O coronavírus também pode causar fobia! Você sabia que o coronavírus aumenta os níveis de ansiedade, especialmente em cenários de desastre? Tome essas precauções contra a ‘coronafobia’, que pode ser mais perigosa do que o coronavírus para algumas pessoas e causar problemas permanentes.
Preste atenção a estas dicas para evitar a coronafobia
Você sabia que em casos como desastres e epidemias, os cenários de desastres se generalizam e causam ansiedade? O novo tipo de coronavírus (Covid-19), que se espalhou como uma epidemia em todo o mundo, teve o mesmo efeito e aumentou o nível de ansiedade na sociedade, como resultado, nasceu a ‘coronafobia’. Enquanto a poluição da informação faz com que esta situação seja alimentada, estamos entre ‘tomar precauções’ e ‘restrição excessiva’, uma vez que não sabemos o que é verdadeiro e o que é falso. Não acredite em conversas que começam com “Eu ouvi de uma fonte muito precisa” e controle seu nível de ansiedade. Porque o transtorno de ansiedade causado pela doença Covid-19 pode causar problemas mais permanentes em sua psicologia do que o coronavírus. Leve essas sugestões em consideração para evitar a coronafobia causada pelo medo excessivo.
Quão confiável é a sua fonte de notícias?
Primeiro, faça as suas fontes de notícias certas. As notícias falsas causam medos irrealistas. Durante este período, tente obter notícias apenas de fontes confiáveis.
A sensação de pânico se espalha mais rapidamente que o coronavírus. Tente não ser exposto a pessoas e conversas que causam pânico. Por um tempo, afaste-se de pessoas que o façam sentir desconfortável ou de fontes que você segue.
Não ouça todas as sugestões, tome as precauções necessárias
Seria bom seguir as medidas de segurança e saúde compartilhadas por unidades confiáveis e relevantes. Se você lavar as mãos contra o Covid-19, use desinfetante quando necessário e crie uma distância segura de pelo menos 1 metro, você tomou precauções suficientes. Não aumente seu nível de ansiedade ouvindo medidas não comprovadas que você ouve nas mídias sociais ou em seu ambiente. Por exemplo, não tente consumir o recomendado
alimentos que você vê em todos os canais. Essas recomendações podem causar outros problemas de saúde. O coronavírus também pode causar fobia!
Se você acha que há incerteza
Você pode obter apoio dos recursos ou organizações de saúde certas para descobrir o que você está curioso e o que você não sabe. Consulte-os. Porque a incerteza também aumenta a ansiedade. Neste ponto, o endereço certo não é a mídia social, família ou amigos, mas pessoas e instituições especializadas. O coronavírus também pode causar fobia!
Não acredite em tudo que você ouve e lê
A maior razão pela qual o Covid-19 causou mais pânico do que qualquer outra pandemia é o uso descontrolado generalizado das mídias sociais. Não acredite em gravações e mensagens de áudio não verificadas. Se necessário, deixe de seguir as contas que as partilham.
A ansiedade cria problemas físicos
Você sabe que a ansiedade e o medo causam palpitações cardíacas, respiração irregular e raiva? Esses problemas são a resposta do seu corpo à ansiedade e ao medo. Em resposta, você pode fazer exercícios de respiração, meditação e caminhadas em lugares tranquilos longe das multidões. Você vai se beneficiar fisicamente e sentir-se psicologicamente relaxado.
Ansiedade ou fobia saudável?
É perfeitamente normal estar preocupado durante uma pandemia. No entanto, as preocupações podem aumentar e se transformar em fobias. É necessário distinguir entre ‘ansiedade saudável’ e ‘fobia’. É importante distinguir entre os dois. Se você sentir mais ansiedade do que realmente deveria, deve considerá-la uma fobia e evitar essa fobia. Então, qual é a fronteira entre essas duas emoções? É um sinal quando rotinas que continuam em condições normais ou recomendações feitas por especialistas começam a interromper a vida diária e os relacionamentos em número e frequência. Comportamentos obsessivos que a pessoa desenvolve para relaxar também podem acompanhar essa fobia e colocar a pessoa em dificuldade. Por exemplo, enquanto desinfeta as mãos ao sair de um shopping center ou sair de um veículo de transporte público é uma ansiedade saudável-comportamentos relacionados, rituais de limpeza repetitivos e prolongados mesmo antes de sair de casa são devidos a pensamentos irrealistas e um nível insalubre de medo. Por exemplo, lavar as mãos a cada 10 minutos, mesmo quando você está em casa porque está preocupado com o coronavírus e sentindo profunda ansiedade e angústia quando não pode lavar as mãos, mostra que a coronafobia vem com comportamentos
obsessivos.