Leve a sério o sangramento pós- menopausa
Leve a sério o sangramento pós- menopausa Sangramento fora do período menstrual é sempre importante para as mulheres. No entanto, o sangramento em mulheres na menopausa é ainda mais importante devido ao risco de câncer.
O tumor pode ser a causa do sangramento
Após sangramento curto ou longo durante a menopausa, é necessário ir ao médico rapidamente para verificar o risco de câncer sem olhar para as diferenças de cor do sangramento.
Precisa estar preparado para os riscos da menopausa
A menopausa é um processo especial para todas as mulheres. Ter informações detalhadas sobre esse período, que os afeta tanto psicologicamente quanto fisiologicamente, também significa estar preparado para possíveis riscos. Enquanto a idade média da menopausa é de 49-50 nos países desenvolvidos, as mulheres na Turquia entram na menopausa com uma idade média de 47-49. Segundo especialistas, a menopausa é considerada como tendo começado se não houver sangramento por 6 meses após o último período menstrual. O sangramento após a menopausa é considerado patológico e a causa subjacente é procurada. O dia, a duração e a quantidade desses sangramentos também são muito importantes. As mulheres podem ignorar o sangramento, especialmente durante este período, pensando que ainda não entraram na menopausa. No entanto, por exemplo, se uma mulher de 49 anos não menstruar por dois meses e sangrar no mês seguinte, isso já é considerado perimenopausa, e não menopausa. Após um período livre de sangramento de 6 meses, o sangramento patológico pode ser causado por causas benignas ou malignas. Sangramento devido a causas benignas pode ocorrer por duas razões: em primeiro lugar, sangramento devido a hormônios e medicamentos similares tomados de fora e, em segundo lugar, sangramento devido a doenças benignas. A causa do sangramento durante a menopausa pode ser um pólipo benigno ou câncer vaginal na câmara chamada vagina, uma ferida ou câncer em desenvolvimento no colo do útero, quaisquer tumores benignos que possam se desenvolver no canal uterino ou tumores que podem ficar ruins no futuro, um tumor benigno produtor de estrogênio que se desenvolve no ovário, ou uma ampla gama de tumores ovarianos até câncer de ovário pode causar sangramento. Além disso, o sangramento também pode ocorrer devido a doenças sistêmicas gerais, embora raramente. Também pode haver sangramento benigno devido à atrofia dos tecidos nos estágios posteriores da menopausa.
Não demore para ir ao médico
Se uma mulher não usa medicamentos de estrogênio (terapia hormonal) para aliviar os sintomas da menopausa, mas ainda tem sangramento, outras causas são procuradas. Por esta razão, é absolutamente necessário consultar um médico assim que ocorrer o sangramento. Além do exame geral, a ultrassonografia transvaginal também é usada para detectar o problema em mulheres que se aplicam. A espessura do tecido intra-uterino é importante na ultrassonografia transvaginal. Em uma mulher que usa estrogênio, a espessura do útero pode ser aceita até um certo nível. Por esta razão, enquanto a espessura do tecido até 5mm é considerada normal e seguida em mulheres que não usam qualquer medicação, a biopsia intra-uterina é absolutamente necessária no espessamento de 8 mm ou mais. O risco de câncer intra-uterino é maior em mulheres com diabetes, mulheres obesas, mulheres que nunca deram à luz ou amamentaram antes. Portanto, o sangramento é mais comum em mulheres do grupo de risco.
Biopsia necessária
Em caso de sangramento que ocorre sem o uso de medicação, uma biopsia deve ser realizada independentemente da quantidade e duração, e independentemente do tamanho da espessura intra-uterina. Em todo o sangramento que ocorre a partir do dia em que uma mulher entra na menopausa até o final de sua vida, se não devido à medicação externa, aproximadamente 95% do sangramento é benigno, mas 5% pode ser cancerígeno. A diferenciação ideal pode ser feita por biopsia. A biopsia é um procedimento simples que leva muito pouco tempo e não deve ser temida. No entanto, como o útero encolhe e os ductos estreitam nas mulheres na menopausa, a biopsia pode ser dolorosa, por isso é preferível realizar a biopsia sob anestesia. O sangramento vaginal no câncer ginecológico geralmente ocorre nos estágios iniciais. Por esta razão, não importa quanto ou pouco, longo ou curto, sangramento vermelho ou marrom durante a menopausa, é absolutamente necessário consultar um médico o mais rápido possível.







