O que é um turbinato e como ele é tratado?
Concha, conhecida como turbinate nasal, pode crescer devido à genética ou causas tais como a infecção, alergia, fumando. Se esta condição, conhecida como crescimento nasal do corneto, não puder ser tratada medicamente, a cirurgia é realizada.
Rinoplastia
A concha (corneto nasal) é um dos problemas comuns no nariz. Algumas pessoas podem ter essas condições ao mesmo tempo. O nariz é uma estrutura com dois furos na frente e atrás. O nariz tem uma estrutura septal que consiste em cartilagem e estrutura óssea que divide ambos os lados em dois. Concha e boca do seio estão localizadas nas laterais e no topo. O tecido interno do nariz é coberto com uma cobertura chamada mucosa.
O que é um turbinado?
Concha, também chamada de turbinate nasal, são organismos que fornecem fluxo de ar, aquecimento e hidratação no nariz. Há três em cada passagem nasal: cornetos inferior, médio e superior.
Hipertrofia de concha
A doença dos cornetos mais comum é o aumento de turbinados (hipertrofia). A segunda mais comum é uma doença dos cornetos médios chamada turbinate bullosa. Pólipos ou massas originárias das conchas nasais são observados mais raramente. O crescimento nasal do corneto é na verdade uma reação a fatores genéticos ou ambientais diversos. Estes fatores incluem infecção, alergia, rinite, tabagismo, etc.
Sintomas do crescimento nasal da turbina
Congestão nasal e dormir com a boca aberta são as queixas mais comuns. Também pode haver sintomas como corrimento nasal ou plenitude facial, sinusite frequente. Ao contrário da crença popular, o problema do corneto nasal não aumenta a frequência de gripes e resfriados, mas aumenta o risco de sinusite após essas infecções. A sinusite resistente ao tratamento também pode ser devido à ampliação do corneto nasal. O aumento do corneto nasal é diagnosticado por exame nasal endoscópico. Também pode ser
visto na tomografia paranasal.
Tratamento do crescimento nasal dos cornetos nasais
Em primeiro lugar, a doença que aumenta o corneto nasal é diagnosticada e o tratamento médico é aplicado. Em outras palavras, tratamentos de infecção ou alergia são aplicados. Se não for possível obter bons resultados com tratamento médico, recomenda-se a cirurgia se as queixas do paciente persistirem. Com a tecnologia em desenvolvimento, os dispositivos de laser e radiofrequência são agora usados na cirurgia de turbinados. Não há tempo específico para a cirurgia; ela pode ser realizada em qualquer época do ano. No entanto, em pacientes com rinite alérgica sazonal, é apropriado não ser realizado durante a temporada de alergias. É um procedimento que pode ser realizado a partir da adolescência. Se o paciente tiver sinusite, é possível avaliar essa condição com as queixas do paciente, achados de exame endoscópico e tomografia paranasal. Em alguns casos, outras estruturas que não sejam o alargamento e desvio do corneto também podem exigir intervenção. Não há informações de que problemas de Concha e desvio desencadeiem diretamente doenças cardíacas. No entanto, a congestão nasal em um indivíduo com doença cardíaca avançada e especialmente em um indivíduo com sobrepeso prejudica mais a qualidade de vida, aumenta o risco de apneia do sono e pode aumentar os sintomas cardíacos.
Após a rinoplastia
A recuperação completa após a cirurgia toma aproximadamente 3-4 semanas. O paciente é pedido para não levantar pesos pesados ou fazer qualquer coisa que forçará ele/ela. Não há nenhum obstáculo para tomar banho e lavar a cara. He/she deve usar os pulverizadores nasais recomendados regularmente.
O corneto nasal vai crescer de novo?
A probabilidade de o corneto nasal voltar a crescer é de cerca de 5%. Isto é especialmente observado em pacientes com rinite alérgica que interromperam seu tratamento e em fumantes. Este problema geralmente se desenvolve ao longo de um período de 1 ano ou mais.