O que é um eletroencefalograma?
O EEG, um registro da atividade cerebral, é um teste que tem sido realizado há muitos anos. Leia este artigo para testes e detalhes do EEG.
O que é e para que serve o EEG?
O eletroencefalograma, conhecido como EEG, é um teste que mede a atividade elétrica no cérebro. Este teste, que é medido com a ajuda de um dispositivo, é feito colocando pequenos discos metálicos (eletrodos) no couro cabeludo. As células cerebrais realmente emitem pequenos impulsos elétricos, que podem ser medidos mesmo durante o sono. O EEG desempenha um papel importante no diagnóstico de doenças relacionadas ao cérebro. A epilepsia é uma delas.
Por que o EEG está pronto?
O teste de EEG, que tem sido usado desde tempos antigos para diagnosticar distúrbios no cérebro, às vezes também é usado para fins terapêuticos. Um teste de EEG também pode ser usado para determinar se uma pessoa em coma está com morte cerebral ou não, ou para avaliar a extensão do envenenamento por drogas ou danos cerebrais. Às vezes, pode ser usado para testar a atividade cerebral e monitorar o fluxo sanguíneo durante a cirurgia cerebral. Em suma, o teste EEG é usado para diagnosticar e monitorar condições que afetam o cérebro.
Quais doenças podem ser diagnosticadas com EEG?
As seguintes doenças podem ser diagnosticadas com EEG, em que os eléctrodos são ligados para receber sinais eléctricos produzidos pelo cérebro:
• Tumores cerebrais • Lesão cerebral devido a traumatismo craniano • Epilepsia • Disfunção cerebral (encefalopatia) • Distúrbios do sono (como apneia do sono e narcolepsia) • Inflamação do cérebro (encefalite por herpes) • Acidente vascular cerebral (paralisia) • Doença das vacas loucas (doença de Creutzfeldt-Jakob) • Demência (como a doença de Alzheimer)
A epilepsia é a doença mais comum para a qual o teste de EEG pode ser útil em problemas de memória. O EEG pode ser útil no diagnóstico e exame de epilepsia, uma convulsão
Transtorno do EEG. O dispositivo de EEG pode orientar o tipo de epilepsia, o que pode desencadear as convulsões da doença e determinar o tratamento. O EEG também pode ser usado para encontrar a causa de sintomas como confusão, perda de memória, desmaio (síncope) e convulsões.
Tipos de teste EEG
Existem diferentes tipos de teste EEG. Estes podem ser enumerados do seguinte modo: Durante este teste de EEG, você pode ser solicitado a respirar de forma diferente ou olhar para a luz piscando. EEG prolongado: Este teste de EEG pode ser usado para detectar e controlar convulsões. EEG ambulatorial: Este EEG pode durar de 1 a 3 dias. É feito com uma unidade de monitoramento de EEG ambulatorial ou em casa. As medições são feitas durante a sua rotina diária. EEG de vídeo: A gravação do vídeo é feita durante a filmagem. Esta gravação permite- lhe ver o que está a fazer durante uma convulsão ou actividade cerebral. Esta gravação pode ser chamada de telemetria EEG ou monitoramento de EEG de vídeo. EEG do sono: Como o nome sugere, este EEG é realizado durante o sono. Se o EEG de rotina não fornecer informações suficientes, o médico pode solicitar um EEG do sono. O EEG do sono é especialmente usado para diagnosticar distúrbios do sono.
Como é feito o EEG?
O EEG pode ser realizado sentado, deitado ou durante o sono. Exceto quando indicado de outra forma, continue a tomar qualquer medicação que esteja tomando e coma normalmente. As coisas a que deve prestar atenção antes do EEG podem ser listadas da seguinte forma:
• Lave o cabelo antes do teste de EEG. Em outras palavras, vá para a triagem com os cabelos limpos e secos. Não aplique produtos químicos, incluindo condicionador, gel, spray, produtos para penteados. Porque esses produtos podem danificar o adesivo que segura os eletrodos e dificultar a aderência dos eletrodos à pele.
• Pare de beber café, chá preto, cola e bebidas energéticas contendo cafeína 8 horas antes do teste EEG.
