Medir a vitamina D uma vez por ano
Medir a vitamina D uma vez por ano A deficiência de vitamina D é um problema importante de saúde em nosso país. Especialistas recomendam ter vitamina D medida uma vez por ano.
Cuidado com a deficiência de vitamina D
A pesquisa mostra que a vitamina D também tem efeitos benéficos sobre algumas doenças sistêmicas e cânceres. A principal fonte de vitamina D é a luz solar. Cerca de 80% da necessidade diária pode ser atendida por banhos de sol. Especialmente entre março e outubro é o período mais eficaz em termos de vitamina D. Durante estes meses, é necessário tomar sol por 10-15 minutos todos os dias sem usar creme de proteção. Março- outubro, especialmente entre as 11.00 — 15.00 horas quando os raios solares são acentuados, é o período mais eficaz para a conversão da vitamina D. No entanto, estas horas também são as horas mais arriscadas para o câncer de pele. Por esta razão, basta tomar sol apenas por 1015 minutos, sem usar creme protetor, abaixo dos joelhos e cotovelos. Além disso, a síntese de vitamina D em morenas é mais lenta do que em loiras. Portanto, as morenas devem ficar ao sol 3-6 vezes mais do que as loiras devido às suas características de pele.
Benefícios da vitamina D
A vitamina D regula o metabolismo do cálcio e do fósforo e, juntamente com o cálcio, fortalece os ossos e os dentes. Desempenha um papel importante no crescimento das células e no funcionamento regular dos sistemas muscular e nervoso. Também tem papéis importantes na regulação da pressão arterial e no fortalecimento do sistema imunológico. Estudos recentes mostraram que a vitamina D tem um efeito protetor sobre o câncer de cólon, osso, pele, cólon e mama.
Sintomas da deficiência de vitamina D
A deficiência de vitamina D causa fraqueza óssea e muscular. Fadiga e sudorese também são comuns. A reabsorção óssea acelera. Quando a deficiência de vitamina D é excessiva, encontramos 2 quadros clínicos importantes.
Raquitismo: doença causada por deficiência de vitamina D em crianças. Pernas tortas, deformações nos ossos ou articulações, retardo no desenvolvimento dos dentes, fraqueza nos músculos, fadiga, exaustão são observadas.
Osteomalacia:
doença causada pela deficiência de vitamina D em adultos. Os sintomas clínicos incluem dor nas costelas, parte inferior da coluna vertebral, pélvis, pernas, fraqueza muscular e espasmos, ossos facilmente quebrados.
Quem deve tomar suplementos de vitamina D?
As pessoas que devem tomar suplementos de vitamina D são crianças entre 0-24 meses, adolescentes, mulheres em idade fértil, mulheres grávidas e lactantes, mulheres no período pós-menopausa, pessoas com mais de 50 anos, aquelas que não vêem o sol (trabalhadores de escritório e aqueles que se vestem dentro de casa)pacientes com absorção de gordura prejudicada dos intestinos, pacientes com doença hepática, insuficiência renal crônica e aqueles que foram submetidos a cirurgia estomacal, pacientes com osteoporose, aqueles com problemas de obesidade, pacientes que usam antiepiléptico, glicocorticóide e antifúngico (fungicida) drogas. A vitamina D pode ser facilmente medida com testes sensíveis. Por esta razão, a vitamina D deve ser medida uma vez por ano quando se pensa que a deficiência esteja presente ou em pessoas em risco.