O obstáculo para se tornar mãe: Endometriose
O obstáculo para se tornar mãe: Endometriose A endometriose (cisto de chocolate), cujo diagnóstico é atrasado porque é confundido com outras doenças, causa infertilidade. Trinta por cento das mulheres com endometriose não podem engravidar.
O que é endometriose?
A camada de tecido dentro do útero é derramada e excretada do corpo durante cada período menstrual. A endometriose (cisto de chocolate) é definida como o crescimento das células dessa camada tecidual fora do útero, como os ovários, bexiga ou intestinos, devido a vários fatores. Mais comumente visto entre as idades de 25-45, endometriose é um problema de saúde muito comum que afeta 1 em cada 10 mulheres. Pode reduzir significativamente a qualidade de vida da mulher, causando vários problemas, como períodos dolorosos e pesados e dor durante a relação sexual. Pior ainda, pode causar danos à saúde reprodutiva e levar à infertilidade. Na verdade, 30-50 por cento das mulheres com endometriose têm dificuldade em engravidar.
Sintomas de endometriose
Embora existam várias teorias sobre a causa da endometriose, a causa exata ainda não é conhecida. A teoria mais comum é que o sangue menstrual e o revestimento uterino escoam através do útero durante a menstruação para as trompas de Falópio e daí para o abdômen. A natureza e gravidade dos sintomas variam dependendo de onde a doença está localizada e até que ponto se espalhou. Os sintomas mais típicos são menstruação dolorosa e pesada, relações sexuais dolorosas e infertilidade. Em algumas pessoas, dor abdominal intensa pode ocorrer não só durante a menstruação, mas também em momentos normais. Outros sintomas podem incluir dor durante a defecação, fezes com sangue, sangue na urina e mudanças nos hábitos intestinais, como constipação ou diarreia. No entanto, como algumas pessoas não apresentam sintomas ou têm sintomas em comum com outras doenças, como dor abdominal persistente e síndrome do intestino irritável, geralmente é detectada por acaso anos depois ou quando problemas de infertilidade se desenvolvem. Pode levar de 6 a 10 anos para ser diagnosticado.
Endometriose aumenta o risco de infertilidade
Para que a gravidez ocorra, o óvulo deve ser liberado do ovário, percorrer o revestimento
tubário, ser fertilizado por um espermatozóide e se implantar na parede uterina. A endometriose causa infertilidade porque os tecidos doentes que se espalharam para fora do útero afetam esses locais, o que pode danificar os ovários e tubos. Pode dificultar a gravidez mesmo em mulheres que não têm tecidos doentes. A endometriose também pode prevenir a gravidez, danificando o óvulo ou esperma. É por isso que as mulheres que querem ter filhos não devem atrasar a gravidez.
O tratamento da endometriose aumenta as chances de gravidez
Tratamentos reprodutivos assistidos, como vacinação e fertilização in vitro, podem ajudá-lo a engravidar e, em alguns casos, são até preferidos em vez da cirurgia conservadora. Na verdade, quando a endometriose não é tratada, a taxa de fertilidade é tão baixa quanto 2 a 3%, enquanto a chance aumenta para cerca de 15% quando os tratamentos de vacinação e estimulação da ovulação são usados juntos. No tratamento de fertilização in vitro, as chances aumentam ainda mais e, embora varie dependendo da idade, a taxa de gravidez pode chegar a 50-60%. Vários métodos são usados para tratar a infertilidade em mulheres com endometriose. A escolha da cirurgia, medicação, vacinação e fertilização in vitro para eliminar a endometriose depende de fatores individuais como idade, outros fatores de fertilidade e o grau de endometriose.