Maneiras de prevenir o câncer de cólon
O câncer de cólon é o terceiro tipo mais comum de câncer na Turquia.
Sintomas de câncer de cólon
O câncer de cólon, que pode ser diagnosticado em estágios avançados em 25% dos pacientes devido à sua natureza assintomática, é realmente um tipo evitável de câncer. Você pode reduzir o risco de desenvolver câncer de cólon fazendo alguns ajustes na sua vida diária e dieta. Aqui está o que você pode fazer contra o câncer de cólon…
Comer saudável contra o câncer de cólon
O câncer de intestino grosso está diretamente relacionado à dieta não saudável. Especialmente alimentos gordurosos em excesso, consumo de gordura animal e dieta à base de carne vermelha convidam ao câncer de cólon. Carne processada e aditiva, como salame, salsicha, salsicha e bacon também devem ser evitadas. Como o consumo inadequado de vegetais e frutas afeta negativamente a saúde do sistema digestivo, não negligencie o consumo diário de legumes e frutas em quantidade suficiente. Tome cuidado para consumir muita fibra.
Evite fumar e beber álcool
O uso de álcool tem demonstrado aumentar o câncer de cólon e reto em 57 estudos. O risco de câncer de cólon aumenta 1,5 vezes em pessoas que bebem 50 gramas ou mais de álcool por dia em comparação com os não-bebedores. O acetaldeído, um produto químico tóxico produzido após a quebra do álcool, danifica tanto o DNA quanto as proteínas. O álcool também desencadeia câncer, danificando o DNA através da formação de derivados tóxicos do oxigênio. O efeito de substâncias cancerígenas como nitrosamina, fenóis e hidrocarbonetos que podem estar presentes na composição do álcool não deve ser subestimado. O risco de câncer de cólon aumenta ainda mais quando se usa fumo e álcool em conjunto. Com a nicotina e outros resíduos tóxicos que contém, os cigarros fazem o tumor do cólon crescer e aumentar o suprimento de sangue, levando à proliferação celular. Especialmente o câncer de fígado e esôfago está no campo do tabagismo, mas os cigarros preparam o terreno para o câncer de cólon através de resíduos metabólicos e facilitam o crescimento e a metástase de tumores em pessoas com câncer.
Veja o seu peso
Muitos estudos científicos comprovam que o excesso de peso é inimigo da saúde. O excesso de peso, que causa muitos problemas desde diabetes até doenças
cardiovasculares, também prepara o terreno para o câncer de cólon. Por exemplo, um aumento de 5 kg aumenta o risco de câncer de cólon em 5%.
Fazer exercício regularmente
A inatividade, um dos maiores danos da era moderna à saúde humana, está se tornando rapidamente generalizada. No entanto, exercícios rápidos por pelo menos 45 minutos todos os dias ou caminhadas regulares por pelo menos 30 minutos, pelo menos três dias por semana, são regras indispensáveis para uma vida saudável. O exercício regular também é muito benéfico na prevenção do câncer de cólon.
Não negligencie a colonoscopia
Todos com mais de 50 anos devem fazer uma colonoscopia e exame de sangue oculto fecal. Se você tem um histórico familiar de câncer, faça-o em uma idade mais precoce. Se você tem um parente de 1º grau com câncer, tome cuidado para que ele seja feito 10 anos antes da idade atual da pessoa que está doente. Porque ter câncer de cólon em seu parente de 1º grau na família aumenta o risco de câncer 2-4 vezes.
Preste atenção ao cálcio e vitamina D
Embora os estudos sobre a eficácia do cálcio e da vitamina D na prevenção do câncer de cólon sejam conflitantes, sugere-se que o cálcio se ligue aos ácidos biliares secundários tóxicos para o intestino, removendo-os do meio ambiente e evitando seus efeitos nocivos. Não se sabe exatamente como a vitamina D previne o câncer. No entanto, é aceito que exerce efeitos anticancerígenos, suprimindo a inflamação causadora de câncer e impedindo a proliferação celular. Portanto, certifique-se de que seus níveis de cálcio e vitamina D são suficientes.
Evite o estresse contra o câncer de cólon
É fácil evitar o estresse hoje? Embora o papel do estresse no desencadeamento do câncer não tenha sido demonstrado, o estresse intenso e persistente pode reduzir nosso sistema imunológico e reduzir nossa resistência a infecções e ao câncer. No entanto, grandes estudos são necessários para provar isso. Por outro lado, o sono regular também desempenha um papel importante na prevenção do câncer.
Pego cedo graças à colonoscopia!
Na Turquia, exames nacionais de câncer colorretal são realizados por centros de saúde da família e centros de diagnóstico precoce, rastreamento e educação (KETEM) dentro dos centros comunitários de saúde. Pessoas com mais de 50 anos ou no grupo de risco podem
ir aos Centros de Saúde da Família e dar uma amostra das fezes. Aqueles com sangue oculto fecal positivo são encaminhados para o centro relevante para colonoscopia. Este programa está sendo realizado com sucesso. No entanto, a consciência na sociedade precisa ser generalizada.” O câncer de cólon se desenvolve no contexto de tumores benignos chamados ‘pólipos’. Esses pólipos são removidos durante a colonoscopia para evitar o desenvolvimento do câncer. Com o uso generalizado de programas de rastreamento nos últimos anos, o número de pessoas com câncer de cólon e retal está aumentando. À medida que a frequência do câncer de cólon aumenta em idades jovens, diminuindo a idade de rastreamento para 40-45 anos também está na agenda. Colonoscopia reduz a incidência de câncer de cólon em 80%. No entanto, a pessoa que o executa deve ser experiente e qualificada, todos os pólipos devem ser removidos e o intestino deve ser limpo muito bem. Além disso, o procedimento é realizado com novos instrumentos e garantindo o conforto da pessoa, i.e. sedação, não é um procedimento difícil em tudo e é considerado salva-vidas Maneiras de prevenir o câncer de cólon.
Quem deve ser rastreado para câncer de cólon?
• Pessoas com mais de 50 anos, • Familiares com parentes de 1º grau (mãe, pai, irmão) com câncer de cólon, • Previamente diagnosticado com câncer de cólon, mama, ovário ou uterino, • Pessoas com histórico familiar de pólipos do cólon, polipose familiar ou câncer não-
polipose familiar, • Aqueles que tiveram pólipos removidos antes, • Pessoas com 8 anos de doença inflamatória intestinal crônica são principalmente
propensas ao câncer e devem ser rastreadas regularmente.
Cuidado com esses sintomas!
• Dor abdominal • Sangue vindo do ânus (O sangue que vem do ânus pode ser enganador, pois é
frequentemente atribuído a hemorróidas. Portanto, você deve definitivamente consultar um especialista),
• Sangue fresco nas fezes, • Alterações nos hábitos intestinais (constipação ou diarreia quando normal), • Perda de peso inexplicável, • Anemia (tontura, fraqueza).