• Se você quiser fazer um EEG durante o sono, pode ser aconselhável dormir menos na noite anterior. Os adultos podem ser convidados a dormir não mais do que 4-5 horas e as crianças não mais do que 5-7 horas.
• A baixa de açúcar no sangue causada pela fome pode impedir que o resultado seja preciso. Não tenha fome.
Os seguintes passos são seguidos na captação de EEG: • Um técnico irá medir a sua cabeça e determinar exatamente onde colocar os
eletrodos e marcá-los com uma caneta especial. Às vezes, o creme pode ser aplicado a esses pontos no couro cabeludo para garantir uma boa gravação.
• Após esta determinação, os eletrodos são colocados no couro cabeludo com cola. Às vezes, o capacete com eletrodos é usado. Os eletrodos são conectados ao dispositivo EEG para transmitir ondas cerebrais.
• Quando os preparativos estiverem concluídos, a análise começa. Por vezes poderá ter de dormir durante a análise para garantir resultados mais precisos. Alguns movimentos oculares e corporais podem interferir em um resultado saudável.
• Durante o teste de EEG, você fechará os olhos e ficará em uma posição confortável. Às vezes, você pode ser solicitado a abrir e fechar os olhos, às vezes para ler um parágrafo, às vezes para fazer cálculos simples, às vezes para olhar para uma fotografia, às vezes para respirar profundamente (hiperventilação), às vezes para se concentrar em uma luz piscando. Enquanto você faz todas essas coisas, uma gravação é feita.
• Enquanto o EEG grava as ondas cerebrais, os movimentos do seu corpo também são gravados com uma câmara de vídeo. Estas gravações podem orientar o diagnóstico e tratamento.
• Após o EEG, os eletrodos são removidos. Se você não tomou nenhum sedativo, você não sentirá efeitos colaterais e poderá retornar rapidamente à sua rotina. Se você estiver sedado, pode levar algum tempo para se recuperar. Se você quiser tomar um sedativo antes do procedimento, é aconselhável descansar e não dirigir, e se possível vir com um companheiro. Porque você pode se sentir cansado.
Os eletrodos medem sinais elétricos entre as células cerebrais. Seja acordado ou dormindo, o cérebro tem padrões de ondas. Esses padrões mudam durante uma convulsão. O dispositivo de EEG registra impulsos com linhas que mostram os padrões de ondas cerebrais. É assim que um EEG é registrado.
Como fazer um EEG em bebês?
O EEG em bebês pode ser realizado enquanto o bebê está dormindo. Caso contrário, não é possível realizar a gravação. Quando o bebê adormece no colo da mãe ou do pai, são colocados eletrodos. O tiro é realizado como em adultos.
Quanto tempo dura um EEG?
Como parece exigir um longo processo de preparação, é comum fazer a pergunta “Quanto tempo o EEG leva?”. No entanto, depois que os eletrodos são colocados, o processo de disparo leva de 20 a 40 minutos. Incluindo o processo de preparação, o procedimento leva 1 hora. Às vezes, essas fotos podem levar até 2 horas.
O eletroencefalograma é arriscado?
O dano do eletroencefalograma é um assunto de curiosidade. No entanto, nenhuma dor é sentida durante o eletroencefalograma. Às vezes pode haver uma leve tontura ao respirar profundamente. Pode causar apenas uma leve sensação de desconforto. Como os eletrodos não transmitem nenhuma sensação, eles registram apenas as ondas cerebrais. Não há risco de choque elétrico. Em alguns pacientes com epilepsia, uma convulsão pode ser desencadeada, embora isso seja raro. Nesses casos, é necessária uma intervenção urgente. Algumas pessoas podem sentir vermelhidão e irritação da pele após a varredura. No entanto, ele passa em poucas horas.
Como aprender os resultados do EEG?
Após o término do EEG, os especialistas enviam a gravação com comentários e resultados para o médico que pediu o teste de EEG. Portanto, não é possível receber os resultados do EEG no mesmo dia. Pode levar alguns dias ou uma semana.
Como deve ser o resultado do EEG?
Os resultados do EEG são impressões de padrões de ondas cerebrais e uma interpretação médica. De acordo com esses dados, o médico decide sobre diagnóstico e tratamento. Se necessário, o diagnóstico e o tratamento são aplicados por consulta.