Medidas de estilo de vida contra o câncer de mama
Medidas de estilo de vida contra o câncer de mama Você pode aumentar suas chances de ser protegido contra o câncer de mama, fazendo ajustes simples para sua vida diária.
9 medidas contra o câncer de mama
O câncer de mama é um tipo comum de câncer em mulheres. Se negligenciado, pode ter sérias consequências. Com check-ups regulares e algumas medidas simples de estilo de vida, o perigo pode ser evitado em grande medida. Medidas de estilo de vida contra o câncer de mama
1. Ter uma alimentação saudável e manter um peso saudável contra o cancro da mama
A obesidade aumenta o risco de câncer de mama, especialmente o câncer de mama sensível ao hormônio. O excesso de tecido adiposo no corpo aumenta o estrogênio e representa um risco para o câncer de mama. Como os estudos mostram que a dieta mediterrânea reduz o risco de câncer de mama, é necessário consumir pelo menos 3 porções de vegetais sazonais e frutas e alimentos com fibras por dia. Evite alimentos processados e alimentos gordurosos.
Seja fisicamente ativo e exercite-se regularmente
Estudos mostram que, independentemente da obesidade, atividade física e exercício por 40 minutos pelo menos 3 dias por semana são protetores contra o câncer de mama.
3. Pare de fumar, obtenha apoio se necessário
Fumar também é um fator de risco para o câncer de mama. Evite todas as formas de tabaco, incluindo cigarros eletrônicos. Se você fuma, procure aconselhamento para parar o mais rápido possível.
4. Preste atenção aos seus padrões de sono
A Organização Mundial da Saúde conta os distúrbios do sono entre os efeitos cancerígenos. Estudos com mulheres que trabalham em turnos noturnos mostram um risco aumentado de câncer de mama nessas mulheres. Há evidências crescentes de que a melatonina, um hormônio liberado durante o sono, é protetora contra o câncer.
5. Evitar o álcool
O risco de câncer de mama aumenta em 20% nas mulheres que consomem regularmente 23 copos de álcool por dia. Mesmo em mulheres que consomem um copo de álcool por dia, o risco aumentou 7%. Nos últimos anos, as sociedades internacionais de oncologia e a Organização Mundial da Saúde têm atraído cada vez mais atenção para o uso do álcool e a emissão de avisos.
6. Obtenha sua triagem anual
Se você tiver mais de 40 anos, faça sua triagem anual mesmo que não tenha queixas e nenhum histórico familiar. O diagnóstico precoce salva vidas. Exames anuais, mamografia e programas de ultrassonografia salvam uma em cada cinco mulheres diagnosticadas com câncer de mama.
7. Amamentação
Estudos mostram que ter um bebê em idade precoce e amamentar são protetores contra o câncer de mama. O tecido mamário é exposto a níveis mais baixos de estrogênio durante a amamentação e a proteção aumenta à medida que a duração da amamentação aumenta.
8. Procure aconselhamento, se necessário
Se houver histórico de câncer de mama em sua família, especialmente em parentes de primeiro e segundo grau, é útil receber aconselhamento genético para rastreamento. Existem medidas preventivas que podem ser tomadas antes do câncer de mama, especialmente em portadores de certas mutações genéticas que são conhecidas por estarem associadas ao câncer de mama e podem ser transmitidas através de gerações. Medidas de estilo de vida contra o câncer de mama
9. Não use medicamentos hormonais desnecessários
Não use medicamentos hormonais desnecessários. Os tratamentos hormonais devem ser feitos com muito cuidado e sob supervisão médica. Tratamentos de fertilidade e terapias de reposição hormonal sob supervisão médica rigorosa não reduzem o risco. Evite tratamentos prolongados. Durante esse período, os acompanhamentos mamográficos e ultrassonográficos devem ser realizados com mais cuidado. Medidas de estilo de vida contra o câncer de mama







