O que você precisa saber sobre reumatismo
O que você precisa saber sobre reumatismo O reumatismo é um problema de saúde que afeta as articulações, tecido conjuntivo, ossos ou músculos, causando dor, inchaço, deformidade e limitação do movimento.
É possível prevenir o reumatismo?
Você já pensou que a dor que sente pode estar relacionada às suas articulações? A causa da sua dor, que normalmente atribui à fadiga, pode ser causada por uma condição grave. É útil consultar um especialista para isso. Uma das causas subjacentes de tais distúrbios é o reumatismo. O reumatismo é um problema de saúde que afeta as articulações, tecido conjuntivo, ossos ou músculos, causando dor, inchaço, deformidade e limitação do movimento. Na verdade, o reumatismo inclui doenças que podem afetar muitos órgãos e sistemas além das articulações, tecido conjuntivo e músculos. Perguntas curiosas e respostas sobre reumatismo são as seguintes…
Qual é a prevalência de reumatismo em homens e mulheres?
Os distúrbios reumáticos são geralmente mais comuns em mulheres. O lúpus e a síndrome de Sjogren são 9 vezes mais comuns em mulheres do que em homens. A artrite reumatóide é 2,5 a 3 vezes mais comum em mulheres. Algumas doenças, como espondilite anquilosante e gota, são mais comuns nos homens.
O reumatismo é genético?
A história familiar é importante na maioria das doenças reumáticas. Na osteoartrite (doença reumática não inflamatória), especialmente na osteoartrite da mão, há uma predisposição familiar. Em doenças auto-imunes, como artrite reumatóide (reumatismo inflamatório) e lúpus, a predisposição familiar é importante em menor grau. Uma em cada cinco pessoas com espondilite anquilosante tem um parente de primeiro grau com uma condição semelhante. No envolvimento articular relacionado à psoríase, essa taxa é de um terço. Mesmo parentes de segundo grau podem ter psoríase.
O excesso de peso é a causa do reumatismo?
O excesso de peso aumenta a carga nas articulações e aumenta o risco de desenvolver
osteoartrite, especialmente nos joelhos e na parte inferior das costas.
O estresse afeta o reumatismo?
O estresse facilita o aparecimento de muitos distúrbios reumáticos. Por exemplo, na fibromialgia, um reumatismo não inflamatório dos tecidos moles, a pessoa pode experimentar estresse intenso e ansiedade e depressão relacionadas. Em doenças reumáticas autoimunes, o estresse em indivíduos geneticamente predispostos afeta o sistema imunológico e facilita o surgimento da doença. Como a maioria das doenças reumáticas é crônica, a própria doença causa estresse e afeta a adesão ao tratamento. Por esta razão, o apoio psicológico é muitas vezes necessário.
É deficiência de vitamina?
A deficiência de vitamina não causa reumatismo, exceto a deficiência de vitamina D e osteoporose relacionada. No entanto, as pessoas com reumatismo devem ser suplementadas com cálcio e vitamina D para prevenir a osteoporose devido ao uso de esteróides. A deficiência de ácido fólico pode se desenvolver em pessoas que tomam metotrexato e deve ser apoiada. Em algumas pessoas, a deficiência de vitamina B12 chamada anemia perniciosa pode acompanhar. Neste caso, o tratamento apropriado deve ser aplicado. Óleo de peixe; Uma dieta rica em ácidos graxos ômega-3 é benéfica para pessoas com lúpus. Neste contexto, alguns produtos fitoterápicos vendidos para fortalecer o sistema imunológico não devem ser usados, pois causam exacerbação de distúrbios autoimunes.O que você precisa saber sobre reumatismo
O exercício é útil?
Como a causa de muitas doenças reumáticas é desconhecida, a prevenção não é fácil. No entanto, para a osteoartrite reumática não inflamatória, você pode evitar o ganho de peso em excesso, fortalecer os músculos da perna, pescoço, costas e cintura e manter a amplitude de movimento da articulação; ciclismo, exercícios de alongamento semelhantes ao pilates, natação e caminhada. Para prevenir a osteoporose, você pode comer uma dieta rica em cálcio, complementar com vitamina D e cálcio, se necessário, e fazer exercícios como caminhar. Fumar também facilita o desenvolvimento de reumatismo. Portanto, se você fuma, diga adeus aos cigarros. Para evitar a gota, é importante seguir uma dieta adequada, perder peso em excesso e regular a pressão arterial e o açúcar no sangue.







