Leia este guia antes de doar sangue!
Leia este guia antes de doar sangue! Você pode salvar vidas doando sangue. Aqui está o que você precisa saber sobre doação de sangue…
Como doar sangue para o Crescente Vermelho
A maioria de nós não se importa com saúde a menos que algo nos aconteça. No entanto, a saúde deve ser o que mais valorizamos, o que devemos prestar mais atenção. Mas enquanto pensamos sobre isso por nós mesmos, também pensamos sobre isso para outra pessoa? Você já pensou sobre a importância de salvar a vida de outra pessoa? Em alguns casos, é possível salvar uma vida doando sangue. No entanto, não é possível ser um doador de sangue em todas as circunstâncias. Se você quiser doar sangue, você precisa passar por alguns testes e atender às condições para a doação de sangue.
Sobre a doação de sangue
A doação de sangue é o processo de coleta de sangue por centros de sangue para obter sangue e produtos sanguíneos de um doador voluntário e saudável. Após a leitura do ‘Formulário de Informação e Consentimento do Doador’ e do ‘Formulário de Consulta ao Doador’, as perguntas são respondidas e assinadas. Se não houver obstáculo para ser um doador; 2 tubos de amostras de sangue são colhidos para hemograma, grupo sanguíneo e testes sorológicos. Anti-Os testes de HIV, anti-HCV, HBsAg e sífilis são realizados nessas amostras. Se os resultados do teste forem apropriados, a amostragem de sangue é realizada.
Como doar sangue para o Crescente Vermelho
Uma veia adequada para a coleta de sangue é identificada e a pele é limpa com uma solução anti-séptica. A veia é introduzida desde que as condições de esterilidade não sejam perturbadas. O saco de sangue começa a encher com a entrada na veia. Com a ajuda de um dispositivo automático de coleta de sangue, a solução no saco é misturada com o sangue. A coleta de sangue leva 8-10 minutos.
Condições para doar sangue
As condições para a doação de sangue são as seguintes;
• 19 anos de idade, • Não mais de 66 anos, • Para aqueles que doam sangue pela primeira vez, não mais de 61 anos de idade,
• Nenhuma cirurgia, tatuagem, acupuntura, piercing dentro de 1 ano, • Mais de 50 quilos, • Não é contagioso, • Sentindo-se bem o suficiente para dar sangue, • As pessoas que responderam corretamente às perguntas no Formulário de Consulta ao Doador e foram consideradas elegíveis podem se tornar doadores de sangue. Se você não atender aos requisitos de doação de sangue listados acima, não poderá doar sangue. Um hemograma é um dos testes pré-doação e é usado como uma indicação de que uma pessoa tem sangue suficiente para doar. ‘Informações do doador e formulário de consentimento’ pode ser obtido a partir do centro de sangue e você pode obter informações do centro sobre quais situações são importantes. Porque os produtos sanguíneos doados por pessoas inadequadas acarretam sérios riscos tanto para o doador quanto para o paciente. O uso regular ou contínuo de medicamentos, doenças diagnosticadas atuais ou anteriores devem ser relatados ao pessoal relevante. Uma vez que os testes pré-doação são apenas indicativos de algumas doenças, é importante que você forneça informações completas e precisas.
Atenção antes e depois!
O intervalo médio de doação é de 90 dias para doadores do sexo masculino e 120 dias para doadores do sexo feminino. Em casos especiais, este período pode ser ajustado pelo médico do centro de sangue. Antes do procedimento de doação de sangue, o estômago deve estar cheio, mas não excessivamente, especialmente alimentos gordurosos devem ser evitados. Beba bastante líquido. O doador não deve ficar cansado ou sem dormir. Não deve consumir álcool até 12 horas antes. A frequência cardíaca, a pressão arterial e a temperatura corporal devem estar dentro do intervalo apropriado. Após o processo de doação de sangue; muitos líquidos devem ser consumidos, o fumo deve ser evitado por pelo menos 1 hora, trabalho pesado que requer força por 24 horas (como trabalhos de construção, operador de guindaste, piloto) e locais extremamente quentes (sauna, forno, etc) devem ser evitados. Cargas pesadas não devem ser levantadas com o braço do qual o sangue é retirado. Se você se sentir fraco, deite-se no chão e levante os pés. Os doadores que se sentem bem devem continuar com suas atividades normais.
Se uma reação se desenvolver
Não são esperados problemas maiores durante e após a doação de sangue. Raramente, problemas como tonturas, sudorese, palpitações, náuseas, vômitos, desmaios, espasmos musculares, inchaço e hematomas no local de entrada da agulha podem ocorrer. A equipe do centro de sangue tem o conhecimento e experiência para intervir em tais casos. Os doadores devem seguir o conselho médico e a orientação do pessoal autorizado durante e após a doação de sangue. Se o doador já tiver doado sangue antes e teve uma reação, isso deve ser relatado à equipe do hemocentro.