O que é uma biopsia? Como é realizada uma biopsia mamária?
O que é uma biopsia? Como é realizada uma biopsia mamária? Como padrão mundial, todas as doenças mamárias são diagnosticadas pela primeira vez com biopsias por agulha. Durante a biopsia com agulha, o paciente recebe anestesia local. O paciente pode voltar para casa no mesmo dia após a biopsia. Ao contrário da crença popular, a biopsia por agulha não faz com que o tumor se espalhe para os tecidos vizinhos. O paciente recebe anestesia local durante a biopsia da agulha.
Biopsias com agulha
Quando achados suspeitos são detectados na mama, uma biopsia com agulha ou remoção cirúrgica é necessária para fazer um diagnóstico. Nos casos em que os achados suspeitos não podem ser detectados por exame manual, considera-se apropriado realizar biopsia com agulha na clínica radiológica sob a orientação de métodos de imagem. A duração do procedimento varia de acordo com os diferentes métodos e leva aproximadamente 2040 minutos. Os achados pós-procedimento são relatados como benignos, suspeitos (atípicos) ou malignos.
Como é que é implementado?
Antes da biopsia, a mama é anestesiada localmente e uma quantidade suficiente de amostra de tecido é retirada da área suspeita com a ajuda de diferentes agulhas. Se o câncer de mama for detectado como resultado da biopsia, a paciente ainda precisa ser submetida à cirurgia de mama. No entanto, o risco de detecção de câncer em mulheres com achados suspeitos nos métodos de imagem é de cerca de 10 a 40% em média. Em outras palavras, o câncer não é detectado na maioria dos pacientes. Se a biopsia com agulha revelar que a doença é benigna, o paciente será poupado de muitos procedimentos desnecessários. Por exemplo, o paciente não recebe anestesia desnecessária, não precisa de cirurgia e não é hospitalizado. As biopsias por agulha podem ser realizadas sob orientação de ultrassonografia, mamografia (método estereotáxico) ou RM. A ultrassonografia é preferida tanto para o paciente quanto para o médico, pois não contém radiação e a agulha pode ser monitorada continuamente na tela. A biopsia dos achados vistos apenas na mamografia é realizada com orientação estereotáxica da mamografia, enquanto a biopsia dos achados detectados somente na RM é realizada com orientação por ressonância magnética.
Biopsia por aspiração de agulha fina (FNAB) Em que casos é usado?
Este método é geralmente aplicado sob orientação norte-americana. É preferido para drenagem de cistos mamários e biopsia de linfonodos axilares. Além disso, massas muito pequenas ou massas localizadas profundamente na mama também podem ser biopsiadas dessa maneira. Como é realizada: Na biopsia com agulha fina, a área a ser biopsiada é primeiro anestesiada localmente com uma agulha e depois uma agulha fina é inserida na área suspeita. Uma seringa é então anexada à ponta da agulha e uma pequena quantidade de fluido é puxada através dela. Este fluido é espalhado em um vidro pelo patologista e examinado ao microscópio para detectar células suspeitas. O patologista geralmente está presente na sala de biopsia durante o procedimento e verifica se foram removidas células suficientes. Se o material não for suficiente para o diagnóstico, o procedimento pode ser repetido várias vezes.
Tru-cut biopsia (agulha de corte de biopsia)
Isto é feito com agulhas mais grossas (3-4 mm) e uma pistola de biopsia.
Como é que é aplicado?
Primeiro, a agulha é inserida na borda da massa; quando o botão da arma é pressionado, a agulha atira na massa, quebra um pequeno pedaço e volta. A agulha é removida do peito, o pedaço de tecido é colocado em uma solução e a agulha é colocada de volta no seio. Desta forma, várias amostras de tecido têm que ser retiradas de diferentes partes da massa. Estas peças são enviadas em solução para o laboratório de patologia e o diagnóstico é feito alguns dias depois. A biopsia tru-cut é um método de biopsia frequentemente preferido para o diagnóstico de massas mamárias. No entanto, só pode ser aplicado para o diagnóstico de massas que podem ser vistas na ultrassonografia.
Biopsia a vácuo
A biopsia a vácuo é usada para diagnosticar achados suspeitos de câncer de mama que geralmente são visíveis apenas na mamografia. Além das microcalcificações, a biopsia a vácuo pode ser usada para fazer a biopsia de todos os achados suspeitos que só podem ser vistos na mamografia e na ressonância magnética. Pequenas massas benignas podem ser completamente removidas sem cirurgia.
Como é que é implementado?
A biopsia a vácuo é realizada em uma mesa especial especialmente desenvolvida para este procedimento, chamada de ‘mesa de biopsia estereotáxica’, que tem uma abertura no meio para que o seio fique pendurado. A mesa está equipada com um tubo de raios-X e filmes angulados da área suspeita são tomados, semelhante a uma mamografia. Graças a estes filmes, as coordenadas tridimensionais da área suspeita são determinadas. O paciente fica deitado sem se mover. A biopsia é realizada pelo radiologista abaixo da tabela; o paciente não pode ver o procedimento e não sente nenhuma dor como a área da biopsia é anestesiada localmente. Após o procedimento, o paciente é mantido esperando por meia hora, durante o qual o gelo é aplicado externamente na área do procedimento. O paciente é aconselhado a descansar naquele dia após a biopsia.
