Não subestime uma entorse no tornozelo
Não subestime uma entorse no tornozelo O problema da entorse do tornozelo, que muitas pessoas frequentemente encontram, pode se tornar crônico quando ignorado. A primeira intervenção em entorses de tornozelo com risco de recorrência é a aplicação fria.
Uma entorse no tornozelo se repete?
Entorses de tornozelo acontecem a quase todos. Entorses ocorrem nos pés enquanto caminha na neve ou no gelo no inverno, enquanto anda de salto alto no verão, enquanto pratica esportes e geralmente em homens enquanto joga no Astroturf. No entanto, não é certo tratar essas entorses com cremes que você não conhece o conteúdo em casa, é absolutamente necessário ir a um médico. Cremes ou géis antigos encontrados no armário de remédios em casa nunca devem ser usados. Esses cremes podem fazer mais mal do que bem; eles podem aumentar o inchaço e a dor e atrasar o tempo de recuperação.
Se o tornozelo for torcido uma vez, pode acontecer novamente
Entorses no tornozelo são mais comuns em pessoas com frouxidão muscular, aquelas com insuficiência ligamentar, atletas amadores que começam a praticar esportes sem se aquecer e mulheres que usam sapatos de salto alto. As entorses ocorrem como resultado de lesão nos ligamentos laterais do tornozelo, como resultado do tornozelo se virar para dentro. Menos comumente, fraturas dos ossos do tornozelo e danos na cartilagem na superfície da articulação também podem ocorrer. A taxa de segunda e terceira entorses de tornozelo é maior em pessoas com uma entorse anterior de tornozelo e tratamento incompleto.
Creme errado para entorses de tornozelo complica o tratamento
Na ortopedia, dois tipos diferentes de cremes são usados para tratamento; ‘aquecimento’ e ‘edema’ dissolvendo-se. Cremes dissolventes de edema são preferidos no tratamento de entorses de tornozelo. Enquanto o creme dissolvente de edema é dado para fins terapêuticos, os cremes de aquecimento são usados para calcificação articular em idades avançadas. Quando o creme de aquecimento é usado em vez do solvente do edema em entorses agudas sem o conselho de um doutor, o inchamento e a dor no pulso aumentam e o tratamento torna-se difícil.
É errado esperar que ele vá embora por conta própria
Em caso de entorses, um médico deve ser consultado imediatamente. Neste período, o gelo deve ser aplicado independentemente da fase da lesão, descansar por pelo menos 48 horas e evitar pisar no chão. Além disso, quando o pé está abaixo do nível do coração, um travesseiro deve ser colocado sob o pé na posição deitada, pois a pressão arterial aumentará e o líquido se acumulará no tecido danificado. Desta forma, o aumento do inchaço e da dor pode ser evitado.
Como é que uma entorse no tornozelo desaparece?
No caso de entorses no tornozelo, é necessário primeiro ter uma ideia da gravidade da lesão. Os métodos de tratamento de emergência para muitas entorses são os seguintes:
• Descansar • Aplicação a frio • Aplicação de bandagem elástica • Compressão • Criando elevação colocando a perna em um lugar alto
Muletas e talas leves também são usadas para proteger a área lesionada de danos adicionais. Frio ou gelo devem ser aplicados imediatamente, pois isso reduzirá o inchaço e cicatrizará mais rapidamente.
Entorses de tornozelo são mais comuns em atletas
Entorses ligamentares do tornozelo são as lesões mais comuns no esporte e na vida diária. Todos os dias, uma em cada 10 mil pessoas pode entortar o tornozelo. Pelo menos metade dessas lesões são entorses graves. Ao mesmo tempo, essas lesões são mais comuns em atletas. Quarenta e cinco por cento das lesões de basquete, 30 por cento das lesões de futebol e 25 por cento das lesões de atletismo ocorrem na articulação do tornozelo. Setenta e cinco por cento das lesões no tornozelo são lesões ligamentares. 85 por cento destas podem ser experimentadas com entorse interna do pé. Se não forem tomadas medidas de proteção para atletas, as entorses podem ocorrer com frequência. Assim, as cartilagens articulares deterioram-se. Como resultado, a vida esportiva ativa pode ser interrompida por um longo tempo.
Entorse de tornozelo não pode ser tratada com ataduras e medicação sozinha
É importante intervir nas entorses do tornozelo envolvendo o bloco de gelo em uma toalha por 15 ou 20 minutos. Isto pode tomar 1-3 dias segundo a situação. Um diagnóstico definitivo pode ser feito dentro deste processo. Enquanto houver dor ao pisar no chão, i.e. quando uma carga é aplicada, é necessário não colocar peso nessa perna. A reabilitação pode levar de 1 a 4 semanas, dependendo da gravidade da entorse. Há um alto risco de re-entorse por um tempo após o retorno ao esporte. Normalmente, cada entorse do tornozelo é pior que a anterior. Portanto, pode ser apropriado usar uma bandagem ou tornozeleira durante a semana após a lesão para garantir uma cicatrização adequada. Entorses no tornozelo não são uma lesão grave. No entanto, ela precisa ser tratada com reabilitação. Não pode ser tratado apenas com repouso, curativos e medicação. A flacidez crônica do tornozelo pode ocorrer com tal método de tratamento.