Lentes de contato
Lentes de contato As lentes de contato são usadas para corrigir defeitos visuais, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia, para alterar a cor dos olhos ou para algumas doenças da córnea. Miopia é a incapacidade de ver longe, hipermetropia é a incapacidade de ver claramente perto.
O astigmatismo é distorcido e visão quebrada devido à luz que cai em vários pontos na retina. O astigmatismo pode ser devido à córnea (a camada transparente na frente da parte colorida do olho) ou à lente natural dentro do olho. A presbiopia é um problema de miopia que ocorre após os 40 anos devido à diminuição da adaptabilidade. Embora o uso mais comum de lentes de contato seja para a correção de erros refrativos, elas também podem ser usadas para fins cosméticos para mudar a cor dos olhos ou para o tratamento de lesões corneanas. Lentes de contato com diferentes propriedades foram desenvolvidas para esses usos. A lente de contato correta é prescrita após um exame ocular detalhado para as necessidades do paciente.
Exame médico necessário antes de escolher lentes de contato
A seleção de lentes de contato é possível com um exame ocular por um oftalmologista. Avalia-se se o paciente é adequado para uso de lentes de contato. O tipo, grau, curva de base e diâmetro da lente a ser usada são determinados pelo exame. O encaixe da lente é feito com o usuário de lentes de contato pela primeira vez e o oftalmologista avalia o movimento, a estabilidade e a acuidade visual da lente. Se a lente testada for adequada para o olho, não são necessárias alterações e o paciente pode pegar e usar a lente de contato prescrita.
O seu médico irá mostrar-lhe como usar a lente
Os pacientes que usam lentes pela primeira vez recebem informações sobre como colocar e retirar as lentes e como armazenar lentes que podem ser usadas mensalmente, bem como informações sobre soluções de lentes e recipientes de armazenamento. Para lentes de uso diário, não há necessidade de armazenar a lente, pois ela é descartada depois que é removida do olho.
Tipos e usos da lente de contato
• Lente de contato esférica: Lente de contato que corrige erros refrativos, como miopia ou hipermetropia, sem correção de astigmatismo • Lente de contato tórica: Lente de contato com a capacidade de corrigir erro refrativo astigmático • Lente de contato multifocal: Lente de contato suave que corrige miopia que ocorre após os quarenta anos • Lente de contato permeável a gás: Lente rígida usada em condições como astigmatismo ou ceratocone córneo (uma doença na qual a córnea afina e afunila progressivamente)
• Lente de contato híbrida: Lente feita de material duro no centro e material macio ao redor da periferia, usada em alto astigmatismo ou ceratocone devido a doença corneana
• Lente de contato: Lente de contato macia que muda cosmeticamente a cor dos olhos quando usada
• Lente de contato terapêutica: Lente de contato macia usada para tratar feridas na superfície da córnea
Características das lentes de contato
• Proporciona um campo de visão mais amplo do que os óculos. • Sem moldura para bloquear a vista de borda. • Proporciona melhor percepção de profundidade do que os óculos. • Proporciona uma aparência natural. • Dificuldades como molhar, embaciar, dor devido ao contato com a armação não são experimentadas no uso de óculos. • As pessoas que mudam a cor dos olhos para fins cosméticos podem usar lentes coloridas. • Eles fornecem uso prático e seguro em atividades ativas, como esportes.
As lentes de contato são projetadas para descansar na córnea. A lente que se encaixa no olho está bem centrada. A lente deve se mover levemente para permitir que as lágrimas circulem. Depois de usar lentes de contato, o usuário deve ver claramente e confortavelmente e não deve sentir a presença da lente. A visão da pessoa não deve mudar após piscar.
Coisas a considerar ao usar lentes
Embora as lentes de contato possam ser usadas mensalmente, recomenda-se não dormir com lentes de contato. É inconveniente nadar no mar ou na piscina com lentes de contato. Não se deve esquecer que, se a lente de contato for usada incorretamente, pode causar a fixação de germes na córnea e causar infecções oculares muito graves.
Se a vermelhidão ou sensação de ardor ocorrer no olho enquanto estiver usando lentes de contato, o usuário deve remover imediatamente a lente e consultar um médico.