• Uma biopsia a vácuo usa um dispositivo que aplica um vácuo contínuo e agulhas de biopsia estéreis espessas descartáveis.
• A agulha é inserida de acordo com coordenadas calculadas por um computador. • Durante o procedimento, a área suspeita é puxada para a agulha por aspiração contínua, enquanto várias amostras de tecido consecutivas são retiradas dela. • Com este método, é possível tomar muito mais amostras de tecido em cerca de meio minuto em comparação com outros métodos. • Portanto, a chance de um diagnóstico correto é muito aumentada (97-99%). • Qualquer sangramento que possa ocorrer pode ser aspirado. • Pode ser tolerado com bastante facilidade pelo paciente. • É mais caro do que outros métodos de biopsia.
O que tomar cuidado?
Embora o objetivo da biopsia a vácuo seja apenas fazer um diagnóstico, às vezes é possível remover toda a área suspeita. No entanto, se o câncer de mama for detectado como resultado da biopsia, a paciente ainda pode precisar ser submetida a cirurgia e a área pode precisar ser limpa mais extensivamente. Isso porque é possível que pequenos focos de câncer fiquem para trás, o que não pode ser visualizado em filme. Se a biopsia mostrar que a área suspeita foi completamente removida, um pequeno clipe de metal é colocado lá durante a operação para identificar o local do procedimento.
Biopsia guiada por MR
O exame de RM mamária é frequentemente usado para detectar outros focos na mama antes da cirurgia em mulheres com câncer de mama e para rastreamento em mulheres de alto risco. Em muitos casos, descobertas suspeitas que não podem ser mostradas por outros métodos de imagem podem ser detectadas. Até recentemente, as biopsias não podiam ser realizadas em massas que só poderiam ser visualizadas na RM em nosso país. Estes pacientes foram chamados para check-ups em intervalos frequentes e aguardavam com ansiedade ou foram submetidos a cirurgia desnecessária. De fato, o tratamento preventivo não podia ser realizado em mulheres com câncer de mama por causa de achados desconhecidos na mama e muitas mulheres tiveram que ter toda a sua mama removida.
Como é que é implementado?
Durante uma biopsia guiada por ressonância magnética, a paciente fica propensa como em todas as tomografias de ressonância magnética mamária. Com a ajuda de um computador, as coordenadas tridimensionais da área suspeita são determinadas e a biopsia por agulha ou marcação pré-operatória pode ser realizada na área detectada.
O que você deve saber sobre a biopsia da mama Que tipo de preparações são feitas antes da biopsia?
• O paciente deve informar ao médico quem fará a biopsia de todos os medicamentos que estiver tomando. Se forem usados anticoagulantes (como aspirina), eles podem precisar ser interrompidos alguns dias antes da biopsia.
• Em alguns casos, o especialista pode querer tirar uma amostra de sangue antes da biopsia para verificar se há algum problema com sangramento e coagulação.
• Roupas confortáveis devem ser usadas no dia da biopsia. Nenhum desodorante, pó ou creme deve ser aplicado na área do peito.
• O paciente não precisa estar com fome, é preferível que esteja ligeiramente cheio. Os resultados da biopsia geralmente estão prontos dentro de alguns dias.
Quanto tempo demora a chegar?
As biopsias IAB e Tru-cut (biopsia por agulha de corte) levam 15 a 20 minutos e o paciente pode retomar as atividades diárias. A biopsia a vácuo leva em média 30-40 minutos e após o procedimento, recomenda-se passar esse dia descansando, evitando atividades extenuantes e não levantando objetos pesados. Especialmente dentro de 5-7 dias após a biopsia a vácuo, pode haver sensibilidade e hematomas na área de remoção de tecido. Estes sintomas são parte do processo de cicatrização após o procedimento.
Possíveis riscos de biopsias com agulha Sangramento:
É raro e geralmente aparece como uma pequena contusão ou rigidez após o procedimento. Passa espontaneamente. O sangramento suficientemente grave para requerer intervenção é extremamente raro.
Infecção: A infecção geralmente não é vista, pois é trabalhada com agulhas descartáveis em um ambiente estéril.
Diagnóstico incorreto: A probabilidade de diagnóstico errado é extremamente baixa quando o local certo e quantidade suficiente de fragmentos são tomados. No entanto, os procedimentos devem ser realizados por médicos experientes e as peças devem ser examinadas por patologistas experientes. As pessoas que são encontradas com doenças benignas como resultado da biopsia devem ser chamadas para uma visita de acompanhamento após 6 meses e o crescimento das massas deve ser verificado.
Danos à pleura: Pode ser visto muito raramente em biopsias guiadas pelos EUA realizadas em massas muito profundamente localizadas. Geralmente resolve-se espontaneamente sem a necessidade de tratamento.
Falso Para descobrir se a massa na mama é cancerosa ou não, é absolutamente necessário fazer uma cirurgia sob anestesia geral. A maioria dos cânceres de mama pode ser diagnosticada com biopsias por agulha sob anestesia local sem a necessidade de cirurgia.