O tabagismo é a principal causa de câncer de pulmão
O tabagismo é a principal causa de câncer de pulmão Entre as razões para o aumento da incidência de câncer de pulmão estão o tabagismo, a poluição ambiental e os carcinógenos no ar.
Estes sintomas podem ser um sinal de câncer de pulmão
O cancro do pulmão, cuja incidência está a aumentar de forma notável, ameaça a vida de muitas pessoas. Quando o câncer de pulmão é diagnosticado precocemente, a taxa de sucesso do tratamento completo chega a 85-90%. No entanto, devido ao fato de que os sintomas são ignorados pelo paciente e o curso insidioso da doença, o câncer de pulmão é geralmente reconhecido em estágios avançados. Por esta razão, especialmente os fumantes e pessoas com mais de 50 anos devem participar de programas anuais de triagem pulmonar para diagnóstico precoce, e em casos como tosse persistente e sangue no escarro, eles devem consultar um médico sem perder tempo.
O câncer de pulmão é mais comum em homens
O câncer de pulmão é responsável por 12,9% de todos os cânceres do mundo. O número de novos casos gira em torno de 1,8 milhão anualmente. Estima-se que 30 a 40 mil pessoas serão diagnosticadas recentemente em nosso país todos os anos. Em mortes relacionadas ao câncer, um em cada 5 pacientes com câncer morre devido a câncer de pulmão. A incidência do câncer de pulmão ocupa o primeiro lugar entre todos os cânceres em homens e no top 5 nas mulheres. Enquanto a incidência de câncer de pulmão nas mulheres em nosso país é de 10 por 100.000, esse número sobe para 75 nos homens. A razão para isso é o alto índice de tabagismo nos homens, trabalhando mais em empregos industriais e estresse.
Fumar é a maior causa de câncer de pulmão
O tabagismo é responsável por 90% da formação de câncer de pulmão. Além disso, os fatores que causam o câncer de pulmão incluem gás radônio no solo, amianto, exposição a outros produtos químicos, altos níveis de poluição do ar, altos níveis de arsênio na água potável e radioterapia prévia ao pulmão. As pessoas expostas a todos esses fatores e aquelas com histórico familiar de câncer estão em risco.
Se você tem tosse e fraqueza, cuidado!
O diagnóstico precoce é muito importante no câncer de pulmão. A tosse teimosa e a fadiga, que estão entre os primeiros sintomas do câncer de pulmão, infelizmente são notadas pelos pacientes, mas são ignoradas, pensando que é devido a outras causas. Especialmente os fumantes pensam que é devido ao tabagismo e ignoram. Portanto, o paciente é geralmente diagnosticado após uma radiografia de tórax feita por outro motivo. No entanto, como em todas as doenças, o diagnóstico precoce é de grande importância nos cânceres de pulmão. Porque graças ao diagnóstico precoce, o tratamento completo pode ser alcançado através da cirurgia.
Rastreio recomendado uma vez por ano
Em métodos diagnósticos, a tomografia pulmonar de baixa dose é 20 por cento mais bem sucedida do que todos os outros métodos em pessoas que fumaram 1 maço de cigarros por 30 anos ou 2 maços por 15 anos, ou em pessoas com idade entre 55 e 75 anos que pararam de fumar nos últimos 15 anos. O tabagismo é a
A taxa de sucesso no diagnóstico precoce do câncer de pulmão é de 90%!
No tratamento do câncer de pulmão, o tipo celular, estágio e condição clínica do paciente são de grande importância. Há quatro estágios da doença e subgrupos desses estágios. Cada paciente, incluindo o grupo que chamamos de estágio III-A, tem uma chance de cirurgia. Os pacientes que se submetem à cirurgia têm as taxas de sobrevivência as mais altas. Na fase inicial chamada de estágio I, a taxa de sucesso com o tratamento é de cerca de 85-90%. Além disso, no âmbito de novos métodos de tratamento, drogas que visam mudanças genéticas em células de tecido cancerígenas estão sendo desenvolvidas e usadas hoje.
A maneira mais eficaz de prevenir o câncer de pulmão
A causa mais importante do câncer de pulmão, que é uma doença evitável, é o uso de tabaco e produtos do tabaco. Por esta razão, a prevenção de começar a fumar e parar de fumar é o fator mais importante na prevenção da doença. Além disso, recomenda-se que exames como radiografia de tórax ou tomografia computadorizada, que causam exposição à radiação, não sejam realizados a menos que seja absolutamente necessário. Prevenir a exposição ao amianto, radônio e gases nocivos e produtos químicos, e usar máscaras respiratórias de proteção profissional para pessoas que têm fibras de amianto em seu ar
respiratório pode reduzir o risco de câncer. O tabagismo é a
Estes sintomas podem ser um sinal de câncer de pulmão
Em pacientes diagnosticados com câncer de pulmão, os sintomas variam dependendo da localização do tumor no pulmão, seu tamanho, o local de propagação e o grau de disseminação. Sintomas devido à propagação intra-torácica do tumor:
• Tosse intensa e persistente • Dor no peito, ombro e costas • Mudança na quantidade e cor do escarro • Escarro sangrento e tosse com sangue • Falta de ar • Rouquidão • Distúrbio de deglutição • Inchaço no pescoço e rosto • Pálpebra caída • Sibilos • Episódios recorrentes de bronquite ou pneumonia
Sintomas devidos à propagação extra-torácica do tumor (fígado, gânglios linfáticos, cérebro, glândulas suprarrenais, etc.):
• Dor de cabeça, • Náuseas, vômitos • Perturbação do equilíbrio, desmaio, perda de memória • Inchaço subcutâneo • Dor óssea ou articular, fraturas ósseas • Fraqueza geral • Hemorragia, distúrbios de coagulação • Perda de apetite, perda de peso inexplicável • Caquexia (perda de músculo) • Fadiga