O que é uma dieta proteica? Lista de amostras e recomendações
O que é uma dieta proteica? Lista de amostras e recomendações Você pode ler nosso artigo para obter informações detalhadas sobre a dieta de proteínas, aprender o que você pode comer durante esta dieta e ver a lista de amostras.
Alimentos ricos em proteínas
A proteína, que tem um lugar em todas as dietas, tem um lugar maior em algumas dietas. Nestas dietas onde a ingestão de proteínas é alta, o consumo de carboidratos é naturalmente menor e o consumo de gordura é maior. Dieta proteica é uma dieta na qual fontes simples de carboidratos (chocolate, açúcar do chá, alimentos de farinha branca, doces, sobremesas, etc) que afetam negativamente o açúcar no sangue são completamente eliminadas e o consumo de carboidratos complexos (produtos integrais, frutas e legumes, leguminosas, etc.) e alimentos com alto teor de proteína (carne, frango, ovos, etc.) aumentam. Este tipo de dieta vem com vários nomes em certos períodos. Os tipos de dietas proteicas incluem a dieta Paleo, a dieta Atkins, a dieta Dukan, a dieta Optavia e a dieta cetogênica.
Atenção Dieters de proteína!
As mulheres devem ter uma ingestão diária média de proteína de 50 gramas e os homens 60 gramas. Enquanto 0,8-1 gramas de proteína por quilograma de peso é suficiente para indivíduos sedentários, essa proporção aumenta para 1,2-1,5 gramas por quilograma de peso em pessoas mais ativas que se exercitam. No entanto, esta proporção é ainda maior em uma dieta proteica. Por exemplo, está prevista uma ingestão de proteínas de 0,4-0,5 gramas por quilograma de peso para cada refeição por dia. O número de refeições é planeado como 4 refeições. No caso de uma dieta proteica, são observadas as seguintes alterações no organismo:
Os níveis de açúcar no sangue e insulina são mais facilmente controlados: com esta dieta, as pessoas não consomem carboidratos refinados (alimentos como açúcar do chá, doces, geleia, marmelada, pão branco, chocolate, bolo, que têm um índice glicêmico muito alto – o valor de elevar o açúcar no sangue – que é estritamente proibido, especialmente para aqueles com diabetes). Porque os alimentos com um índice glicémico elevado aumentam e reduzem muito rapidamente os níveis de açúcar no sangue. Isto leva a um aumento nos níveis de insulina. Como as dietas ricas em proteínas não incluem esses alimentos, os níveis de açúcar no sangue e insulina são mais controlados.
Melhoria nos valores de triglicérides no sangue: Em dietas com baixo teor de carboidratos e alto teor de proteína, consumo de carboidratos complexos (frutas, legumes, produtos integrais) aumenta à medida que as pessoas consomem nenhuma ou muito pouca fonte de carboidratos simples. Enquanto os carboidratos simples aumentam as gorduras do sangue, os carboidratos complexos reduzem o colesterol ruim e os triglicéridos.
Ajuda no controle de peso: carboidratos simples têm um alto índice glicêmico e causam menos saciedade, altas calorias e fome rápida. Isso desencadeia o ganho de peso. Além disso, alimentos com alto índice glicêmico contêm muito poucos nutrientes, o que significa que são calorias desperdiçadas. Alimentos com alto teor de proteína consumidos em uma dieta proteica mantêm você satisfeito por mais tempo, porque eles deixam o estômago mais tarde. Quando o período de fome é mais longo, a ingestão desnecessária de alimentos é reduzida. Como os alimentos ricos em proteínas são mais difíceis de digerir, a energia queimada pelo corpo aumenta. Mais perda de energia leva a mais perda de peso.
Existem efeitos colaterais de uma dieta proteica?
Quando as pessoas estão em uma dieta proteica (carne vermelha, quantidades excessivas de ovos, etc.), elas consomem grandes quantidades de gorduras animais. Isto leva a fígado gordo, um aumento nos triglicéridos e uma diminuição no colesterol bom. Aumenta o risco de doenças cardíacas. A ingestão de proteínas durante a dieta Ppromtein pode prejudicar a função renal. Este é um risco muito maior, especialmente em pacientes renais potenciais. A carga sobre os rins aumenta. Isso pode levar a cálculos renais ou diminuição da função renal, aumento dos níveis de uréia e ácido úrico no sangue. Pode levar à gota. Você sabe que o alto consumo de proteína pode aumentar a taxa de perda de peso em até 2 vezes? Por esta razão, as pessoas podem querer continuar essa dieta incontrolavelmente por um longo período (mais de 3 meses) para ver mais perda de peso, mas isso pode causar problemas. Um dos maiores erros cometidos durante a dieta proteica é que as pessoas cortam completamente todas as fontes de carboidratos, incluindo as complexas, e nem sequer consomem frutas e vegetais, e portanto não comem fibras, para perder mais peso nesse processo. Esta dieta livre de fibras e rica em proteínas também causa constipação e aumenta o risco de câncer de cólon. Se os carboidratos são restritos em excesso em uma dieta proteica de longo prazo, deficiências de vitaminas e minerais podem ocorrer. Quando a ingestão de carboidratos é cortada, o corpo queima mais gordura para combustível. Isso causa cetose. Devido ao acúmulo de corpos cetónicos no sangue, o mau hálito, dor de cabeça, náuseas e problemas de sono podem ocorrer.
Para quem a dieta proteica é inadequada?
Podemos listar as pessoas que não podem fazer uma dieta de proteína da seguinte forma…
• Cardiopatas • Pacientes renais • Crianças em idade de desenvolvimento • Mulheres grávidas e lactantes sem supervisão médica/ nutricionista • Diabéticos com diabetes não controlada • Aqueles com problemas de saúde crônicos.
Sob a supervisão de um nutricionista, um efeito positivo pode ser obtido a partir de uma dieta rica em carboidratos e proteínas no curto período prescrito pelo nutricionista com uma dieta planejada de acordo com o indivíduo. No entanto, é importante que seja o mais curto prazo e a quantidade de polpa não deve ser ignorada. O açúcar refinado deve ser cortado durante uma dieta proteica. No entanto, produtos integrais ricos em fibras e nutrientes, vegetais e consumo limitado de frutas não devem ser negligenciados.
Amostra de proteína Diet List Café da manhã:
• Omelete feito de 2 claras de ovos e 1 gema com queijo coalhado (90 g) e aveia (50 g) • Abundância de verduras • 10 azeitonas • 1 xícara de café com leite magro
Meio-dia:
• 200 g de salmão com espargos e salada de lentilha com muitos vegetais • 60 g de massa integral
Refeição intermédia:
• 250 ml de iogurte magro • 1 porção de fruta • 3 nozes inteiras
Vespertino
• 200 gr de frango grelhado (magro) • Brócolis cozidos no vapor, couve de bruxelas • 60 g salada de quinoa