevenir a deficiência de vitamina C e escorbuto.
Escorbuto
O escorbuto é uma doença relacionada à desnutrição que ocorre quando a vitamina C é gravemente deficiente no corpo. Pode enfraquecer o indivíduo e causar anemia e sangramento sob a pele. Gengivas sangrando são um sinal típico de escorbuto.
Deficiência de vitamina K
Nos casos em que há muito sangramento nas gengivas, isso pode ser devido à falta de vitamina K suficiente. A vitamina K ajuda o sangue a coagular adequadamente e também é essencial para a saúde óssea. Se um indivíduo não obtém vitamina K suficiente na dieta ou se a vitamina K não é absorvida bem pelo corpo, pode causar problemas de sangramento. O consumo regular de alimentos ricos em vitamina K, como espinafre, óleo de canola, couve, alface, acelga, soja, agrião, verduras e azeite na dieta diária normal pode prevenir a deficiência de vitamina K.
Gravidez
As alterações hormonais durante a gravidez podem tornar as gengivas mais sensíveis. Isso muitas vezes leva a sangramento das gengivas.
Como prevenir o sangramento das gengivas?
O método mais eficaz para prevenir sangramento nas gengivas é ter os hábitos de saúde dentária corretos. Os indivíduos devem escovar suavemente os dentes com uma escova de cerdas macias pelo menos duas vezes ao dia. Idealmente, escovar os dentes após cada refeição é o melhor hábito. Além disso, passar fio dental duas vezes ao dia pode evitar a formação de placas. No entanto, é melhor visitar o dentista pelo menos uma vez a cada 6 meses para remover a placa. Levar em conta as recomendações do dentista durante essas visitas e seguir as instruções dadas pelo dentista durante os cuidados domiciliares dará os resultados mais saudáveis.
Métodos de diagnóstico Como diagnosticar sangramento nas gengivas?
Para diagnosticar o sangramento gengival, o dentista primeiro realiza um exame físico e tem como objetivo aprender sobre o histórico de saúde do paciente através de várias perguntas. O paciente deve discutir todos os sintomas que observa com o dentista durante este exame e compartilhar informações sobre outras condições ou doenças que possam ter. Além da placa e do tártaro, o médico pode recomendar vários exames laboratoriais, incluindo exames de sangue, para verificar a presença de quaisquer condições que possam estar causando sangramento nas gengivas.
Métodos de tratamento Como tratar o sangramento das gengivas?
O tratamento da hemorragia gengival varia dependendo da causa do sangramento. A remoção da placa bacteriana e do tártaro por um higienista dental interromperá o sangramento na maioria casos. Após esse processo, manter bons hábitos de saúde bucal e consultas regulares ao dentista impedem que a condição se repita. O tratamento de dentes sangrando causados por condições diferentes da placa dentária requer tratamento da condição subjacente. Bons hábitos de saúde bucal também ajudam o indivíduo nesta fase. Neste processo, o indivíduo deve usar uma escova de dentes com a suavidade certa de acordo com o conselho do médico durante a limpeza dos dentes.
Cuidados domésticos para sangramento das gengivas
Há uma série de medidas que os indivíduos podem tomar para detectar a presença de sangramento gengival precoce e prevenir sua ocorrência. Comer uma dieta equilibrada e saudável pode ajudar a manter a saúde dental. Os indivíduos devem evitar petiscar entre as refeições e reduzir o consumo de carboidratos. Os produtos do tabaco podem agravar o sangramento das gengivas e mascarar a presença de outros problemas que causam sangramento nas gengivas, por isso é essencial evitar o uso de produtos do tabaco, especialmente o tabagismo. Se uma deficiência de vitamina é diagnosticada, o indivíduo deve ajustar seus hábitos alimentares diários para consumir mais vitaminas e tomar suplementos vitamínicos como recomendado pelo médico. Se os efeitos colaterais de um medicamento causarem sangramento nas gengivas, isso deve ser relatado ao médico e diferentes medicamentos devem ser considerados quando o médico considerar apropriado. Os medicamentos nunca devem ser trocados sem primeiro falar com o médico. Se as próteses ou outros aparelhos dentários não se encaixam corretamente na boca do indivíduo ou causam manchas dolorosas nas gengivas, é necessário consultar um dentista o mais rápido possível. Para evitar machucar as gengivas, siga as instruções do dentista sobre como escovar e passar fio dental nos dentes.







